China: dissidente não é mais problema desaparece logo

Por Luis Dufaur

Os “direitos humanos” não causam muita preocupação quando não se trata de um agente de destruição. Por isso, governantes e chefes de Estado fogem regularmente de falar deles nas suas visitas à China.

E, se alguém reclamar esses direitos, o governo marxista já concebeu um método de eliminação talvez não menos cruel que o fuzilamento: o “desparecimento” puro e simples. O método deixa mais à vontade os amigos de Pequim.

Os governos de esquerda, que berram pelos “desaparecidos” que teriam sido vítimas de governos não-comunistas, podem fingir que não sabem de nada.

Em janeiro, uma ativista de direitos da Mongólia Interior, Govruud Huuchinhuu, desapareceu repentinamente após deixar um hospital no qual se submetia a um tratamento de câncer; em fevereiro, sumiu o advogado de direitos humanos Tang Jitian, levado à força por policiais; em maio foi a vez de Ershidin Israel, chinês de etnia uigur, “desaparecido” após ser deportado para a China como suspeito de terrorismo. Nas semanas seguintes, mais três uigures também se ‘esfumaram’ da realidade.

O artista Ai Weiwei “desapareceu” quando estava sob custódia policial em abril, mas reapareceu em junho. Ele é o ativista chinês mais famoso a sofrer “desaparecimento forçado”, como as autoridades de direitos humanos chamam esses “incidentes”.

O Congresso Nacional do Povo – o Parlamento chinês – está reformando o Código penal, a fim de permitir às autoridades a prisão em local secreto de qualquer um que seja apontado como obstruindo uma investigação. Na prática é uma legalização das práticas socialistas atuais.

O projeto é um dos mais explícitos passos no reforço da repressão desde que a China manifestou o desejo de adotar um sistema legal parecido com os ocidentais.

A reforma do Código inclui algumas garantias básicas reconhecidas pelos Códigos penais ocidentais, mas ninguém tem certeza de que serão implantadas da forma como foram redigidas.

Liu Xiaoyuan, proeminente advogado de defesa, conhecido por seu envolvimento em casos controversos, qualificou o projeto de “simplesmente assustador”.

“Ele literalmente dá à polícia um passe para se livrar de qualquer forma de controle”, afirmou. “A lei criminal deve proteger os direitos dos cidadãos e restringir o poder das autoridades. A nova revisão faz exatamente o oposto.”

O grupo de trabalho de ONU para os desaparecimentos forçados expressou crescente preocupação pelo aumento desses casos na China, porém Pequim boceja diante dessas lamentações inconsequentes.

Muitos dos desaparecidos na China reapareceram, alguns exibindo sinais de terem sofrido tratamento duro no cativeiro.

Porém, muitos nunca retornaram, como o proeminente advogado de direitos humanos Gao Zhisheng, do qual não se tem notícia desde seu desaparecimento em abril de 2010. Alguns estão desaparecidos há muito mais tempo, noticiou o “The New York Times”.

Fonte: MídiaSemMáscara

27 Comentários

  1. Éééé… E parece que o nosso governo pautado no “estado democrático de direito”, está aprendendo muito com a China… Que os diga as mães dos militares manifestantes/grevista do estado do Rio de Janeiro que continuam desaparecidos após sumirem misteriosamente após o acirramento das tensões com o desgoverno do Cabra-mal… E aqueles militares que não sumirão foram presos no presídio de segurança máxima Bangu 1, sem mesmo serem julgados e condenados, ferindo completamente os direitos constitucionais e explícitos nos códigos militares de que, enquanto na condição de militar, os réus devem cumprir pena ou detenção provisória em presídio militar… Enquanto isso, os PMs que assassinaram covademente uma juíza no ano passado, gozam do pleno direito…. ESSA É A JUSTIÇA NESTE PAÍS… ISTO É O QUE A CORJA CHAM DE DEMOCRACIA…
    🙁
    E ASSIM PERPETUA-SE A “SINDROME DO PINÓQUIO”… ME ENGANA QUE EU GOOOSSSSTHUUU!!!

  2. …Na prática é uma legalização das práticas socialistas atuais…, típico lixo ideológico disfarçado, o autor tenta colocar as práticas criminosas do governo chinês como sendo pertencentes do suposto sistema econômico do país, é algo bem ao estilo da mídia que cobrou da Dilma em Cuba sobre os crimes que comete o estado cubano mas não citou Guantanâmo!

