Alemanha pede segunda reunião em Genebra sobre a Ucrânia

Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank -Walter Steinmeier

Michelle Martin

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank -Walter Steinmeier, pediu neste domingo uma segunda conferência internacional para pôr fim à crise na Ucrânia.

Ele disse que fez a proposta em conversas telefônicas no domingo, com a chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, o secretária de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, e com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

“Em muitas discussões que tive nas últimas horas, eu tenho feito campanha … para realizar uma segunda reunião em Genebra”, disse à televisão ARD, de acordo com um texto de uma entrevista que vai ao ar mais tarde.

Ele disse que o objetivo de tal reunião seria “finalmente fazer acordos claros sobre como nós podemos colocar um fim a este conflito e mover-nos gradualmente em direção a uma solução política”.

“Qualquer outra coisa seria irresponsável porque isso só significa que há mais vítimas”, acrescentou.

Em 17 de abril, Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e União Europeia fecharam um acordo em Genebra que delineou medidas para atenuar a crise, incluindo o desarmamento dos militantes e um diálogo nacional sobre a reforma constitucional. A OSCE é encarregada de supervisionar a implementação do acordo.

Moscou e Kiev se acusam mutuamente de minar o negócio.

Neste domingo, um vice-chanceler russo disse que “nos próximos dias” haverá novos esforços não especificados para que o governo ucraniano abra um “diálogo” com os rebeldes.

 

Fonte: REUTERS

14 Comentários

  1. A verdade é que quem manda na Alemanha a classe industrial e que tambem influencia na CE esta precionando o governo Alemão e é terminantemente contra as sanções que querem impor a Russia.
    Toda a area industrial e financeira Europeia não quer saber de conflitos e em vacas magras o que eles vem conquistando vale mais que as paranoias de alguns chefes de Estado e seus capaxismos aos EUA.
    Basta que Washington determine a eles sanções que venham realmente abalarem a Russia para o racha ser inevitavel.
    O que me surpreende é a ignorancia diplomatica e militar Americana que ainda pensa que dá ordens no mundo e que todos aceitam suas imposições na marra.

    • Creio que alguns diplomatas norte-americanos, ultraconservadores, acham que vivem num mundo pós queda do Muro de Berlin. Coitados…

      Alguém por favor expliquem para esses, que o mundo não é mais o mesmo?

      • Leandro, os ultraconservadores estao divididos. Os neoconservadores, em sua maioria judeus sionistas, antigos liberais uns, outros antigos trotskistas viracasacos, sao os que estao controlado a politica externa norte americana desde a administracao de Clinton. Mas muitos dos ultraconservadores e outros extremistas da direita, sao contra a politica agressiva dos neoconservadores. Paul Craig Roberts e apenas um deles. Ha muitos, principalmente entre aqueles que seguem a escola austriaca de economia politica de Von Mises e outros chamados Libertarios que corretamente ao meu ver, ve a razao fundamental para o declinioo economico dos EUA, o alto gasto com despesas militar, a socializacao dos prejuizos que os bancos sofreram por causa de suas atividades de especulacao e a impressao/digitacao de dolares para salvar esses bancos da bancarrota.

      • Então é pior do que eu imaginava!

        Eu pensava que era somente os ultraconservadores, mas vejo que esses, felizmente, estão divididos (estão tomando “vergonha na cara”).

      • E pior que voce imagina. A extrema esquerda tambem esta dividida. Fui militante de um grupo radical de extrema esquerda na Inglaterra por mais de 10 anos, Workers Revolutionary Party, que quebrou em varias faccoes em meados da decada 1980 em pelo menos 4 correntes, duas responsabilizam Russia pela crise e duas diz que os EUA sao os responsaveis. A maioria dos grupos que surgiram do estalinismo, apoiam Putin, mas alguns grupo dizem que Putin esta causando essa crise. Ver a crise como se Russia fosse a Uniao Sovietica, um pais anomalo, nem socialista nem capitalista, enquanto Russia e um pais inteiramente cpitalista, corrupto, na verdade mas capitalista, enfim ver esta crise b o prisma da Guerra Fria que existia antes de 1990 nao permite entender como e que gente anticomunista radical, como Paiul Craig Roberts, pessoas que escrevem para sites de estrema direita como o Veterans Today, Zero Hedge, Alex Jones, Gerald Celente, Jim Willies e outros defendem posicao com a qual eu compartilho, e o meu background e extremas esquerda. Nao milito mais, mas intelectualmente sou marxista. Por outro lado existem grupos de esquerda, de extrema esquerda, que defendem posicao nesta crise que nao difere da posicsao de gente como o Blue Eyes, e o Tireless.Vivemos numa epoca de caos e confusao.

