Forças Armadas vão priorizar fronteiras, Amazônia e espaço marítimo, diz general

O chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, afirmou nesta quarta-feira (15) que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica terão como prioridade, nos próximos 20 anos, a defesa da Amazônia, das fronteiras brasileiras e da chamada Amazônia Azul (águas jurisdicionais brasileiras). O general participou do 2º Seminário Estratégia Nacional de Defesa, promovido na Câmara pela Frente Parlamentar de Defesa Nacional.

Leia: Ministro Celso Amorim propõe defesa cooperada entre América do Sul e África

Na Marinha, segundo ele, as previsões de tarefas para a Estratégia Nacional de Defesa incluem a construção de submarinos, a modernização do poder naval, o monitoramento e o controle das águas de interesse do Brasil e a implantação da 2ª Esquadra no Norte e no Nordeste.

A chamada Amazônia Azul abriga recursos de pesca e petrolíferos pertencentes ao Brasil. O que define o limite dessas águas é a existência de navios de patrulha na região.

Deslocamento do Exército
O general afirmou que, no caso do Exército, haverá menor concentração de brigadas no Sudeste e no Sul. A ideia, segundo ele, é colocar mais tropas no centro do poder político e criar novas brigadas para monitoramento das fronteiras.

Os programas prioritários incluem ainda a recuperação da capacidade operacional, a defesa cibernética e a modernização da artilharia antiaérea, a partir de uma coordenação entre as três Forças.

Em relação à Aeronáutica, o general anunciou a previsão de deslocamento de caças para a região amazônica e de produção de aviões KC 390, da Embraer, para garantir a independência de mobilidade. O KC 390 poderá substituir o C 130 Hércules, utilizado no transporte de tropas e cargas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

18 Comentários

  1. Bla, Bla, Bla !!, planos e planos em discursos e no papel. Com implantação a perder de vista e data estelar para o inico. Enquanto isso, 82 Bilhões de reais são desviados por ano pela corrupção dos políticos. O mundo da mais uma volta em torno do sol. A presidenta e ministros vão passear no exterior para fugir do atraso do Brasil. Sonharem respirando o ar e visões de países além mar.

  2. Até parece que o KC 390 resolvera todos os poblemas,e é logico que se não for para substituir e com mais presteza então compramos o super ercules,cada uma!.

  3. Nossas fronteiras são muito extensas, e para que nossas forças armadas consiga protegê-las corretamente, é necessário que o governo dê a ela um orçamento á sua altura.

  4. O Brasil tem que ter uma Força Armada eficiente, como a dos russos.
    Tecnologia militar e logística devem ser a principal prioridade.
    Certo ?

  5. planejamento é sempre nescessario , e hoje em dia temos um governo que está atento a esse assunto que na maioria da midia é escondida.

  6. Pe de cao,eu quando chego no final de ano,sempre planejo metas pro ano seguinte,e ai,nada metade do ano e nada fim do ano e nada,minha mulher ta planejando ir embora e ate agora nada,to que nem a DILMA, naaaaaadaaaaaaa. sds

  7. Tudo bem que em termos de defesa os governos do PT não são essa maravilha, mas bem melhor do que o governo anterior, ah isso é…

  8. A Amazonia devia ser prioridade a muito tempo. Lá estão instaladas diversas “ONGS” estrangeiras, principalmente dos “sempre bem intenciondos” Yankes, fazendo a cabeça dos indigenas. Aliás, noutro dia lí uma manifestação muito interessante sobre esse assunto, o Yakes destruiram a cultura e quase estinguiram seus indios, agora “milagrosamente” querem salvar os de fora de seus territorios, principalmente onde riquezas pouco esploradas existem. São os neo humanistas. Já vem tarde, e espero que seja a tempo essa iniciativa do EB e quiça das FAs. E a proposito quantos agentes da “DEA” expulsos da Bolivia por ESPIONAGEM, ainda estão ancorados no Brasil por conta de manobra de sua embaixada?.

  9. Estão brincando c a segurança do n país…e pq só agr q vamos olhar melhor a n amazônia e n mares?! antes ñ? ou estamos sem os equipamentos necessários p tornar efetiva a n presença e garantir meios de assegurar n herança pós colonail do BRASIL? Tem algo de errado n maneira c esses srs enxergam a n segurança; ou eles sabem de mt coisa q ñ sabemos ou então são loucos…Qual?Quem viver verá. P Ontem.Sds.

  10. Eu fico triste porque já estou com 40 anos, e provavelmente não verei tão proeza. Será que conseguirei ver os FX operacionais?!!!!!!!!!!!!!!… Caramba, eu não tinha pensado nisso!!!

  11. Sim concordo que a prioridade deles devem ser essas mas estão sendo chamados pra entrar em favelas e substituir PMs, então meus caros pudem por mais planos sobre as mesas que vocês não terão tédios.

Comentários não permitidos.