Full Vídeo: Saab JAS 39 Gripen NG

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1mRmIV0″ standard=”http://www.youtube.com/v/fmnB-2eHoAs?fs=1″ vars=”ytid=fmnB-2eHoAs&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3578″ /]

 

19 Comentários

  1. Sob medida para o Brasil… pequeno, ágil, barato, possível de ser produzido em grandes quantidades! Se aprendermos a fazer pequeno, mas muito, muito bem feito… certamente poderemos fazer maior, e com qualidade.

    Só pra lembrar, vi no Baixaki/Magacurioso que o Bill Gates afirmou que a criatura mais letal do planeta é o mosquito… logo, respeitem os pequenos. Acho que vírus e bactérias podem se classificar como extremamente letais também!

  2. Esse é o vídeo que mais gosto do Gripen! Óbvio que é uma “animação/dramatização” propagandista do bicho… mas mostra bem o que uma boa equipe pode fazer, mesmo com ferramentas modestas.

    E eu vi na prático, no meu tempo na ativa, que essa é a nossa especialidade… simplesmente porque não temos outra opção!

    Abraço, galera!

  3. Off Topic: um vídeo genérico bacana! no AXALP basicamente o que se tem é um show aéreo em campo aberto, onde as pessoas acampam em locais privilegiados para assistir as passagens de apresentação dos caças em baixa altitude. Vale à pena assistir!

    http://bit.ly/QAUCCy

  4. Esquecem-se de observar uma coisa,é possivel multi-configura-lo e rapido o que o torna letal em um ambiente de operações.

    • Sempre a mesma ladainha e o mesmo disco arranhado e empenado n[e Stadeu.
      A cerimonia de assinatura do contrato de compromisso entre os ministros da defesa de Brasil e Suecia foi na verdade um tratado de compromisso n’ao so para o repasse na integra de toda tecnologia,codigos fontes e sensiveis mas tambem um compromisso mutuo com a garantia do segredo.
      Resumindo.Os Suecos est’ao fazendo conosco o que os Franceses prometiam fazer no final e que n’ao fariam,nos repassando tudinho de pronto.
      Esse acordo Brasil-Suecia [e verdadeiramente um acordo estrategico de defesa que inclui outros intens tambem na area naval,aeroespacial e misseis.Lugar que outrora foi da Fran;a mas que a Suecia demonstra e prova a cada dia ser seria.

  5. O Gripen não é um caça ruim, mas no formato Brasil vai precisar ter todo um aporte logístico para funcionar de forma eficiente, e isso, também associado a uma quantidade razoável, não meros 36, pois ele fica devendo na autonomia, e contar com REVO não é razoável, então precisaremos de uma quantidade modesta em torno de pelo menos uns 180 (e isso no mínimo do mínimo, haja visto a imensidão de nosso território) espalhados de forma estratégica pelo nosso país.

    • Penso da mesma forma.

      Mas o Saito, durante sua última declaração frente a Comissão de Relações Exteriores do Senado, disse que o Gripen que virá para o Brasil terá modificações no posicionamento do trem de pouso, sendo deslocado mais para dentro da asa e abrindo espaço para mais combustível.

      Até aí talvez se minimize o problema da perna curta, porém mais combustível, com mesma potência no motor, em célula do mesmo tamanho significa menor capacidade de transporte de armas/equipamentos.

      Vamos ver como vai ficar esse arranjo.

    • Ele ainda nem foi fabricado e ja esta sendo considerado o mais moderno e avan;ado de sua categoria.
      Existe projeto naval e bi-turbina.
      [E um projeto flexivel tanto para integracoes (to usando um live-cd do Kubuntu por isso falta cedilha e til) quanto para multi-configura;coes.
      Dentro de nossa assimetria por sua rusticidade,facilidade de pouso e decolagem,rapida manuten;’ao e troca de armamentos com multiplas combinacoes de configuracoes torna-se letal.
      Foi testado e aprovado por nossos pilotos e apontado tanto operacionalmente quanto industrialmente o melhor pacote.
      Esse aviao nas maos de nossos pilotos surpreenderao o mundo e calarao muita gente.
      Mas aguardem outubro teremos novidades tanto em defesas aereas,aeroespacial e possivelvemente consecao ou mesmo joint ventures de avioes Russos.

      • Maluquinho, não tenho duvidas de que este caça será bom para nosso país, mas será vital a entrada de novo recursos para ampará-lo, pois é um caça com certas desvantagens perante seus oponentes, principalmente nos quesitos autonomia, capcacidade de carga, mas se tivermos uma quantidade boa espalhada pelos estados da nação, munidos de sistemas de vigilância em prontidão, teremos um vetor respeitável, mas ainda estamos longe disso, temos muitos passos a dar nessa direção. Como disse um colega meu da manutenção do sistema Astro, ” nossos radares só acompanham um urubú, e só.”
        Sds

      • Ja tem proketo bi-turbina.Um caça maior,com maior autonomia e maior integração de armamentos meu caro.
        É um projeto comprado com o dinheiro do contribuinte que o governo federal disponibiliaza a industria privada por não termos industria estatal no segmento.
        Então tudo vai depender da vontade industrial nos investimentos e nas criações.Não tenho conhecimento mas acho que a FAB entra como societaria nesse projeto tambem assim como o EB entra em outros.
        Então dependera tambem do que as forças armadas exigirão pois o primeiro e maior cliente somos nós mesmos.
        Varias empresas entrarão nesse projeto mas eu gostaria de ver um projeto de conseção do YAK130 sendo feito pela AVIBRAS e ate mesmo do MIG35.