  3. É o jeito “Made in China” de se livrar daqueles que vão contra o governo. A grande diferença em relação aos EUA é justamente o fato de que os chineses não ficam criticando os outros governos que também fazem o mesmo trabalho sujo – lembrem-se de Guantanamo – ou seja: “O sujo que fala do mau lavado”.

  4. A lei tem que ter equilibrio,não mais a um e não mais a outro,e todos sabem que se achina não agisse assim,a china hoje não éra a china,e a baderna ja teria tomado conta,autoridade tem que ter autoridade,sidadão tem que procurar ser um cidadão,e não um delinquente,como muitos se disem cidadãos mas não passam de simples delinquentes,sidadão ajuda a construir uma sociedade melhor,cuida de seus familiares,do patrimonio publico,estes que incendeiam onibus,colocam seus filhos como escudo humano são simplesmente delinquentes,e estes não se criam na china,e deveria ser assim no mundo todo,destruidores e vandalos,forca fuzilamento.

  5. TEMPOS NEGROS
    .
    .
    Tempos difíceis são esses,onde os lobos uivam e muitos se calam(se acovardam) ou concordam,para defender aquilo que eles,os covardes, acham mais precioso do que a liberdade.
    .
    Hoje esta assim,o sujo falando do mal-lavado;os EUA criticando os direitos humanos na China…é brincadeira;logo quem defende e mantem a torturas e um cativeiro como Guantánamo…nem Fidel Castro com o seu paredão pensaria algo tenebroso…Rsrsrs…

  6. Não sei por que esses comentários contra a china, os EUA invadem, matam, humilham presos, mijam em soldados mortos,snipers se glorificam por terem matado 250 seres humanos , mantem presos em guatanamo sem direito a julgamento e longe de seus familiares e ninguém se choca ou diz nada, a não ser a Dilma que meteu o dedo na ferida quando passou por Cuba e foi questionada por um reporterzinho de direita sobre os direitos humanos de cuba, no mais , é assim o mundo, quem for podre que se quebre.

  7. Ou os brasileiros se revoltam contra o PT ou então vai-se tornar como a china, com desaparecimentos um pouco por todo o lado…

  8. O que me intriga, é que as pessoas querem misturar as coisas, os EUA cometem atos errados em países que ocupa ou que esta em guerra, coisa que sempre aconteceu na história da humanidade com povos em guerra, é verdade, os EUA fazem coisas certas e também erradas e até mesmo desvios éticos ou até mesmo atrocidades são cometidas por seus soldados contra pessoas de outros países, muitos inocentes, é o horror da guerra, coisa que um dia, eu espero seja substituída por uma competição esportiva, quem dera um dia as diferenças e disputas entre os povos possam ser travadas em um campo de futebol ou uma piscina de olímpica.
    .
    Ainda assim, longe de contar com compreensão, as ações abusivas cometidas por soldados americanos ou políticas americanas, nunca deixam ou deixaram de sofrer a censura devida, e felizmente, essas ações podem ser divulgadas ou vazadas pelas pessoas que la estão e que não concordam com ordens erradas ou criminosas que venham de cima.
    .
    .
    O QUE ME DEIXA REALMENTE MUITO PUTO DA CARA, É NEGO RELATIVIZAR AS COISAS PARA AFINAR PARA AQUILO QUE ELA É IDEOLOGICAMENTE ALINHADA, OU ESCRAVA, OU EMPREGADA, OU APENAS SEGUIDORA MESMO.
    .
    O Governo da China vem a DÉCADAS escravizando, matando, oprimindo e fazendo coisas INFINITAMENTE PIORES DO QUE AS FEITAS EM QUANTANAMO OU NAS GUERRAS ENTRE POVOS, e esse governo não esta fazendo isso apenas contra o povo do Tibet (que invadiu faz décadas, e ainda hoje, se omite no ocidente qualquer ação, resolução ou protesto), mas INFINITAMENTE PIOR, o governo da China comete essas atrocidades deliberadamente em uma política institucional CONTRA SEU PRÓPRIO POVO e em LARGA ESCALA.
    .
    Como pode o sr Alexandre escrever tamanhã bobagem tentando relativizar esses temas como se fosse uma partida de futebol onde vc veste uma camisa azul ou vermelha com a mão direita ou esquerda.
    .
    .
    SEJA HOMI RAPA.

