Dilma busca na Turquia parceria em jato militar

Na passagem por Ancara, presidente e ministro Celso Amorim começaram a negociar coprodução de aviões de guerra e aeronaves não tripuladas

JAMIL CHADE, ENVIADO ESPECIAL / ISTAMBUL
O Estado de S.Paulo

Com o objetivo de conquistar maior autonomia em setores militares considerados como fundamentais e não ficar dependente de fornecedores estrangeiros, o governo brasileiro parte em busca de acordos estratégicos para a coprodução de jatos de guerra e aviões não tripulados. Na semana passada, o governo de Dilma Rousseff aproveitou a viagem à Turquia para lançar as bases de projetos militares que serão desenvolvidos com Ancara nos próximos anos.

Dilma já havia mencionado a ampliação da frota aviões não tripulados para o monitoramento das fronteiras, como a da Amazônia, e o tema fez parte da campanha eleitoral. Há poucas semanas, a Polícia Federal colocou em operação o primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado, conhecido como Vant. Nos cinco primeiros dias de uso, rastreou mil quilômetros de fronteira com Argentina e Paraguai, principalmente em busca de informações sobre o tráfico de drogas.

Mais recentemente, o Palácio do Planalto aprovou uma série de benefícios de taxas aduaneiras e incentivos para o setor de defesa, também com a meta de fortalecer a produção nacional.

Autonomia

Com os turcos, as conversas entre Dilma, o presidente Abdullah Gul e o ministro da Defesa, Celso Amorim, chegaram a um entendimento de que ambos os países procuram maior autonomia militar.

Um dos principais projetos é o do veículo não tripulado, uma iniciativa dos turcos que até agora compravam a tecnologia de Israel. “Nosso objetivo é o de desenvolver um produto nacional e poucos países estão sendo convidados para fazer parte”, explicou o embaixador da Turquia no Brasil, Ersin Erçin. “O Brasil é um dos parceiros que queremos ter nessa fabricação”, disse.

Outro projeto é a construção de um avião de combate, algo que apenas poucos países hoje têm. “Estamos formando um consórcio para essa fabricação e queremos o Brasil envolvido no projeto”, contou o embaixador, indicando que a reunião da semana passada chegou a um entendimento de que esse projeto irá adiante. Uma das opções seria a de usar parte da tecnologia já desenvolvida pela Embraer.

Da parte dos turcos, o acordo também é visto como estratégico. Desde a adesão da Turquia à Otan, o setor de defesa do país foi sucateado, já que o governo americano decidiu doar armamentos por anos para Ancara. Se não bastasse, os turcos passaram a comprar novas tecnologias de Israel, entre elas a de aviões não tripulados. Hoje, 50% das armas turcas são de fabricação nacional. A meta é que, em 20 anos, 80% do arsenal – aviões e equipamentos – sejam turcos.

Fonte: O Estado de São Paulo via Notimp

38 Comentários

  1. Se fecharem esse acordo, de co-produzir um caça de 5ª geração com os Turcos, dou o braço a torcer, e votarei na Dilma na próxima eleição. 🙂

    Brincadeiras à parte, um acordo desse porte é um milhão de vezes mais importante que a compra de prateleira do FX-2.

    Vamos aguardar e torcer para que fechem esse acordo.

    []’s

  2. Vamos entrar nesse projeto SIM!!! E dar um pé na bunda dos americanos…. se os EUA querem se recuparar da crise, então que cortem os gastos militares como todo mundo faz… não há de ser com a ajuda do dinheiro do povo brasileiro, comprando os dinossauros F18, que eles vão sair da crise…… NOJO DESSES AMERICANOS E DOS ESCOVA-BOTAS CUCARACHAS DELES !!!!!

  3. Estamos dando um passo enorme rumo a evolução Tecnologica Militar, mas será preciso não haver restrição orçamentária para que todo acordo fechado consiga ter seus projetos concluídos.

    Abs.

  4. sinceramente não vejo problema em negociar com a turquia,é um país com problemas aonde vive?é!mas e dai!teremos caças pra substituir,nao precisaremos de fx-3 fora que ja temos experiência em UAV,é uma ótima parceria,quero q continue!

  5. Volto a dizer.

    Turquia, Brasil, Suécia, Coréia do Sul e Indonésia, teriam que desenvolver este caça de 5 geração em conjunto.

    Haveria uma quantidade signigicativa pela demanda, além de proporcionar inúmeras outras oportunidades de negócios para todos os paises em outros produtos militares, envolvendo Submarinos, Radares da familia SABER, misseis anti-radar MAR1, Sistemas Astros III ou Astros 2020, A-darter, treinadores Super Tucanos, KC-390, treinadores avançados KA-T50, Aeronaves AEW, patrulha maritima dentre outros que não da pra citar.

