Irã anuncia 10 novas usinas de enriquecimento de urânio

http://www.cbc.ca/news/background/iran/gfx/titlephoto_nuclear.jpg

O governo do Irã anunciou neste domingo planos de construir 10 novas usinas de enriquecimento de urânio e disse que os trabalhos começarão dentro de dois meses, segundo informações da rádio estatal IRIB.

A construção dessas novas fábricas provavelmente deixará ainda mais tensas as relações com os países do Ocidente, que suspeitam que a república islâmica quer desenvolver bombas nucleares, intenção negada por Teerã.

Colaboração e sugestão: Lucas Urbanski

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. Parece que o Irã realmente esconde algo no seu programa nuclear, pois se este realmente tivesse fins pacíficos, bastaria liberar a entrada dos agentes da AEIA para vistoriar suas instalações, no entando, todos sabemos que para se ter um arsenal nuclear, o urânio tem de ser altamente enriquecido, e isto exige grandes instalações, e parece que o Irã esta fazendo justamente estas instalações, e fica cada dia mais distante a comunidade internacional acreditar que o país esteja usando a energia nuclear de forma pacífica, o que pode lamentávelmente levar o país a um conflito armado com potências militares como Israel e EUA cada dia mais provável.
    Agora, para o Irã desafiar todas estas potências eu particularmente duvido que ele já não tenha algo escondido no caso de um conflito.
    Abraço.

  2. Está cada dia mais difícil para o mundo esperar para saber a que limites pode chegar a loucura nuclear dos aiatolás.

    Sobretudo, em Israel, impera um entendimento pragmático de que é literalmente impossível dissuadir, ou mesmo persuadir, o líder do Irã, de suas idéias, cujo foco central baseia-se na simples e cabal destruição do Estado de Israel.

    Trata-se, portanto, por parte de Israel, de uma luta definitiva de vida ou morte, onde está em jogo, de modo cláro e objetivo, a existência de Israel como estado soberano e independente.

    A expectativa do desdobramento militar e a irreversível constatação de que os atores principais são absolutamente irreconciliáveis, deixa no ar uma grande interrogação de como se poderá virar mais esta que fatalmente será uma sangrenta página da história contemporânea do Oriente Médio.

    Posso até me enganar, mas a retirada dos norte-americanos do Iraque, bem como a definição de quando se dará a retirada do Afeganistão, pode dar inicío ao planejamento de como vai se dar o trato com o Irã mediante as suas últimas ações.

    Digo, neste momento Israel e os EUA, podem istar dando início ao planejamento definitivo de suas ações militares contra o Irã.

    Sem qualquer sobra de duvidas, a Inteligência Militar (MI) e o Mossad acompanham de modo cerrado o desenvolvimento dessa capacitação militar do Irã.

    O tempo para o repatriamento das forças norte-americas, assim como as demais forças que compoem a OTAN, poderá ser o tempo limite para que o Irã não conclua sua arma nuclear.

    Contudo, eu sempre posso estar enganado.

    Vamos aguardar.

  3. Anúncio nuclear do Irã é sinal de isolamento, diz Casa Branca

    REUTERS

    WASHINGTON – O anúncio do Irã sobre planos de construir outras 10 usinas de enriquecimento de urânio seria uma grave violação de suas obrigações internacionais e novas evidências do isolamento de Teerã, disse a Casa Branca no domingo.

    “Se for verdade, essa seria outra grave violação das claras obrigações do Irã segundo resoluções múltiplas do Conselho de Segurança da ONU e outro exemplo de que o Irã escolheu se isolar”, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em um comunicado.

    “O tempo está se esgotando para o Irã responder aos crescentes temores da comunidade internacional sobre seu programa nuclear”.

    O Irã anunciou no domingo que vai construir novas usinas de enriquecimento de urânio em uma grande expansão de seu programa nuclear, uma demonstração clara de desafio depois que a agência nuclear da ONU censurou o governo de Teerã por causa desta questão.

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,anuncio-nuclear-do-ira-e-sinal-de-isolamento-diz-casa-branca,473976,0.htm

Comentários não permitidos.