  9. As viuvas sacanas do muro não conseguem esconder sua falta de pudor… por fora vestem longos vestidos negros, mas por baixo a langerie vermelho sacana esta la, perfumadinha… quer dizer então que uma coisa justifica outra, né… suas meninas vendidas… estamos falando da CHINA e não de outro pais… parecem que estão no puteiro comprando calcinhas de algum mascate… gritam daqui: mas usamericanos malvados tambem fazem isso… gritam dali:se eles fazem, nos, as comunas tambem podemos… SUAS SEM VERGONHAS… acaso no pais onde moram vcs praticam ou sofrem esse tipo de perseguição?… NÃO AINDA… então porque defender o INDEFENSÁVEL?… POR PURA LEVIENDADE?… isso reflete bem o carater de vcs, suas AMANTES DE BANDIDOS… vcs devem ser daquele tipo de viuvas que qndo apanhavam diziam: mas eu amo tanto ele… caem no cacete e continuam apaixonadas pelo sistema opressivo, desde que ele vista vermelho… viuvas transloucadas… TENHAM VERGONHA NA CARA e não distorçam os fatos…

  10. Diante desta realidade a religião se torna a única alternativa a fazer frente ao autoritarismo comunista, fascista e nazista moderno.

    Porque o autoritarismo fascista ou comunista/nazista temem tanto assim as religiões?

    -Ora porque as religiões são o único meio onde se pode florecer famílias decentes e estáveis,sendo esta a única entidade onde é possivel surgir pessoas moralmente saudáveis com valores humanos e respeito a vida.

    Para o autoritarismo isso não só é um pesadelo como uma ameaça real e direta.

    Qualquer regime autoritário que se preze precisa de pessoas pagãs,promiscuas e idiotizadas em grande número para assim facilitar na promoção de sua própria doutrina pelo ateismo, materialismo, imoral e pagã.

    Ou seja ele precisa de pessoas vazias para assim preenchê-las com a lavagem cerebral marxista socialista.Se as pessoas já vem preenchidas com uma religião valorizando o amor, Deus, vida, paz… Será muito mais difícil doutriná-las e as vezes até impossivel chegando ao ponto desses regimes fazerem o chamado exterminio dos indesejáveis.

  11. Wilton Carvalho esta sendo ingrato. E graca ao regime de semiescravidao que existe na China que o sistema capitalista nao implodiu apos a crise de lucro que se agravou nos anos 1970. Por volta de 1970 o sistema capitalista norte americano e britanico estava num impasse.Taxa de juro em declinio por causa do gasto publico para manter o Estado de Bem Estar Social, isto e a politica de querer comprar paz social e evitar conflitos com a classe operaria estava ficando muito caro, e o resultado era que nao havia incentivo para o capitalista investir nesses paises. A politica de “consenso” havia swe esgotado. A volta da era de conflitos sociais estava na agenda. Mas a buguesia norte americana e europeia, ja decadente, estava com medo das consequencias de um acirramento nas lutas de classes. Que fizeram? Desindustrializaram esses dois paises. O capital desses dois paises encontraram na China um pais ideal para investir e retirar uma alta taxa de lucro. Mercadoria produzida por semiescravos, custando muito pouco era expportada para Europa e EUA, en troca de papel higienico, digo papel moeda, isto e dinheiro sem lastro, cheque sem fundo.A explosao de credito nesses dois paises a partir de 1970, deve ser visto dentro desse contexto de desindustrializacao, reducao no poder aquisitivo do salario do trabalhador, ao mesmo tempo que necessitava a capacidade de consumir desse mesmo trabalhador. Dai a expansao de credito. Que esse sistema explodiu em 2008 e outra historia, mas podemos dizer que ate agora, o trabalho semiescravo do proletariado chines, exerceu um papel importante na capacidade do sistema capitalista superar sua crise de declinio da taxa de juro.

  12. perfeito blue eyes, não teria dito melhor. Eu sou contra todo tipo de violação dos direitos humanos, pouco me importa se quem fez foi um governo de direita, de esquerda, de centro ou seja lá o que for. O crime de um não justifica o crime de outro, e não é porque EUA cometem atrocidades que vou cometer também, não é se rebaixando ao nível de seus adversários que será melhor que eles. China é tão ruim ou pior do que os EUA.