      • Ai vc acordou, né JOJO… Paul Craig é somente um tipo PHA da América, um falastrão que não convence ninguém dentro dos EUA… quer dizer então que o obamis é conservador… rsrsrsrssrs… por favor, meu caro… ele é somente boneco de ventríloquo de Mr. Soros que, de conservador não tem nem um fio de cabelo… obamis é mafioso, ligado aos cartéis de Chicago… ele segue a mesma linha do democrata Clinton que todos sabemos, bebe na fonte de finanças de Wall Street, que, até onde eu saiba, pouca ou nenhuma ligação tem com conservadores… eles dominam os chamados progressistas de Manhattan, gente que está mais para socialistas do que para qualquer outra coisa… detestam tudo que seja ligado ao conservadorismo ou a instituições que não tratem diretamente de DINHEIRO… é disso que esse pessoal gosta e pensa o tempo todo… são extremamente voláteis em questões éticas e morais… são eles que fundiram a frase “TIME IS MONEY”… saudações…

      • JOJO, estamos vivendo é um momento de transição na história.

        Se por um lado, estamos tendo crises de representatividade, por outro estamos mudando pesamentos políticos há anos consolidados.

        O que vai surgir daí? Não sei, só espero que não seja coisa ruim.

      • Onde disse que Nego Obama e conservador? E pau mandado, sem persolalidade, Uncle Tom. Seu mestre guru, sim e conservador, anti comunista, anti russo e anti semita, pro-Greater Poland. Refiro-me a Zbigniev Brzezinsky, que ja em 1977 escreveu o artigo Geostrategy for Eurasia, onde diz que Russia deve ser dividida em 3 paises. Conservador da linha de Brzezinsky se opoe aos neoconservadores, cuja maioria de seus membros sao judeus, uns antigos lierais, outros antigos trotskystas, que se tornaram republic anos na decada 1970 porque perceberam que a maioria dos liberais e esquerdistas sao anti sionistas, e eles sao acima de tudos sionistas. sempre foram. Na administracao de Obama os dois grupos se convivem, nao posso saber se lutam entre si. Quanto a Paul Craig Roberts, ele e white supremacista, contra leis que favorecem os descendentes de africanos, as leis de quota por exemplo, onde um ccerto numeros de afro-norteamericano tem vaga garantida nas universidades, escreve para sites que expoes doutrinas de cristao fundamentalistas, anti comunista ferrenho, pro-Pinochet, escreveu livros defendendo a politica economicas de Pinochet, escreve para sites que sao contrai umigracao de gente que nao sao nordicos para os EUA. Enfim, o homem nos EUA e considerado republicano conservador tradicional. Ele e contra os neo conservadores, por duas razoes. Primeiro ele ve os neo conservadores como agentes de Israel dentro dos EUA; Segundo os neo comnservadores sao favoraveis ao Estado do Bem Estar Social, isto e nao perderam de todo seus passado social democrata, uma anatema para gente que ecreveu a politica economia do presidente Reagan.Mas leio seus escritos sim.

  2. É interessante notar que nenhum país quer levar as discussões sobre a Ucrânia para a ONU, onde seria o palco natural para este tipo de conversações e acordos.

    Aliás, não vi nenhuma matéria apresentando algum tipo de declaração Ban Ki-moon. Nada. É como se ele não existisse.

    Nos tempos do Kofi Annan, por pior que fossem as condições por causa das guerras no Afeganistão e no Iraque, mesmo perdendo alguns debates ele ainda conseguia manter alguma relevância sobre a ONU. Tanto foi bem sucedido que, mesmo depois de ser “retirado” da ONU, ainda era solicitado para mediar questões importantes como foi o caso da Síria onde conseguiu construir um acordo entre oposição e o governo de Bashar Al Assad, que depois foi detonado pela ação de EUA e seus afiliados.