    Isso sim, seria independência.

  6. Falando em reequipamento, alguém sabe informar algo sobre a aquisição de novos meios anti-aéreos, vinculados ao orçamento da copa?
    Nunca mais ouvi falar sobre.
    Sds.

  7. .
    .
    Por mim que fechem os dois acordos, o FX2 e esse ai, afinal um 5° Geração levará no minimo uma década pra ficar pronto… os Mirage 2000 não aguentam tanto tempo assim, serve o FX2 com ToT também…
    .
    Valeu!!

  8. Dilma Ô Dilminha o dinheiro do contribuinte Brasileiro não é capim não minha Senhora para ser gasto em experiencias com quem ainda tenta engatinhar e ainda nem aprendeu a trocar as fraldas….Dilma,ô Dilminha faz o obvio e pega SU35 e SU34 consecionado sob licença feito aqui que a gente aprende fazendo e acorda assessoria com os Russos ´para desenvolvermos 5.0 Nacional minha Senhora.Sei que és inteligente e ousada não embarca na Kaozada do Amorim que esse de defesa entende como o Pelé entende de politica.

  9. Ganhando tempo com bla,bla ,bla tudo papo furado não quer comprar e pronto .Estão se cagando com a crise mundial ,e até as próximas eleições não se fara nada .

  10. 5G turco? rsrs
    quantos aviões produziram os turcos?
    é óbvio que estão sendo enrolados pelos coreanos, os coreanos vão fabricar todo o que seja sensível, todo o que tenha a ver com tecnologia, porque eles sim tem indústria e tem bons custos.
    Acorda Erdogan!
    com os Korea os turcos apenas vão fabricar a embalagem do 5G!

    .
    e vocês querem o Brasil, um país que tem a SEXTA indústria do mundo, corra atrás da Turquia, que por sua vez vai pregar para os corea deixem ‘participar’, meeeu.
    .
    Brasil com experiência em aviação vai participar num projeto onde vai entrar por último, num projeto que já tem um líder: KOREA. Aaaaahhhhh haja paciência!!!!
    .
    Além de tudo, um projeto de todos países que estão no quintal americano! haja mais paciência ainda!
    .
    É óbvio que toda a bicharada, gripeiros, entreguistas, proamericanos CANSEI emos otakus e nerds estão torcendo para entrar nessa furada.
    .
    A Boeing(Rockefeller) seguramente vai fornecer algumas coisinhas, tanto se debatiu do ridículo que seria fabricar F18 o Gripen já que ficariamos dependentes por décadas de peças americanas, e agora a senhora Dilma anda atrás dos turcos! me poupa! o PT não topa ir além da Otan.
    .
    E tem colegas como maluquinho que acham que o PT, Amorim etc vão comprar SU35! É importante ver a realidade o PT não é comunista nem prosoviético, e mais, os soviets já não existem!
    .
    A independência militar brasileira não virá deste PT, talvez se mudasse a correlação entre as correntes internas do PT, alguma linha mais parecida com o PCdoB, poderia ser um pouco mais nacionalista e guerreira.
    .
    O PSOL também não presta, obviamente, porque não tem visão do que está acontecendo no mundo nem tem interesse em entender, pra eles é todo luta contra os empresários.
    E os tucanos-dem-kassab e Marina que tem uma mesma linha enquanto a entreguismo para os americanos, obviamente tb não presta, ou joga contra.
    .
    Vejo uma tendência clara de união entre nacionalistas de esquerda e nacionalistas de direita, ou talvez já não tenha sentido falar nesses termos.
    .
    São caras que acordaram, que entenderam que antes da luta contra os empresários está a luta pela sobrevivência do Brasil, e no caso da direita que não dá continuar sendo proamericanos quando os cenários de conflito mais prováveis são com a Otan, e que também não dá seguir com o anticomunismo da época da guerra fria, porque simplesmente o comunismo caiu, foi embora.

    Mas sou otimista,
    vamos prevalecer e vamos recriar o IMPÉRIO DOS TRÓPICOS.

  11. Esse acordo se for feito vem tarde de mais isso deveria ser feito uns 10 anos atrás nós perdemos oportunidade de entrar no projeto do T50 russo e indiano quando conseguimos fazer essa aeronave voar os outros paises vao ter sua forças áreas equipadas com caças de 6º geraçao vamos ficar com um passo sempre atrás.A FAB precisa de caças agora nao daqui 15 anos.

