Empresa Raytheon recomeçou produção de mísseis Maverick

A empresa americana Raytheon recomeçou a produção de mísseis Maverick, guiados com ajuda de laser, da classe ar-superfície. Os mísseis deste tipo deixaram de ser produzidos há mais de duas dezenas de anos. Como se espera, o primeiro Maverick da nova partida terá sido entregue aos militares antes do fim de 2012.

A decisão de recomeçar a produção foi tomada à base dos resultados dos testes de mísseis, efetuados pelas Força Aérea e Marinha dos EUA no final do ano 2011. No decorrer dos testes a Força Aé rea e a Marinha dos EUA efetuaram 15 lançamentos de mísseis Maverick, para golpear alvos imóveis e móveis. Os testes realizados, no âmbito dos quais, em particular, tinham sido golpeados alvos que se moviam a uma velocidade de 100 quilômetros por hora, foram reconhecidos testes com êxito.

Fonte: Voz da Rússia

19 Comentários

  1. Tem muito armamento nos EUA que são cancelados por motivos de lobs e não por que estão obsoletos, mas agora que a grana parece esta encurtando eles vão voltando a o que funciona.

  2. Acho que os russos estão desinformados…
    Não imagino que a versão laser tenha parado de ser fabrica por mais de duas décadas não…
    Mas tudo bem…

  3. velho e bom
    diferente de uns novinhos que nao fazem oque prometem(f-22)
    atualizado com novos sensores e sistemas de tiro sera uma arma notavel

  4. Larga de ser hipocrita, Alexandre… vc entendeu… não pode ser tão burro… o equipamento é novo… o projeto, que de tão bom, continua atualizado, mesmo depois de 20 anos…

  5. O Maverick nunca deixou se ser fabricado.
    Salvo engano a última encomenda americana foi no ano 2000, mas de lá para cá, houve encomendas de outros usuários.
    O Maverick a que se refere o artigo deve ser da versão E, guiada à laser, que já se encontra na sua terceira ou quarta atualização.
    Antes, quando foi lançado na década de 70/80, a versão E só podia ser lançado contra alvos estáticos e com designação a partir de tropas em terra.
    A versão atual é eficaz contra alvos móveis (inclusive de alta velocidade) e pode ser designada por um laser da própria aeronave lançadora ou de outra aeronave (heli, UAV, etc).
    Há hoje em operação versões do Maverick guiadas por laser, imagem infravermelha (IIR) e por TV (CCD), tendo versões otimizadas para alvos estáticos ou móveis, terrestres ou navais.

  6. Silva,
    A versão F é específica contra navios. É guiada por imagem infravermelha e pode operar tanto no modo LOAL quanto no LOBL.
    A versão E é guiada por laser e pode ser usada contra alvos fixos e móveis (inclusive navios), podendo também ser operada no modo LOAL e LOBL.
    A versão D é especificamente contra alvos móveis blindados e só opera no modo LOBL, tendo um ogiva perfurante de blindagem tipo HEAT.
    A versão G é guiada por imagem infravermelha e é específica contra alvos fixos, tais como fortificações, etc.
    A versão K é guiada por TV (CCD) e também é indicada contra alvos fixos.
    As versões G e K só operam no modo LOBL.
    A versão K foi desenvolvida tendo em vista que o sistema de imagem IR não é muito bom quando usado contra alvos no deserto, sem falar que no amanhecer e no entardecer ocorre o que se chama de “cruzamento térmico”, onde tudo fica mais ou menos da mesma temperatura dificultando o contraste na imagem e impossibilitando que o sensor de imagem trave no alvo.

  7. Eu já li a respeito que o Maverick pode ser sim integrado ao Super Tucano, não só o Maverick mas um bocado de armas USA, alguém me confirma isso???

Comentários não permitidos.