    O que é a ONU agora? Pra que vale juntar mais de 200 países para resolverem justamente questões como essa da Ucrânia, se quando os conflitos envolvem as potências militares/econômicas, ela simplesmente não age?

    Pra que serve o Ban Ki-moon?

    Melhor fechar aquele prédio e instalar um museu.

  3. Na realidade a ONU foi criada para impor sanções contra pequenos e eu não vejo pequenos nesta citução,dois pesos e duas medidas,os fortes ditam as regras para os mais fracos,que ficam sem ação e obedecem mas o que fazer quando um forte diz a outro o que fazer e ouve a resposta se eu não fizer o que tu vai fazer,ou vem me obrigar a fazer.

    • Ja passou mais do que da hora de uma nova ordem mundial de nações com todos os Estados com mesmos direitos e o voto da maioria sendo decisão.
      A quase dois meses Putin em um evento declarou intenção de fortalecer militarmente os parceiros BRICS.O que vemos é que o grupo caminha para uma integração mais profunda.
      Ate um tempo atraz India e Brasil mostravam de forma independente seus posiconamentos sincronizados mas na verdade era uma sequencia de estrategia.India e Brasil reivindicavam,Russia e China observavam e moderavam.
      O proprio Paquistão ja a tempos passou por traz das cortinas para o lado da China.As diferenças entre India e Paquistão podem se resolverem em posicionamentos diplomaticos e estrategicos,trata-se do mesmo povo que dividiu-se por diferenças religiosas.As diferenças entre India e China podem serem moderadas pela Russia.
      Os BRICS flétam com a Indonésia que ja esta num processo de adesão ao grupo e é importante não so por ser emergente mas acima de tudo a maior nação Islamica do mundo e influencia entre Arabes.
      O que vejo é toda uma estrategia do grupo não somente em banco comum e moeda unica mas na formação de uma nova ordem mundial com regras diferentes.
      A crise economica Europeia não existe forma a curto prazo e creio que para a maioria de Estados nem no medio prazo.
      O que veremos é uma sequencia de desaprovações,insatisfações,que precionara governos.
      A Alemanha não aceita mais viver praticamente como que estivesse pagando divida de guerra e ainda carregando as demais as costas.A Alemanha e a Turqui ja flértam por traz das cortinas com a China ja a algum tempo.
      Resumindo.Se a Alemanha num futuro proximo junto com a Turquia entrarem nos BRICS não sera surpresa nenhuma pra mim.
      No fim de tudo quem vai ficar mal é a França que assumiu o papel que era da UK que agora fica ao largo esperando o que vai dar para escolher o mais conveniente.
      Volto a afirma.Essa guerra sera decidida sem um unico disparo ou os EUA farão como o Escorpião cercado de fogo enfiando o proprio ferrão as costas.
      A soberba dos EUA e de Israel lhes impediram de negociarem de modo a terem menos perdas.
      Um dia voces lembrarão de minhas palavras.

  4. Essa situação caótica vai perdurá até junho/julho de 2014, aí os Russos vão sentar-se à mesa p negociarem um status p os Russos do leste de Kiev.O sr.Putin está esperando os acontecimentos se agravarem p intervirem e mostrar ao mundo os resultados dos referendos.Quem viver verá.Sds.

    • Giancarlos voce disse junho/julho de 2014?. Eu nao quis citar essa data, porque o que ouvi, li a respeito, eu nao quis divulgar, porque fiquei como Sao Tome, Queria esperar para ver se iria mesmo acontecer. Jim Willies do Jackass, baseando segundo ele em informacoes obtidas de um de seus contactos, cujo nome ele nao revela, diz que junho/julho 2014 sera quando China e Russia vao anunciar o plano petrol-yuan, China so vai comprar petroleo de quem aceitar pagamento em yuan, Russia vendera gaz pago em rublos ou Yuan. Um orgao que substituiria o Fundo Monetario Internacional, um Novo Banco Mundial, onde o ouro aparecera como moeda fundamental. Arabia Saudista colocara o preco de seu petroleo em yuan ao lado do dollar, do rublo e do ouro. Quer mais barulho do que isto? Como disse estou como Sao Tome, quero ver para crer!

Comentários não permitidos.