Para general, Alemão é mais violento e complexo que Haiti em 2007

Militar que deixa comando da Força de Pacificação viu ações hostis dispararem desde fevereiro, com 136 tiros contra a tropa, após aumento de patrulhas em becos

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro

Foto: Marcelo Piu/ Agência O Globo Ampliar

Segundo o general Tomás, ataques à tropa têm sido frequentes no Alemão

O general Tomás Miguel Miné Paiva Ribeiro, que deixa nesta segunda-feira (9) a função de comandante da Força de Pacificação do Exército nos Complexos do Alemão e da Penha, afirmou ao iG que a missão no Rio é muito mais difícil e violenta que a que a Missão de Paz no Haiti em que atuou como subcomandante do Batalhão Brasileiro (Brabatt), em 2007.

Assume a função o general Carlos Sarmento, da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Rio, último contingente militar na área, antes de a Polícia Militar implantar as UPPs na região. Sarmento já comandou a Força de Pacificação, em 2011.

Leia também: Tráfico ainda existe e ataques ao Exército no Alemão são frequentes, admite general

O general Tomás esteve no Haiti entre maio e outubro de 2007, período imediatamente posterior à “pacificação” real de Cité Soleil, a mais perigosa favela da capital Porto Príncipe, antes dominadas por gangues. A Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti) começara lá em junho de 2004. A última ação de massa na região, em Bois Neuf, foi uma operação com 600 militares dos países da Minustah e ocorreu sem tiros, em 28 de fevereiro. General Tomás esteva lá ainda como coronel e observador, preparando-se para assumir o posto.

Leia também: Exército usa vídeos contra tráfico do Alemão na ‘guerra de comunicação’

“Recebemos muito menos tiros lá no Haiti do que aqui (nos Complexos do Alemão e da Penha). Mudamos até a maneira de empunhar os fuzis: quando chegamos lá, era arma carregada, destravada e pronta para atirar. No meio da missão, já andávamos com armas abaixadas. Recebemos pouco tiro lá, muito menos que aqui. Aqui foram mais de 100 tiros contra a tropa nesses dois meses e meio”, afirmou o general Tomás.

Patrulhamento de becos aumenta e violência dispara desde janeiro

Foto: Reprodução

Militares brasileiros da Força de Paz distribuem mantimentos a haitiana

Desde que assumiu o comando da Força de Pacificação, em 27 de janeiro, general Tomás implementou uma rotina mais reforçada de patrulhamento a pé e de moto de becos e vielas, priorizando essas áreas e “saturando” a área com os cerca de 1.600 homens operacionais distribuídos pelos complexos do Alemão e da Penha.

Leia também: Contra Exército, tráfico do Alemão usa campainha, rádio terra-ar e código morse

A reação dos traficantes foi clara. Dispararam as hostilidades em relação à tropa. Só em fevereiro, foram 102 “ações hostis”, na contabilidade da Força de Pacificação.

Até então, desde janeiro de 2011, o maior número tinha acontecido em maio de 2011, quando houve 34 ações, um terço do ocorrido em fevereiro – a média anterior mensal era de 16 casos.

Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo Ampliar

Militares da Força de Pacificação do Exército deixam o Complexo do Alemão com a chegada da PM

Nesse período de cerca de dois meses e meio em que as tropas de Campinas (SP) e de Santa Maria (RS) ficaram na região, foram alvo de 22 tiros de fuzil, 114 tiros de pistola ou revólver, além de 37 bombas caseiras ou rojões, jogados em direção aos soldados. Houve ainda 70 casos de pedras, paus, garrafas e tijolos lançados contra os militares e 42 “formações de turba” – como no dia da visita do príncipe Harry.

Seguindo a orientação do CML (Comando Militar do Leste) – de “proteger a população” –, o contingente informou ter dado 42 tiros de advertência de fuzil, 16 tiros de pistola, como resposta. A arma mais usada pelo Exército entre o fim de janeiro e hoje foi a espingarda calibre 12 de munição de borracha, não-letal, com 400 disparos, associados às granadas de luz e som (32), e gás de pimenta.

“No Haiti, a tropa chegou pronta para combater, não para manutenção da paz, mas para imposição da paz. Tinha atirado muito em treino e estava segura. No Haiti a situação social é muito pior que aqui. Mas aqui há uma cultura do tráfico ainda muito forte”, disse.

Foto: Divulgação

Militares da Força de Pacificação apreendem drogas nos complexos do Alemão e da Penha

No período, cresceram também as apreensões de drogas e armas. Em fevereiro e março, foram apreendidas 11 armas, sendo quatro réplicas de fuzis, maior média desde o início da Operação Arcanjo.

Os militares apreenderam 7208 papelotes de cocaína, 2896 sacolés de maconha, 2896, 300 comprimidos de ecstasy: 376 pedras de crack e 36 de haxixe.

Foram recolhidos pela tropa ainda um carregador de fuzil, 58 cartuchos de fuzil calibre 7.62mm, 29 cartuchos de pistola 9mm, 18 rádios portáteis, 30 celulares, um par de binóculos e 11 veículos roubados.
As ações de inteligência passaram a priorizar, pela ordem, armas, sistemas de informações das “forças adversas” – traficantes –, procurados, tráfico de drogas e crimes conexos.

Fonte: Último Segundo

8 Comentários

  1. “Recebemos muito menos tiros lá no Haiti do que aqui (nos Complexos do Alemão e da Penha). Mudamos até a maneira de empunhar os fuzis: quando chegamos lá, era arma carregada, destravada e pronta para atirar. No meio da missão, já andávamos com armas abaixadas. Recebemos pouco tiro lá, muito menos que aqui. Aqui foram mais de 100 tiros contra a tropa nesses dois meses e meio”, afirmou o general Tomás.”===== É lamentável tal episodio, e mt pior às causas q levam pessoas a optarem pelo crime…Qual a pergunta a fazer p resolvermos , ou diminuir esse tipo de atração e saída de mt dos nossos patrícios?!?! O Q podemos fazer p mitigar ?Sds.