  13. o dragão por mais que tente usar a mascara de gatinho xodó mundial, não consegue esconder sua natureza de fera escravagista, e nos que não abramos o olho não, vão nos trasformar num fazendão desustrializado.

  14. Os americanps tambem desaparecem com os seus, apenas usam no lugar da palavra oposicionistas, terroristas.

    No fundo é tudo igual, o estado fazendo lambança sem ninguem para dete-lo…

  15. Getulio disse: 17/02/2012 às 14:28… outra grata surpresa… vc foi simplesmente PERFEITO em sua considerações… não conseguiria sintetizar tal pensamento em tão poucas linhas… vc esta de parabéns… isso que dissestes é o cerne da mentira gramsciana… querem destruir tudo que é bom no homem para nos tornar mais um Jojo(com todo respeito, caro Jojo… não me refiro a sua personalidade, mas a ideologia que defendes)… ou seja, mais pessoas que acreditem em uma utopia que nunca vira… é como o cavalo que tenta alcançar a cenoura presa a vara que carrega… nunca vai alcançar seu intento… enquanto isso, os “malandros” vão escravizando o povo com promessas vãs de egalité, fraternité e liberté… como fosse dado ao homem serem iguais em alguma coisa e livres sem autodeterminação… querem liberdade?… morando nessa carcaça podre que um dia vai-se embora?… doce ilusão… cuidem do que realmente interessa… a carne para nada serve… garanto que ja ouviram isso…

  16. Errata – onde se le “como fosse dado ao homem serem iguais em alguma coisa” leia-se “como fosse dado aos homens serem iguais em alguma coisa”.

  17. Jojo, se estou sendo ingrato, vc esta sendo mal educado, meu nome é Wilton Cavalheiro e não Carvalho, heahehae.
    .
    .
    Essa parte é brincadeira, mas o que não é brincadeira é o fato de o que vc estar escrevendo, não condizer com a realidade dos fatos, A China começou seu processo de migração de política economica (pq a política social continua uma ditadura) com o reconhecimento do polítiburo que o socialismo/comunismo, simplesmente é incapaz de resolver os problemas e anceios de uma sociedade, se houve um pais que tentou de todos os modos acabar com todos os traços de individualidade, esse foi a China, nem Deus deve saber quantas pessoas morreram nos planos malucos de Mao Tse Tung e de madame Mao, por fim, o próprio Mao Tse Tung percebeu que Deng Chao Ping estava correto e o reconduziu a administração estatal para que tirasse a China do GIGANTESCO BURACO que as tentativas socialistas jogaram a China. Isso se deu no inicio da década de 80.
    .
    “Não importa se o gato é branco ou preto, IMPORTA É SE ELE VAI MATAR O RATO” – Deng Chao Ping.
    .
    .
    Inglaterra realmente estava com sérios problemas financeiros, e os EUA embora já tivessem colhendo frutos da saída do Vietnã ainda encontravam sérios problemas de défict que perduram até os dias de hoje; mas o efeito do principal protudo de exportação chinês ainda demorou mais de 15 anos para se fazer sentir no Ocidente, até o ano de 1995 quando da primeira crise dos TIGRES ASIÁTICOS, a cereja do bolo não era a ecônomia chinesa, e sim a japonesa, na época o principal produto de exportação japonês era o mesmo: DEFLAÇÃO.
    .
    .
    De modo que, se tem alguém que deve algo para os chineses são os meta-capitalistas ocidentais que pagam salários de miséria na china e fogem das rigídas normas e leis trabalhistas do ocidente; deste modo a tal elite decadente que vc cita, só esta decadente na sua cabeça e dos partidarios do PSOL ou PSTU, desde que esse processo iniciou eles estão SUPER CONTENTES e cada vez mais fortes.
    .
    .
    Os chineses não nos ajudam em nada, eles apenas compram nosso minério de ferro e nos vendem carros feitos com nosso minério, roubam nossas industrias (conheço uma empresa de um brasileiro que constroi celulares na China e importa para o Brasil, e o amigão do Lula la da Gerdau, pegou empréstimo no BNDES, fechou a fabrica aqui e montou na China), DESTE MODO, eu realmente não estou entendendo onde é que nos aqui no ocidente estamos devendo alguma coisa para os chineses.
    .
    .
    A China usa praticas capitalistas agressivas como nós deveriamos fazer tb, e nós não fazemos e pior, ficamos falando mal dos EUA pq se a ALCA tivesse acontecido nossa industria seria destruida, ORA DIABOS, será que vcs não entendem que os metacapitalistas americanos fortaleceriam nossa industria tal qual fizeram na China já que os custos trabalhistas brasileiros tb são bem menores que os americanos??
    .
    O que fizemos foi ficar com esse anti-americanismo TOLO, INFANTIL, BURRO, CEGO, PALHAÇO, MENTIROSO e pq não, FDP; agora, como a China é um regime político CUMUNISTA, então, nenhuma das viúvas é capaz de fazer QUALQUER CENSURA QUE SEJA.
    .
    Pergunto eu portanto:
    .
    1->QUEM É VENDIDO PARA QUEM??
    2->QUEM LAMBE BOTAS DE QUEM??
    .
    .
    .
    Aguardo os sofismas bobos das viúvas que insistem em acreditar que lutam pelos FRASCOS e COMPRIMIDOS.
    .
    Um grande abraço.