  6. http://bit.ly/1sq9xvu Saito sobre o Gripen: ‘O raio de ação é igual ao dos outros dois’

    http://bit.ly/1sq9Ned Gripen NG: a decisão pela autonomia tecnológica e estratégica

    http://bit.ly/1sqgfBL Gráfico muito, muito bom sobre a autonomia do Gripen NG.

    http://bit.ly/1sq9Wyc
    Caça sueco é versátil, mas tem menos capacidade ofensiva
    206

    A confirmação desta capacidade ocorre após mais de 40 missões de teste.
    Isto implica que o caça Gripen pode não apenas voar a uma velocidade superior à do som sem utilização de pós-combustão em condições especificas ou pontuais, mas que consegue utilizar aquela característica de forma sustentada..

    A capacidade de uma aeronave voar a uma velocidade superior à do som, sem a utilização de pós-combustão[1] é desde há algum tempo considerada como um argumento de vendas muito válido, pois permite um aumento considerável da sua autonomia e do seu raio de acção operacional. http://bit.ly/1sqd50Q

    Perfeito para nós, que mal investimos em nossas forças armadas, e que evitamos conflitos que CLARAMENTE deveríamos enfrentar, como o calote da usina de gás.

    Sim, poderíamos e gostaríamos de ter um caça melhor, maior e muito muito mais capaz mesmo… mas isso aqui não é EUA nem Rússia, nem aqueles paísesinhos superbemadministrados por aí, fazendo muito mais com muito menos.

    É óbvio que 36 caças para compor a Aeronáutica de um país como o Brasil é ridículo. Isso seria, na minha opinião, só o necessário para a defesa da capital, divididos em 3 bases, em ângulo de 120º, entre 80 e 240 milhas da mesma! (Menos que isso, defesa com mísseis SAM de médio alcance!)

    Diante das nossa magnânima classe governante, acho que se conseguíssemos ao menos uns 80 depois desse lote inicial, já estaria muito bom, não só por nós mesmos, mas também pela nossa posição geopolítica na América do Sul!

    A partir daqui, deste ponto, eu gostaria de ver investimentos nos Sukhoi para os céus do Brasil, tanto caças como bombardeiros. E se formos realizar um projeto de substituição do Gripen, para atuar junto com os avançadíssimos Sukhoi Pak FA, seria o Gripen/Harpia

    http://bit.ly/1sqfpFf (Porra, pet… pensei que tinha tirado o site do ar!… não faça isso!) 🙂

    http://bit.ly/1sqfB7e Plano Brasil 3D: Projeto Harpia

    http://bit.ly/1sqgyfY Configurações do “Harpia”

    http://bit.ly/1sqfJ6O Só pra deixar claro… TUCANO não é nome de ave de rapina… e nó temos várias, mesmo pequenas! 🙁 Quem foi o idiota que deu esse nome!??

    Mas 36 é um começo. E muito bom. Serão caças no estado de arte, não as famosas compras de prateleira, de material ultrapassado (“testado em combate” dizem eles…)! 🙂 (aquele mesmo papo furado, não é usado, é seminovo!) 🙂

    E se não pudermos construir o caça depois de participar da construção de 36 unidades, desenvolvendo aqui nossas soluções para o que faltar, então merecemos realmente o título de “trouxas do mundo civilizado”!

    Ou, como bem sabemos “O Eterno Gigante Deitado em Berço Esplêndido”… e um dia vão nos tomar o berço… “Gigante deitado, POR TANTO TEMPO, não é “sniper”, é moribundo, ou defunto mesmo! 🙁

    É isso aí… meu ponto de vista é esse! Espero que o pessoal poste outros… e a gente aprenda um pouco mais. Aguardo!

    Abraço, galera!

    • Com uma so turbina melhorada do mesmo fabricante das turbinas do F18 que usa duas ele tem uma performance superior mais manobrabilidade e as tecnologias embarcadas são hi-tech consideradas como as mais avançadas.
      Vejo nesse proketo o fim dos A1 e com uma versão maior e bi-turbina e uma naval,caças perfeitamentes integrados as necessidades e assimetria do BRASIL.
      Com pouso para reabastecimento e rearmamento que por sinal é rapidissimo comparado com outros vetores é possivel reconfigura-lo segundo as necessidades assimetricas do momento.
      Esse caça sera o inferno de aventureiros e seus vetores maiores num combate hipotetico sobre a zona central e a amazonica no Brasil.

Comentários não permitidos.