De olho nos caças, primeiro-ministro da Suécia vem ao Brasil

http://www.saabgroup.com/PageFiles/35194/_NR_rdonlyres_0E684A5D-842A-4A66-BB34-66D0860FB588_8946_Gripen_for_Brazil_360.jpgFredrik Reinfeldt irá também inaugurar o centro de inovação da Saab em São Bernardo do Campo

Ana Clara Costa

Defesa

No próximo dia 17, o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, chegará ao Brasil para se reunir com a presidente Dilma Rousseff. O objetivo da visita vai muito além de um mero compromisso diplomático. É que a empresa sueca Saab concorre, junto com a francesa Dassault e a americana Boeing, na licitação para o fornecimento dos caças à Força Aérea Brasileira (FAB). Por isso, tal como o presidente Barack Obama que trouxe ao país em sua comitiva, em março, executivos da Boeing para estreitar laços com o Ministério da Defesa, Reinfeldt também aproveitará para fazer sua campanha.

Na ocasião da visita, o premiê irá inaugurar o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, em São Bernardo do Campo (SP). Criado com um investimento de 50 milhões de dólares do próprio governo sueco e da Saab, o centro funcionará independentemente do resultado da licitação da FAB. Com isso, a empresa, que concorre com seu caça Gripen, é a única das três concorrentes a concretizar investimentos no país antes mesmo do resultado da licitação, que, segundo a presidente Dilma, foi postergado para 2012 em razão do corte orçamentário deste ano. Apesar do foco no setor aeroespacial, o centro também visará a cooperação tecnológica entre Brasil e Suécia nas áreas de inovação urbana e segurança civil.

Disputa acirrada – Com o aumento do prazo para a decisão sobre os caças, as concorrentes têm este ano para convencer o governo de seus respectivos atributos. A Dassault, que era a favorita durante a gestão Lula, voltou ao ponto de partida com Dilma, ao lado das outras companhias. Em paralelo, a empresa francesa tem aproveitado a liderança do país nas forças de coalizão na Líbia para mostrar ao mundo a potência de seu caça, o Rafale. A Dassault também tem feito eventos com empresários de diversos estados brasileiros para firmar acordos de cooperação que se concretizarão somente se o Rafale for o escolhido. A empresa ainda não conseguiu vender seus caças a nenhum país estrangeiro e, ante a indefinição brasileira, tem estreitado conversas para tentar selar negociações com os Emirados Árabes.

A Boeing – a mais discreta das três no que se refere à venda dos caças – não tem promovido eventos; não se comprometeu, até agora, com nenhum tipo de cooperação bilateral; e tampouco tem cedido no pleito de transferir tecnologia ao Brasil caso seja escolhida. A dificuldade para os americanos está em abrir pontos militares estratégicos durante o processo de transferência. E, finalmente, a venda dos 36 caças para o Brasil representa uma pequena parcela dos mais de 400 caças F-18 que a Boeing já vendeu pelo mundo.

Fonte: Veja via NOTIMP

25 Comentários

  1. Continuo apoiando esse caça no FX-2. Na verdade gostaria de ver os recursos em direção ao FS2020, que ainda está em uma fase inicial, e em parceria(SAAB/Embraer) desenvolver o mesmo.

    Mas gostaria de ver mais apoio da Suécia também, fazendo encomendas firmes do mesmo (o desenvolvimento eles estão pagando), para não ficarmos sozinhos nessa empreitada, visto que a Índia se foi.

    []‘s

  2. Que grande perda de tempo. Brasil nao precisa de Avioes de treinamento Avancado. Precisamos de Cacas serios.Please Mr Freddick, aproveite as praias e uma cerveja gelada e diz ao governo sueco que o Brasil, de acordo com Dilma, ta duro!

  3. Deixa vir gente, na altura do campeonato, tirando o F18 qualquer um dos dois tá ótimo. Olha que já estamos reformando nossos caças pela enésima vez. Até tucano já tá começando a cair.

  4. Parece que caiu a ficha em Veja,e eles perceberam que o velho e cansado F-18 tem poucas chanches na disputa,mas mesmo assim presta vassalagem ao patrão “E, finalmente, a venda dos 36 caças para o Brasil representa uma pequena parcela dos mais de 400 caças F-18 que a Boeing já vendeu pelo mundo.”