  18. Blue Eyes, papo religioso. Quando crianca ia numa igreja envangelica, e cantava, batendo palmas, “Trabalhar e orar, na seara na seara do senhor.. Todo mundo, bem nao assim, 99% da populacao trabalhando e orando, para um dia morrer, sonhando com um paraiso que nada mais e que o nada absoluto, e o mundo ideal das classes dominantes. Elas vivem o presente. Consomem e gozam o que ha de melhor nesta vida, aqui e agora. E para as massas, Trabalhar e orar na seara do senhor.

  19. O OURO DOS TOLOS
    .
    .
    .
    Criticar a falta de democracia na China é chover no molhado ou então bater em bêbado,é fácil demais,qualquer faz.
    .
    O fato de compará-la com o mocinho(EUA) é o X da questão,embora que só a China esteja sendo sitada no texto,não implica que a sua prática de censurar e controlar com a mão-de-ferro a população,seja só prerrogativa dela afinal,estamos falando de uma sistema que oprime a séculos as etnias de minorias na quela região.
    .
    O pior,é o levante de hipocrisia que de costume se observa quando se levanta o tapete;debaixo dele se vê a podridão e os ratos,as baratas e todo tipo de imundice que ali se escode.
    .
    Hoje o que mais se vê e ouve,não é ser contra a sistema de opressão e sim,quem esta praticando;como se o chite na mão deste fosse mais suave a chibatada do que nas mãos do outro.
    .
    Aqui tem até pessoas que elogiam a ditadura brasileira de 64 e até sente saudades daqueles tempos negros,que em nada se diferenciava das congeneres chinesa,cubana,iraniana; más tem a cara-de-pau de criticar as outra ditaduras como se não fosse a mesma coisa.
    .
    Como eu disse,falar mal do sistema de opressão que há na China,no Irã,na Cuba,Coréia do Norte,..ETC é fácil demais,nem precisa argumentar muito,é tirar o pirulito da boca de uma criança,o difícil é quebrara paradigmas e conceitos seculares e ultrapassado.
    .
    Se Eu falar e criticar a China pela opressão que lá existe,seria mais um no meio de tantos e sabemos que este país não se deferência das demais potência no que se refere a direitos individuais.
    .
    Os hipócritas como sempre,só vê o mal de um lado e não percebe que este mal que eles recriminam,já esta dentro de casa e o pior,as praticam quando fecham os olhos para o criminoso quando este é de casa.
    .
    Estes mesmos que criticam as ditaduras,em especial aquelas que não rezam para o Tio Sam,são as mesmas que criticaram e criticam o governo brasileiro quando este quer abrir o livro-negro(“comissão da verdade”),e mostrar a sociedade o quanto fora diabólico o sistema opressor brasileiro de 64;isso sim que é difícil!…é bater em gente grande,coisa que um covarde não tem capacidade de fazer.
    .
    Dizer que há um sistema opressor na China,nunca foi uma novidade para o mundo nem lá,até o governo de lá não esconde isso e nem os seus dissidentes também;isto já é um consenso geral no mundo;o difícil é dizer o mesmo dos EUA,pois este deseja fazer o mesmo que a china faz só que em escala mundial.
    .
    .
    *********(trechos do original)
    .
    A nova ameaça contra a Internet livre
    .
    Radiografia de um acordo internacional: objetivos, métodos antidemocráticos, estratégia. Por que é arriscado menosprezá-lo. Como ele copia China e Irã
    .
    .
    <blockquote(…) Há algumas semanas, um gigante adormecido despertou, quando a internet – os usuários comuns e as grandes empresas da rede – uniram-se em protesto contra duas leis que tramitam no Congresso, a Sopa [Stop Online Piracy Act, ou “Lei para Frear a Pirataria Online”] e a Pipa [Protect Intellectual Propoerty Act, ou “Lei para Proteção da Propriedade Intelectual”, saiba mais sobre ambas], que teriam restringido gravemente as liberdades de expressão e privacidade. Mas nem tudo está bem: outra ameça para uma internet livre e aberta está sendo preparada.
    .
    Desta vez, quem a lança não é o Congresso dos EUA – mas um acordo de comércio recentemente firmado poor 31 nações, inclusive os Estados Unidos e a União Europeia. Chamado de ACTA [
    Anti-Counterfeiting Trade Agreement, ou “Acordo Comercial Anti-falsificação”], ele tem por pretexto enfrentar problemas ligados à garantia da propriedade intelectual e ao tráfico de bens falsificados, através das fronteiras internacionais. Porém, seus críticos ressaltam que ele padece de alguns dos muitos problemas que marcaram seus primos, SOPA e PIPA. Por isso, algus o chamaram de “gêmeo internacional perverso” da SOPA.(…)