  12. Mano É PRESIDENTE NAO ” PRESIDENTA ” educação e alfabetização em 1 lugar. ” guuh ” mas na moral se corrige ai.

  13. Sera que o jogo é este? vão dar meia vida nos mirrage que parece vai acontecer, e participar com os Turcos no desenvolvimento deste novo caça. Então vamos ficar com o nosso F5-M e os mirrage por mais 15anos todos os caças de 5ªgeração já estarão operacional partindo pra 6ªgeração vamos ficar como estamos, sempre atras por mais décadas.

  14. Na verdade Dilma não quer comprar nenhum caça para FA, se ela escolhe-se um dos competidores do FX2 ou SU 35B teria que comprar agora. Por esse motivo quer entrar no projeto KTX, nenhum caça demora menos de 10 para sair do papel e entrar em estado operacional. Esse KTX vai demorar no minimo 15 anos !.

  15. Fizeram uma pergunta interessante, a turquia tem expertise em aviação?
    A koreia do sul não é um lambe-saco yanke?
    A turquia é uma especie de cavalo de troia?
    varias duvidas, mas… se pudessemos fazer como a EADS fez com o typhoon, axo que todos ganhariam

  16. @Akiles Fica de boa amigo, apenas escrevi como ela quer ser chamada, tbem prefiro ” A PRESIDENTE”, falando em educação eu faço engenharia,e mesmo fazendo “EXATAS” sei que as duas escritas estão corretas.

  17. Espero que o Brasil apresente aos Turcos o vant FALCÃO da Avibrás , quanto ao CAÇA Turco , acho que a melhor opção para o Brasil ,seria capacitar a AVIBRÀS para o desenvolvimento conjunto & fabricação desses caças .
    Só assim teremos domínio da tecnologia e inclusão de tecnologia 100% nacional no projeto , pois a Montaer ( Embraer ) , não tem interesse de adicionar tecnologia nacional ou de empresa nacional em projeto algum . Exemplo disso é o projeto KC-390 .
    Vamos capacitar a Avibrás para ser uma nova fabricante de aviões no Brasil , e por falar nisso , o nome avibrás vem de Aviões Brasileiros.

  18. MILTON…Meu amigo não me iludo em ideologia e to nem ai se Russos comem criancinhas ou não mas sim que a China e a India hoje são potencias atomicas e aeroespaciais graças a tecnologia Russa e nada a mais.Que Brasileiros e ate mesmo esse governo do PT são uns derrotados submissos,ladrões e prostituidos isso não precisa voce me dizer meu caro. Não me iludo por palanqueiros e papinhos de palanque e bandeirolas partidarias pra mim não servem nem mesmo como papel higienico amiguinho.Voce fala de emos cansei e etc mas voce mesmo ainda não conseguiu sair da trincheira e se livrar dos fantasmas passados rsrs

  19. Parceria na produção de Vants pode até ser..agora avião caça?? Kkkkkkkkkkkkkkkk…vai enganar outro Presidenta. Não consegue nem comprar 24 com tecnologia ultrapassada, vai querer convencer que vai projetar e fabricar alguma coisa? São uns piadistas…

  20. Boa noite,

    1º- O correto é Presidente e nunca presidenta, da mesma forma como não existe o substântivo sapa mas apenas sapo. Quem insiste nessa aberração gramatical, presidenta, está apenas mostrando seu grau de ignorância.

    2º- O KC-390 é concepção (projeto altamente tecnológico) e patente brasileira, se a tinta ou o arrebite é made USA ou etc, isso não importa, o importante é que ele é criação e grife EMBRAER. Contudo há os que ainda não entendem de consultoria e sustentabilidade comercial neste site.

    3º- Maluquinho… não tem jeito… é justamente por esse bando de antas, que aparecem em manada, às vezes, aqui nos comentários, que nosso país não é o que era para ser, já.

    4º- Trocar uma aliança aeronáutica com os russos (experts em jatos, mísseis, turbinas etc) pelos turcos (sem a mínima tradição em nadica de nada dessas áreas) é no mínimo um chute na boca do estomago dos brasileiros sérios.

    5º- Aliança tecnológica com quem sabe menos e tem também menos poder econômico do que nós??…kkkkkk!!!!!!!

    6º- É para autoafagar o ego (fantasioso) de país potência brazuca (A papagaio de pirata incentivando o progresso científico de outras nações)??..kkkkkkk!!!!!!!!

    7º- Os USA, ao não confiarem no Brasil, nos oferecendo o ultrapassado F-18, e não o F-35 ou F-22, mostram serem uns tolos. Pois com o Brasil eles formariam uma aliança invencível.

    8º- E já que é assim que eles querem, estamos no nosso direito de também termos uma série de cuidados e preocupações com eles. Mas daí a fazermos alianças com uns pífios países, já é demais. Dilma e Amorim, por favor, sejam mais producentes nesses intercâmbios internacionais. Coisa que até agora está difícil de acontecer. Afff!!!!!

