Brasil, Alemanha e Japão pedem Conselho de Segurança maior

Brasil, Alemanha, Índia e Japão voltaram a defender nesta quinta-feira a ampliação do número de membros permanentes e rotativos do Conselho de Segurança da ONU, e pediram ainda que a África esteja sempre representada.

“Compartilhamos a visão comum de um Conselho de Segurança ampliado que reflita melhor as realidades geopolíticas do século 21”, indicaram os representantes desses países em comunicado conjunto apresentado à Assembleia Geral, onde nesta quinta-feira se debatia novamente a reforma do principal órgão de decisão da ONU.

Esses países, que formam o chamado Grupo dos Quatro (G4), buscam a condição de membros permanentes do Conselho de Segurança.

“Uma ampla coalizão de Estados-membros apoia a ampliação do Conselho de Segurança tanto em sua categoria temporária como na permanente, e também respalda a melhora de seus procedimentos de trabalho”, acrescentou o G4 em sua mensagem, apresentada pela embaixadora brasileira na ONU, Maria Luiza Viotti.

O grupo defendeu que essa ampliação seja realizada “levando em consideração as contribuições dos países na manutenção de paz e da segurança internacionais, assim como a necessidade de uma maior representação dos países em vias de desenvolvimento em ambas as categorias”.

ÁFRICA

“Em muitas ocasiões, defendemos nossa visão de que a África deveria estar representada na categoria de membros permanentes em um Conselho de Segurança ampliado”, acrescentou Viotti em nome do G4, ao tempo que assinalou que 80 países já mostraram por escrito seu respaldo à reforma proposta pelo grupo.

A sessão desta quinta-feira foi a primeira das cinco que a Assembleia Geral tem previstas sobre a reforma do Conselho de Segurança daqui até abril, e nela também se apresentou novamente a coalizão “Unidos Para o Consenso”, integrada por Itália, Paquistão, Espanha e México, entre outros países.

Essa coalizão se opõe à proposta do G4 e não deseja a ampliação do número de membros permanentes, mas só dos não-permanentes.

O embaixador italiano na ONU, Cesare Maria Ragaglini, afirmou à Assembleia Geral que o plano do G4 recebe o apoio apenas de 35% dos Estados-membros, “longe da maioria requerida pela Carta das Nações Unidas”, em referência aos dois terços da Assembleia e o voto afirmativo dos cinco membros permanentes que contempla a normativa.

VIRAR A PÁGINA

“Após quase 20 anos de debates, chegou o momento de virar a página e pedir ao presidente da Assembleia Geral que reconstrua uma atmosfera de confiança entre os Estados-membros na busca de um compromisso verdadeiro”, disse Ragaglini, que pediu “maior flexibilidade” ao G4 em seus pedidos.

A ONU tentou várias vezes desde 1979 empreender negociações para modificar os métodos de trabalho e a composição do principal órgão internacional de segurança, que ainda é um reflexo da situação geopolítica do final da Segunda Guerra Mundial.

O Conselho é composto atualmente por 15 membros, dos quais cinco são permanentes e têm poder de vetar resoluções – França, China, Reino Unido, Estados Unidos e Rússia.

Os outros dez são escolhidos pela Assembleia Geral por um período de dois anos, representando grupos regionais. Atualmente, os membros não-permanentes são Alemanha, Azerbaijão, Colômbia, Guatemala, Índia, Marrocos, Paquistão, Portugal, África do Sul e Togo.

Fonte: FSP via NOTIMP

20 Comentários

  1. A ONU já fez água a muito tempo,a OTAN age a revelia do conselho de segurança a todo momento!
    Somente um ato de renuncia(abandonar a ONU) por parte de alguns poderá mudar esse panorama!
    Criando um novo órgão mais moderno adequado a situação atual!

  2. A ONU anda uma vergonha,desequilibrada e sem representatividade,as decisões da ONU são controladas pelos EUA/OTAN e não o contrário,e o Brasil devia deixar de querer essa vaga permanente e preocupar-se com os problemas internos que são muito,como por exemplo uns predios que andam caindo e matando o povo,uma VERGONHA!

  3. A ONU anda uma vergonha,desequilibrada e sem
    .
    representatividade,as decisões da ONU são controladas
    .
    pelos EUA/OTAN e não o contrário,e o Brasil devia deixar
    .
    .
    . de querer essa vaga permanente e preocupar-se com os
    .
    problemas internos que são muito,como por exemplo uns
    .

    predios que andam caindo e matando o povo,uma VERGONHA!
    .
    (((((((((((((( 2 )))))))))))))))))

  4. Na verdade, há uma ditadura militar no mundo. Falam de Hitler, mas estão fazendo a mesma coisa … Imagine, um presidente americano que resolva invadir a nossa Amazônia, colocando em prática o Imperialismo Militar.

