Expo Aero Brasil acontecerá em julho de 2011

defensivos_aviacao83SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – Os organizadores da Expo Aero Brasil 2011, feira internacional de aeronáutica que será realizada pelo quarto ano seguido na cidade de São José dos Campos, em julho do ano que vem, esperam receber um público de mais de 50 mil pessoas. Com dois novos pavilhões, a edição de 2011 do evento irá dobrar de tamanho, segundo Décio Corrêa, diretor da Trade Fair Promoções e Eventos, empresa responsável pela feira.

Na edição da feira deste ano, em junho, o evento recebeu público estimado em 35 mil pessoas, e o encontro viu um crescimento no âmbito familiar, além de empresários e profissionais do setor e aficionados por aviação, na visão de Corrêa. “A próxima será a Expo Aero dos quatro Fs, em inglês, Finance, Family, Friends e Fun”, diz o empresário, ao fazer um tipo de alusão ao novo conceito da feira, que busca reunir um público cada vez mais eclético mas ligado ao tema da aviação, seja por negócios, algum membro da família, grupos de amigos ou apenas por hobby.

Um dos novos pavilhões, batizado de Fly Market, será um espaço destinado a pequenas empresas e com preços de estandes mais econômicos. O local poderá abrigar, por exemplo, escritórios e representações comerciais de empresas que não possuem unidades industriais no País.

O evento chama cada vez mais a atenção do mercado, e a Expo Aero 2011 foi lançada no início do mês de outubro, para um público formado por empresários, representantes de entidades de classe e da administração municipal.

Durante o lançamento da feira, Décio Corrêa disse que a Trade Fair agora conta com a participação da Exponor Brasil, empresa de origem portuguesa especializada na organização de feiras profissionais e eventos, com mais de 40 eventos realizados desde que se instalou no País, em 1999. “Estávamos precisando de expertise e estrutura internacional para crescermos”, diz Décio Corrêa.

Na edição da Expo Aero deste ano, o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) e o cluster aeroespacial (polo setorial de empresas) francês firmaram um forte acordo de cooperação visando principalmente futuras parcerias tecnológicas entre as empresas dos dois países e programas de treinamento. O grupo de empresas francesas reúne mais de 5 mil estabelecimentos, a maioria (80%) de pequeno e médio porte. No Brasil, os fornecedores da cadeia aeronáutica somam aproximadamente 50 empresas.

A feira foi realizada entre os dias 17 e 20 de junho passado, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e movimentou o equivalente a US$ 40 milhões em negócios nos quatro dias do evento, que reuniu 152 estandes, representando aproximadamente 350 empresas de mais de 30 países. Além dos negócios, a feira também proporciona apresentações aéreas ao público, de cerca de 35 mil pessoas.

Cidade-sede

No ano passado os organizadores da feira anunciaram que São José dos Campos seria a partir de então a sede permanente da Expo Aero Brasil, evento apoiado pela Prefeitura de São José dos Campos. A edição de 2010 foi a terceira realizada na cidade. A Expo Aero Brasil surgiu em 1997, em Sorocaba (SP), e depois de dez edições foi transferida para o CTA.

Considerada uma das principais feiras aeronáuticas da América Latina, a Expo Aero Brasil estimula negócios em vários segmentos do setor, como aviação executiva, agrícola, militar, desportiva, manutenção e carga aérea. O público é crescente e cada vez mais interessado. Em 2009, o evento foi visitado por aproximadamente 25 mil pessoas, conforme os organizadores.

Entre os expositores das edições anteriores da feira estiveram Embraer, Azul Linhas Aéreas, Trip, Air Jet, Goodyear do Brasil, Air Mod Consulting, Embaixada da França e Embaixada da Polônia, entre outros.

Como parte da programação da feira deste ano, dez alunos da rede municipal de ensino fizeram um voo panorâmico sobre a cidade. Eles ganharam a viagem como prêmio em um concurso de desenhos, o Voa Brasil, promovido pela empresa organizadora da Expo Aero Brasil.

Os voos tiveram duração média de 20 minutos e os alunos foram acompanhados dos professores. A experiência foi relatada pelos alunos em sala de aula como forma de incentivar a participação dos estudantes em projetos especiais. O tema desenvolvido foi “Lá de cima eu vi”. Além deles, outros 40 estudantes da rede e professores das respectivas escolas participarão da “Oficina de Pinhole de Fotografia Aeronáutica”, realizada também durante o evento. As atividades fizeram parte do projeto “De Mãos Dadas com o Futuro – Ação Decola Escola”, promovido em parceria com a Prefeitura visando promover novas atividades focadas na temática aeroespacial.

Na cerimônia de abertura da Expo Aero, os alunos da rede municipal foram representados por um embaixador. Paulo Eduardo de Oliveira Ferraz, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Lúcia Pereira Rodrigues, foi convidado a representar os colegas e ocupou o palanque ao lado das autoridades convidadas.

Visite o site da EAB 2011

Fonte: Diário Comércio, Indústria e Serviços, 8 de outubro de 2010, Geev – CTA