  2. Enfim eis que surge alguem com humildade em reconhecer que a situação é muito mais complexa e profunda ao invez de outros que buscam apontarem causas tipo quinta coluna,boicote do Estado ou ate mesmo insinuando facilitação da Policia Estadual e ate cometento a ousadia de dizerem terem imagens e registros de policiais do BOPE burlando o cerco e compactuando com o crime o que é uma mentira de quem não tem capacidade para lidar com o assunto e limitasse a ficar la debaixo olhando la pra cima e enchendo os fundos das calças de merda.Ouve uma Mega Operação se não me engano em 2009 que viraram um Caveirão de pernas pro ar com lançamento de rojão.Nessa oportunidade estava no RJ uma equipe especializada da SWAT Americana que foi convidada pelo BOPE a participar como observadora na operação.Os Especialistas da SWAT Americana quando viram a intensidade CASA A CASA com sapadores vasculhando toda area urbana e mata ate que fossem encontrado todo armamento e drogas.Infelizmente so uma atitude radical surte melhor efeito TUDO O MAIS É PALIATIVO e ate o que se faz de beneficio para a comunidade acaba de alguma forma beneficiando o narcotrafico.Alem do trabalho de policia e da presença do Estado é fundamental um trabalho psicologico para mudar-se mentalidades daqueles que por decadas acostumaram-se a viver a margem e a afrontarem o poder publico e a sociedade.Jamais em tempo algum resolveremos este problema COM PAPINHOS cheios de antropologia de sociólogos de plantão.É uma guerra ou batemos de frente com isso ou veremos cada vez mais nossa sociedade se degradando ate que o poder da Nação esteja nas mãos do narcotrafico ou que tenhamos narcoguerrilha……..MANDEM OS BISPOS MACEDOS DA VIDA OS MALAFAIAS E OUTROS MAIS ELES NÃO SE ENRIQUECEM AS CUSTAS DO DESESPERO DOS SIMPLES E NÂO SE ACHAM PODEROSOS QUE SEUS PODERES OU O QUE ACREDITAM REALIZEM MILAGRES NAQUELES QUE APENAS CONHECEM O LADO DO MAL…….Cerol fininho sai mais barato e é mais rapido….Bandido bom é bandido morto.

  3. EDILSON A opção de correção faz muita falta.Muitas vezes o que postamos sai truncados ou embaralhado como esse ultimo post meu e ficamos sem ter-mos como corrigirmos.Esta mais bonito mas anteriormente era bem melhor.

  4. OS Barrigas Verdes e a Gauchada esta horrorizada com cento e poucos tirinhos rsrs rsrs e bombinhas caseiras rsrs rsrs Se vissem como a coisa era antes das invasões dos Complexos desertavam rsrs rsrs Quando voces reverem aquelas cenas de mais ou menos 600 narcotraficantes em fuga saibam que aquele momento foi o resultado de homens de fibra com auxilio dos blindados da MB para leva-los em segurança ate a area de combate botaram os covardes pra correr na marra e na bala sem terem auxilio de mais ninguem,apenas um unico helicoptero comum um esquilo da policia civil acompanhou a uma distancia muito segura e mesmo assim com pericia ainda abateram a uma grande distancia alguns bandidos.Especialistas da SWAT Americana ao analizarem o video se surpreenderam com a distancia e o fato de estarem embarcados com a aeronave em movimento e mesmo assim conseguirem abaterem alguns e disseram que poucos no mundo teem essa capacidade e precisão.Se houvesse apoio dos helicopteros blindados não seriam 600 fujões e sim 600 defuntos.Posteriormente o que vimos no Alemão foi a idiotia burocratica e consequentemente a fanfarronagem e conivencia banda podre ao deixarem 600 fujões desaparecerem por baixo das pernas daqueles que com honra aguardavam ordens.

  5. regulamentaçao tiraria o lucro ,primeiramente de politicos e paramilitares que controlam o trafico ,pois na verdade o que aconteceu foi um acordo para a copa e para as olimpiadas.por isso ainda tá doce general.

  6. Bom…
    Antes de tudo é preciso dizer: Não é tarefa para o Exército, mas…
    A situação estava tão agravada, que a presença do Exército se fez necessária.

    Brasil.

  7. No Haiti a situação social é muito pior que aqui. Mas aqui há uma cultura do tráfico ainda muito forte”, disse.

    =========================================================================

    PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA ? “isso e papo de “milico” dorgas, orgias, musica horrivel, armas, corrupção de menores, roubos, prostituição, corrupção, barbarie, ou seja uma verdadeira sodoma/ gomorra , e quem paga o pato e o pai de famila, que mora la por ter poucos recursos, trabalha doze hora, chega em casa não consegue descansar por causa da baderna,ve sua filha e filho serem aliciados pela vagabundagem, tem que ficar quieto, senão “sobe”


    segundo pesquisa recente, o numero de mães adolecentes solteiras, ou viuvas de traficantes, ou abandonadas depois da ocupação, e de 1 p/ 3, ou seja a lei e a ordem tem incomodado mais do que agradado, afinal mecheu com todo um estilo de vida, dos que usufruiam da putaria do trafico, os demais, a maioria, ate e a favor da ordem ,mas fica quietinha pois não confia que a proteção do estado seja eficiente, tambem pudera, depois de anos de abando no do poder pubrico, de politicas permisivas de brizolas, e cesars maias da vida, lamentavel

Comentários não permitidos.