O que é "Pré-Sal"? Vale o investimento? Quais os riscos?

http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/09/plataforma_construindo.jpg

Veja no vídeo abaixo os desafios que o Brasil terá de enfrentar para conquistar este tesouro que esta escondido a 7 mil metros de profundidade.

30 Comentários

  1. não é por acaso que a EMBRAER está chamando pra trabalhar engenheiros naval lá no site dela. A complexidade e grandeza da operação exige muito conhecimento. O melhor do melhor do mundo…

  2. caiozin Pelo menos 1 ao meu lado! Vamos Osorio! Vamos voltar com toda tecnologia e pesquisas… Nosso melhor tanque de combate e imbativel!. Volta Osorio

  3. Eu estou na campanha: *** Calma Colegas ***
    Tenho percebido a necessidade de arrefecimento da necessidade que alguns aqui expôem do Brasil se armar mais ainda.
    Ora, na verdade nosso país não tem inimigos no mundo. Mesmo a Alemanha, na SGM, queria apenas uma relação mais próxima com nós, lá pelas terras de Santa Catarina e RS, contudo, más línguas interpretaram tudo errado. Os próprios navios mercantes que foram afundados então, até hoje ninguém pode provar que foram torpedos alemães os culpados.
    A realidade (pode ser difícil de digerir para os senhores do apocalípse) é que do jeito que está, com um punhado de navios – submarinos – aviões, tudo do tempo do epa, as coisas militares no país estão sendo feitas com todo bom senso e racionalidade.
    Só como exemplo de como nos querem bem lá fora…
    Domingo passado estava, de manhã, assistindo na tv um programa de pesca na amazônia quando apareceu a propaganda de uma empresa de turismo, nela havia um barco de grande porte (uma gaiola moderna), todo branco, com uma bandeira tremulando num pequeno mastro na proa. Pois essa bandeira tinha no sentido horizontal duas cores: uma metade vermelha e a outra branca; e no canto superior colado ao mastro: um quadrado azul com uma estrela branca. Se não estou enganado era essa a configuração exata. Mas o que tem isso de importante, ora é um claro sinal estilizado (codificado)de bons laços de amizade mimosa com nossos amigos da bandeira estrelada do norte. É ou não é? Claro que é.
    Por isso pessoal vamos parar de exigir despropósitos de gastos com armamentos sem fim. Essa história de entreguismos e casa da mãe joana é tudo conversa fiada.
    O que há é amizade sincera dos outros países com o Brasil, e ninguém quer o nosso mal.
    O único grande problema do nosso país é a quantidade de gente desocupada que existe aqui dentro… e que sem mais o que fazer ficam perseguindo todo mundo… desde os pobres e sacrificados políticos até povos no estrangeiro. Talvez um dia eles parem de escrever bobagens pelos muros, paredes e internet.

  4. Eu nao entendo porque a gasolina no brasil é mto cara sendo que produzimos mto petroleo e ainda temos a produçao do alcool. A sociedade brasileira vai ter que fiscalizar este tesouro para ver seus lucros sao mesmo para o beneficio do povo brasileiro se nao ficarmos espertos e cobrar dos politicos e governantes eles vao fazer igual o mágico MISTER M vao fazer desaparecer esta grana todo claro para os bolsos deles

  5. Respeito sua opinião, mas discordo de vc ViventtBR.
    Lembre-se que os EUA eram aliados do Iraque até pouco antes da guerra do golfo, a Alemanha e URSS tinham um pacto de não agressão até 1 dia antes da operação barbarossa.
    Muitas guerras acontecem sem aviso prévio e o Brasil tem que se armar sim e até os dentes.


    Ps. E o Iraque era um país soberano antes da invasão da coalisão.

  6. “Eu estou na campanha: *** Calma Colegas ***
    Tenho percebido a necessidade de arrefecimento da necessidade que alguns aqui expôem do Brasil se armar mais ainda.”

    perai,mas desde quando estamos “bem armados”??????

    sim,porque na sua visao o Brasil ja e uma superpotencia nao?

    a verdade e que estamos virtualmente indefesos e precisamos sim nao apenas de um grande arsenal belico convencional,mas tambem de um grande arsenal nuclear.

    acorda povo!

  7. Pensei que o assunto fosse o Pré Sal…
    Acredito que valha a pena, do ponto de vista acadêmico e tecnológico. Sob o aspecto econômico, sempre há um estudo de viabilidade da exploração, ele é que vai determinar quais poços são viáveis (li num lugar que há campos que não despertam o interesse da Petrobras e nem da iniciativa privada).

    A “amizade” despretenciosa do norte não lhes dá direito de xeretar onde não devem. Vejam o caso de boicote de Belo Monte, um papelão, eles tiveram que se retratar (eles: ONGs de fachada financiadas com dinheiro estadunidense). O Brasil precisa sim fazer umas comprinhas nos países dos BRICS, coisa graúda e procurar desenvolver aqui o que podemos, buscar parcerias REAIS, não as que temos com um certo país do norte (escambo, mero escambo). Claro, precisamos manter o escambo para dizer que somos amigáveis (eu disse amigáveis, não paus mandados).