    Com Dilma e Amorim, viajando, com nosso dinheiro, tipo as tontas por aí, só me resta uma coisa, vou continuar gargalhando… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Essa história dos caça tá muito nebuloso, ninguém sabe o que essa mulher pensa a respeito, deve ser uma pacifista querendo só fazer macroeconomia!Comprando da russia, ou fazendo consorcio pra desenvolver tecnologia, em todo caso vai ter que gastar dinheiro, e muito, isso é exatamente o que ela não quer, puxa qto ela vai deixar de investir no bolsa miséria por investir em caça!

  22. Concordo totalmente com vc maluquinho e com o Editor Pinto, seria ideal para o Brasil fazer uma parceria com a Sukhoi com o apoio do governo russo.
    .
    A Russia vai ter muito dinheiro por muito tempo[gás/petróleo] (entanto ninguém decida “exportar a democracia” pra lá rsrs)
    é um parceiro ideal, porque os investimentos em defesa nas próximas duas décadas vão estar na ordem de TRILHÕES, precisamos um país rico para desenvolver projetos em conjunto (imagina os gripeiros que seu país, além de pequeno, nem compra o NG).
    .
    Como vc sempre coloca Maluquinho dona Dilma deveria olhar para Moscou, mas isso não vai acontecer.
    .
    Rafale só para receber algo de tecnologia, NUNCA para EMBRAER, o negócio da Embraer agora é vender knowhow na surdina, ou seja está queimando seu capital tecnológico.
    Obviamente, o mesmo vai fazer com o que aprenda do Rafale, o Rafale tem que ser como colocou Al Carvalho faz muuuuito tempo para uma SEGUNDA EMPRESA DE AVIAÇÃO, sob controle do estado brasileiro, golden share+50%+1 das ações com direito a voto.

    Como comentei faz muito tempo os países europeus, Alemanha França Holanda Itália Bélgica não tem futuro, aos poucos vão ir ficando de lado enquando a desenvolvimento militar.
    Hoje por exemplo li que FECHOU a SAMP, a fabricante de bombas MK, agora Rafale e França ficaram sem bombas, vão ter que comprar do dono do pedaço (EUA).
    .
    Europa não passa de quintal dos americanos, os europeus sempre falaram que nós éramos o quintal do tio Sam, mas parece que são eles, imagina nenhum país latino tem 227 bases americanas como tem a Alemanha, fazemos um gritaria porque a Colombia autorizou 7.
    .
    Eles são o verdadeiro quintal dos americanos, não prestam como parceiros, mas igual seria interessante trazer o Rafale para o Brasil, como um primeiro passo para um desenvolvimento próprio, talvez quem deveria desenvolver um CAÇA seria a Marinha, deixar a FAB comprar esses Gripen que foi a ver o Brig Saito.
    .
    Dona Dilma deveria pedir para a Marinha desenvolver aviões caça e UCAVs, e a FAB que use o que a Marinha desenvolva, ou que faça a famosa parceria Saab-Embraer, mas só para a FAB, a Marinha merece um bimotor e “discos voadores”(Vants).
    A Marinha é muito profissional, denunciou as mentiras da Folha, quando a Folha e outros se opuseram ao desenvolvimento de submarinos nucleares (6 segundo projeta a MB).
    Aqui muitos CANSEI em 2009 entravam e diziam, quem tem que decidir que CAÇA comprar são os pilotos blablabla
    Se confirma o que comentamos vários aqui naquela época, não é uma `compra` e deve ser decidida pelo governo eleito, levando em conta todo o que estamos falando, “comprar o mais barato” como queria a FAB é algo que hoje se ve claramente que está relacionado com a proposta do Fernando Henrique Cardoso de não desenvolver militarmente o Brasil, porque para isso está tio Sam, “devemos ser uma Canadá” da vida.
    —–
    Alex Jones: “A Queda da República”
    http://www.youtube.com/watch?v=d3F0eTB5pio
    Os que não assitiram Obama Deception pensando que era só do Obama, não deixem de assistir porque não fala só do Barack. Esses documentários deveriam ter link na primeira página do PB, assim a gente poderia recomendar.

  23. Ótomo esse acordo, galera!!
    Estão vendo o que levou a Turquia ficar dependente da OTAN
    defasou-se.
    Agora com a competição crescendo contra Israel, podendo degenerar até em guerra. Dilma e Amorim não perderam tempo. Bem fizeram!
    Esse caça ainda vai demorar um pouco, o Brasil vai ter de comprar algo antes…

  24. quem disse que mulher não entende de armas?de estrategia de defesa?e quem disse que mulher não gosta de armas?muito bom brasil,temque começar a buscar,a desemvolver tecnologia mais longe pocivel dos eua.

Comentários não permitidos.