  5. O lema da Cidade de SÃO PAULO * NON DUCOR DUCOR *
    ( NÃO CONDUZIDO, CONDUZO). Ou o BRASIL adota este lema ou então será conduzido ,quem manda não quer deixar de mandar , não adianta o pensamento Católico de Pais bonzinho . Temos que ser duros em nossas aspirações.
    JOSE LUIZ ESPOSITO

  6. eu acho valido ter essa chance de poder ser membro desse conselho agora pois se esses paises brasil alemanha e japao nao consequirem vai demorar mais uns vinte anos para consequir participar de uma instituição como a onu e não almejar participar de todos os postos que ela tem disponivel é andar em circulos sem sai do lugar o brasileiro tem que se achar capaz e almejar sempre mais .

  7. E não entendo a posição da hitalia e espanha com pensamentos retrogodos,e mexico paises que não aspiram nada e preferem ser mandados a revelia.

  8. A ONU SE NÃO MUDAR, PERDERÁ SUA LEGITIMIDADE, POIS O MUNDO MUDOU. BRASIL, ALEMANHA, JAPÃO E ÍNDIA DEVEM ESTAR NO CONSELHO DE SEGURANÇA

  9. Yankes querem vender o Super DINO F18 e ser nossos PARCEIROS.
    ,
    MAIS QUE TIPO DE PARCEIRO ESE QUE NEM QUER VER O BRASIL NESA VAGA?
    .
    BURRO OS QUE ACREDITAO NO PAPO DA DISNEY DA INLUSAO
    .
    🙂

  10. Ta aí alguns paises que dariam um bom bloco economico e militar…
    O BRICS eh ótimo… mas alemanha, japao e brasil tem muito mais interesses em comum…

  11. Ao meu ver a mudança exigida pelo grupo é totalmente inútil. Simplesmente porque as 5 potências com poder de veto só vão aprovar o que lhes interessa não importando se o CS tem 15, 20 ou 50 membros. A decisão ainda será somente dos 5. A única mudança que fará diferença é tirar o poder de veto dos 5. Aí sim faria sentido aumentar o número para pelo menos o dobro de cadeiras permanentes e rotativas, sendo que a decisão da MAIORIA fosse prevalecida.

  12. Dandolo veio aqui pra falar besteira de imperialismo e invadir a Amazônia,invadir a Amazônia é o mesmo que invadir a Antátida geraria uma guerra mundial,não leva a nada sua besta,só a destruição da humanidade,acho que esse grupo deve entrar pra ONU sim,Índia,Alemanha,Brasil e Japão são as potências agora,Índia não é mais a colônia do Reino Unido,a Alemanha não é Nazista,o Japão não é imperial e o Brasil não é um país subdesenvolvido(quer dizer,é comparando a alguns países mas economicamente falando,não é.),os EUA se não deixarem os 4 entrarem no gabinete da ONU vai se ferrar mais tarde,guardem minhas palavras.

  13. Só a Índia pode ter a remota possibilidade de entrar no CC. Os outros estão perdendo tempo…Dois escravos não soberanos(Alemanha e Japão) e um desdentado submisso(Brasil), que piada.
    —–
    Acho uma bobeira enorme o Brasil tentar entrar no CC, não temos nem como dos defender decentemente hoje me dia. Temos “clubinhos”.

  14. Brasil,Alemanha,Indonesia,Malasia e Africa do Sul fariam uma associação industrial militar interessante saindo totalmente fora da orbita EUA-Russia-China e seus baba-óvos.Quanto a uma ampliação do CS com poder de veto SIMPLESMENTE NÃO ACREDITO NEM VENDO QUANTO MAIS LENDO srsr rsrs

  15. Pra mim isso virou historia sem fim!Ou reforma logo essa joça ou então que se dissolva a ONU, afinal pra que mais ela serve senão legitimar ataques das potencias em outros paises?

  16. Não adianta reclamar, enquanto os Países insatisfeitos não retirarem seus representantes dessa famigerada ONU propriedade dos cinco paises detentores do veto, mas com proeminencia americana nada mudará. A hora que esses indignados resolverem fundar uma nova entidade com base na igualdade, mas saindo do discurso para a pratica os donos do poder mundial vão sentar e negociar. Se não acontece é por que muitos países se beneficiam do atual formato dessa organização apesar de hipocritas criticas.

  17. JAPÃO È POTENCIA rsrs POTENCIA EM QUEZ?EXPORETAÇÃO DE SUSHIS rsrs O Japão definha aos poucos na area economica e muito embreve sera ultrapassado por muitos emrgentes ainda mais sendo fervoroso capaxo.Cause por computador um grande clarão no céu que milhões infartam enquanto outros milhões se borram aterrorizados por Hiroshima rsrs Hummmm então agora as Tchutchuquinhas estão começando a enchergar a maluquice que eu afirmo a um tempão É PRECISO PROVOCAR UM RACHA NESSA FRASA CHAMADA ONU.ONU e TNP foram criadas para impedirem otarios de avançarem e progredirem ficando eternamente vulneraveis aos Cães de Guerra para quando o convencimento por artimanhas diplomaticas não surtir efeito.Assim como so eles podem serem fortes pensam tambem que so eles podem poluir e degradar o planeta e o resto do mundo vive fazendo esforço de guerra paliativando suas imposições.Ja cansei de afirmar que não interessa a ONU ter no CS um pais benevolente que se faz voz dos excluidos como o Brasil.

Comentários não permitidos.