    ****************
    .
    (*)Fonte:outraspalavras.
    .
    http://www.outraspalavras.net/2012/02/16/a-nova-ameaca-contra-a-internet-livre/
    .
    .
    Como se pode vê,este tema já a muito transcendeu as muralhas da China,é um tema Global.
    .
    Enquanto os americanófilos de plantão,hipocritamente se manifestam olhando para as sujeiras da China e procurando esconder em seus castelos de areia,as suas decepções e desilusões do seus mundinhos cor-de-rosas;o mundo vive é outra realidade,ele está sendo levado as profundezas das trevas pelo “império do mal”.

  20. Lucena, comissão de verdade é o escambau, se fosse comissão da verdade, ali teria membros indicados pelas forças armadas que são diretamente interessadas no assunto.
    .
    Essa comissão longe de alguma verdade, quer é arrumar mais uns trocados na bolsa ditadura, para os amigos de GrenHalg.

  21. Grenhalg que, diga-se de passagem, não sai de casa sem seus guarda-costas… porque será?… requicios da advocacia?… ou das investigações acerca do assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel… Celso, um dia a verdade vira a tona… a verdade tarda mas não falha…

  22. Jojo, vc que acompanha meus coments, alguma vez observou defesa de alguma religião em especifico?… defendo o cristianismo mas não defendo ceitas… isso ocorre porque um dos pilares do ocidente é o cristianismo que nos defende da imbecilização acarretada por ideologias racionalizantes como a sua que sempre desaguam num lago de cientificismo eugenico barato… creio que somos interior e exterior… temos dois fronts a enfrentar… aquele que advem das relações sociais e de poder e o outro, de auto-conhecimento e preparação do intelecto… ambos tem que estar sadios e preparados para o embate… se somos vencidos no mundo, somos vencidos para servir aos senhores do sistema, mas se somos vencidos no intelecto, não ha mais nada a fazer… ora, se não damos conta nem de batalharmos internamente, que dira enfrentar as ostes do mundo… dai podemos concluir que primeiro se arruma a casa, depois o bairro, a cidade, o estado, o pais e o mundo… nessa sequencia… esse sistema ideologico que citares faz parte do mundo… ou vc acha que não existem falsos pastores e mestres que estão a seviço dos donos do mundo?… são os chamados lobos devoradores de ovelhas incautas… se estivessem preparadas, elas não seriam facilmente devoradas (escravizadas)… esse sistema religioso é o que foi combatido por Jesus… hoje ainda os escribas e fariseus se reunem e buscam ovelhas para sugarem… sim, é fato… veja a IURD e demais denominações pedintes… estão vendendo indulgencias, como no passado a Catolica… caso tipico… o cristianismo também tem seus problemas, mas isso não desmerece o cerne de sua missão: libertar os cativos deles mesmos (quem le entenda)… saudações…

Comentários não permitidos.