  8. Armas? Nada de exagero.
    Uma esquadra digamos 50% da americana…
    250 caças top?
    mais uns 450 low…
    Mísseis? Nada além de 7500 km, pois seria exagero, claro, sem contar os menores de todos tipos…
    6 subs nucleares, mais algumas dezenas de convencionais…com seus respectivos torpedos, etc…
    Além disso e mais alguns detalhes nas forças terrestres, realmente acho que não devíamos gastar com armas.
    Países amigos? é…
    Vai nessa…
    Se vis pacem, parabellum
    Quem tem o que perder, tem que proteger…

  9. Vale se o petroleo se manter acima de $50 dolares o barril.
    O outro fator importante e que a ONU nao reconhece o direito de nenhum pais explorar as riquezas maritimas onde hoje a Petrobras tem o pre-sal. 350 km. Nunca foi aprovado e ai inclui os EUA com sua IV Frota.

  10. O pre-sal só valerá a pena se seus lucros forem aplicados no BRASIL,de nada adiantará essa riqueza toda com a população pagando um alto preço pelos derivados do petróleo e as riquezas acabarem caindo nas mãos dos gringos!

  11. Campanha *** Calma Colegas ***
    É… o assunto era pré-sal, mas já que tinha uns cumpadi falando do falecido osório…
    E eu to de saco cheio com nossa fragilidade de defesa…
    Saiu aquele rascunho tipo… não vejo saida desse poço.

  12. Volta Osório nanda!! MBT é segundo plano para nós. O “negócio” são os Mísseis, os 300km do Matador é pouquíssimo ainda, a meu ver deveríamos ter mísseis de cruzeiro com alc. de uns 1500Km, que comportassem ogivas nucleares táticas (5~25 Kt).
    E &%#@-se TNP e MTCR

  13. Quando nós extrairmos este petróleo seremos grandes .Mas ai as grandes nações farão combustíveis alternativos com ja se tem hoje mas não em grande escala .O nosso melhor combustível é o álcool ,pena que esta nas mãos de grandes usineiros .

  14. Ahhhhhhhhhh. Eu também estou amando.
    Eu também quero ser da paz e amor, beijos pros nossos inimigos ocultos que nunca existiram, era só imaginação.
    Muito boa invertida ViventBr. Deu pra entender.

  15. Temos que fechar uma grande parceria com o Tio Sam,tipo:
    30% de todo petroleo comprado do Brasil será beneficiado aqui,10 na refinaria de Pasadena que a petrobras detém 50%,para isso a bancada TEXANA daria apoio,e a outra condição seria fixar um valor mínimo de 80 dolares o barril,gerariamos empregos nos E.U.A,com parte da demanda que teremos por alta tecnologia de lá e parte aqui,o TIOSAM GANHARIA pelo fato de ter que reduzir suas guerras por petroleo,teria um fornecedor estável,eles abririam mais o mercado para nós,seria algo ao nível dessa antiga parceiria entre Brasil e E.U.A :

    http://www.youtube.com/watch?v=JLVkLl-JI2w

  16. Meu Deus……..ninguém percebeu o tom de sarcasmo no cementário do nosso amigo ViventtBR?????…….caramba Povo…..interpretação de texto é importante…..

  17. O pré-sal está dentro dos nosso limites. Os 350km que o Brasil clama para si é reserva para evitar invasão do território marítimo.

  18. Não…não vamos investir nisso não!Vamos logo entregar aos desenvolvidos do norte, porque vai dar muito trabalho e pouco ou duvidoso resultado, vamos pedir a eles que só reservem as praias pra nós no entorno, para não fazermos nada nos finais de semana e torcermos pela seleção brasileira!Claro que é piada!

  19. Srs,Lucas e Caiozin, eu estava justamente pensando em fazer uma campanha pra ver se tem alguma empresa que se digne a retomar o processo de fabricação do melhor do mundo o ” OSÓRIO “, to dentro.



  20. fabricar tanque de guerra… alguem se lembra do Iraque na 1ª invasão…

    tanques são uma velharia … so servem para passar por cima de chines decidente.. massacrar o próprio povo.. etc

    na Libia os pilotos dos EUA..sic..mercenarios..ops.. OTAN..rsrsrs.. apostavam quantos tanques destruiriam a cada incursão… tipo PS3 mode hack.. perde nunca …FATO!!!

  21. Pelo o que estou vendo nesse filme, há muito petróleo no pré-sal, mas não é essa a melhor maneira de explorá-lo. Temos que passar a trabalhar a 2000 metros de profundidade,e esquecer a superfície. É nessa hora que vai ser útil ao meu sistema de blindagem de altas pressões, semelhante ao que os animais abissais utilizam.

  22. Ora, ora, eles aqui não estão querendo fazer tanques, imagine misseis de alcance continental ou até mesmo com alcance até a padaria da esquina, fecha a boca e presta atençao meu camarada.

  23. * Contra a campanha do Osório….sou mais o Astros 20/20..
    *
    Osório????….defasado em pelo menos 25/30 anos…..e 90% fabricado lá fora…..só montado aqui….O futuro é dos Helis….aviões …….subs e soldados bem preparados e armados…..
    Deve dar uma raiva tremenda perder um M1Abrams para uma RPG…….ou um apache para um IGLA…..
    Tecnologia portátil para os soldados…..isso sim é defesa….
    Quanto ao pré-sal…..quando o Brasil acordar, já vai ter carro rodando a hidrogênio aqui…..ou elétrico….
    *
    Acorda Brasil…….(alguém joga água na cama deste dorminhoco aí por favor)…

Comentários não permitidos.