Medvedev pede à Otan que crie escudo antimísseis russo-europeu

http://blog.heritage.org/wp-content/uploads/2009/08/missile_defense090417.jpgO presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, enviou neste sábado uma mensagem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pedindo a criação de um escudo antimísseis europeu em estreita cooperação com a Rússia, informou o Kremlin em comunicado. “O sistema antimísseis europeu só poderá ser eficaz e viável de verdade caso a Rússia participe de um plano de igualdade”, diz a carta enviada por Medvedev ao Conselho Otan-Rússia.

O líder russo ressalta a “necessidade de garantir de maneira segura que o desdobramento do potencial antimísseis na Europa não altere o equilíbrio estratégico e não seja dirigido contra alguma das partes”. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas russo, o general Andrei Makarov, pediu recentemente à Aliança Atlântica garantias jurídicas de que o sistema antimísseis da Otan não irá minar o potencial estratégico russo.

Por sua vez, Medvedev “corroborou o anunciado (na cúpula Otan-Rússia de 20 de novembro passado) em Lisboa sobre a disposição da Rússia de assumir a responsabilidade sobre a manutenção da estabilidade e segurança estratégica, inclusive a formação de um sistema antimísseis conjunto na Europa”, indica a mensagem.

A Rússia criticou nas últimas semanas tanto a Otan quanto os Estados Unidos por manterem os planos de criação de um sistema antimísseis continental sem ainda ter respondido à proposta lançada em Lisboa por Medvedev. Na ocasião, o chefe do Kremlin propôs aos países aliados um sistema antimísseis conjunto, no qual a Rússia se encarregaria do flanco norte continental. Medvedev advertiu que, se não houver acordo em matéria antimísseis, o mundo poderá testemunhar uma nova corrida armamentista, similar à protagonizada por Moscou e Washington durante a Guerra Fria.

O embaixador russo na Otan, Dmitri Rogozin, se mostrou na mesma linha. “O sistema antimísseis na Europa é possível ou com a Rússia ou contra a Rússia. Não há outra possibilidade”.

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. Caro Nick brinca não!!!!

    No segundo Acordo de Khitomer, ocorre a União definitiva entre os Klingons e a Federação, entram para Confederação, após ataque covarde dos Romulanos aos Klingons, quem fará o papel dos Romulanos??? KKKKKKK

  2. Caro Nilo,

    Os Romulanos foram inspirados em um certo povo de olhos puxados … hehehehe

    Os chineses só não tem orelhas pontudas 🙂

    []’s

  3. “O sistema antimísseis na Europa é possível ou com a Rússia ou contra a Rússia. Não há outra possibilidade”
    Essa sim é briga de cachorro grande.
    Duvido muito que a OTAN e a Rússia entrem em comum acordo nessa questão… vamos aguardar as próximas notícias.

  4. Estes assuntos ja eram tratados desde o governo Putin,foi uma atitude correta que os Russos diante de ameaças crescentes na regiao.Acredito que a maior ameaça nao vem dos chineses,simplesmente porque os chineses sao civilizados e querem prosperidade,ao contrario ha naçoes na regiao que estao sofrendo um processo lento e definitivo de retorno para a idade da pedra.A insanidade mental ativou genes responsaveis pelo retrocesso evolutivo!

  5. Caro jose Carlos P fala con os Tibetanos de como os chineses são civilazados ou com os pais dos estudantes mortos em Tianamem, não existe um goberno civilizado todos pucham a sardinha para o seu lado
    abraço

Comentários não permitidos.