  5. sai fora lixo sueco, esse fiasco não convenceu na India, não adianta tentar aqui de novo.
    produto ruim é difícil de engolir..

  6. Só o fato do Gripen te sido selecionado mostra como ninguém leva a serio a defesa do Brasil nem os políticos nem os militares (FAB).
    Se o negócio é preço então selecionassem o F-16, J-10 ou o Mig-29/35 se é para aprender “fazendo” então que fosse de PAK FA, mas em todas as situações o Gripen me causa tristeza não é o mais barato não é o melhor e nem é o mais moderno (muito longe disso). Francamente o Gripen NG ilustra muito bem a FAB, pois os dois têm tudo a ver, ou seja, só existem no papel.
    Como a FAB tem coragem de selecionar um avião que nem existe e dizer que ele é barato ou que ele satisfaz as necessidades?
    Reclamo muito dos políticos, mas nossos militares também merecem boa parte de minhas criticas, já passou da hora de alguns oficiais se aposentarem e deixarem o lugar para pessoas mais serias.
    Sempre admirei a FAB, mas hoje tenho profunda vergonha.

  7. O FS2020 é um conceito sueco de caça de 5ª geração. Está em estudos e poderá (porque pode ser que esse projeto seja abandonado em favor de um caça de 5ª geração PanEuropeu).

    Conceitualmente ele seria muito mais negócio para o Brasil e FAB, visto que se participássemos nesse projeto teríamos um aprendizado real desde a concepção, detalhamento, desenvolvimento, integração, testes e homologação de um caça. E 5ª geração ainda por cima.
    Mas seria algo para 2020/25, não 2016 que é a previsão do FX-2.

    Alguns desenhos do conceito está no link abaixo:

    http://www.aereo.jor.br/2011/01/08/fs2020-um-conceito-sueco-para-um-caca-de-quinta-geracao/

    []’s

  8. Eles desistiram da Índia, pois a mesma os colocou no seu devido lugar, ou seja um caça ao nivel do Hall Tejas. Agora vem eles aqui querendo empurrar essa porcaria, e ainda tem gente acreditando num gripinico de 5ª Geração, se o NG não saiu do papel, tem dó.

  9. Hummmm veio o oficial de defesa Frances,o embaixador Americano extra-oficialmente e agora o tolo Sueco eaee Titia Dilminha o que justifica deixar o Brasil sem defesa heim,a contenção de gastos no que vai ser pago no futuro né com varias parcelas né mesmo…O FX1 foi o mesmo motivo….Sabe se tivermos caças seremos meramente montadores e revitalizadores de F18 careca e nada mais…PAIS GOVERNADO POR TRAIRAS COVARDES QUE SE VENDEM FACILMENTE.FRANGOS QUE AO CANTAR DO GALO FOGEM CACAREJANDO PRO MATO PARA POR SEUS OVOS.

  10. SU35BM ou RAFALE Dilminha cara de broa.Tchutchuca de validade vencida.Aproveita e faz o jogo tambem da BOCA MURCHA KIRCHNER JA QUE FEZ DO PARAGUAI.Distribui cestinhas basicas para calar os tolos.

  11. Os suecos fabricam turbinas de aviação ?
    Os indianos e chineses estão fabricando.
    Parece que os suecos utilizam muita tecnologia americana e de outros países em seu caça.
    Acho que não devemos descartar a parceria com os suecos, mas não podemos aceitá-la como monopólio.

  12. CARL94FN concordo quase em tudo com voce meu amigo mas a FAB que era pra ter poder de escolha não tem e por isso não pode ter culpa de nada meu amigo e muito pelo contrario acabara sendo vitima dos prostituidos.Se escolherem o Rafale eu aceito numa boa mas se optarem pelo F18 sera por pura subjugação e não se alegrem com o suposto reconhecimento da VEJA em achar que o F18 tem chances remotas porque os EUA não trabalham em licitações de forma a promoções midialiticas e sim nos bastidores e jogando de todas as formas inclusive de formas sujas com pressões e manipulações.Temos ainda a possibilidade do SU35BM fabricado do zero aqui e com associação de desenvolvermos com assessoria Russa um caça de quinta totalmente nacional.Rafale ou SU35 seriam os opções mais sensatas ao Brasil embora eu reconheça no programa NG um bom pacote de oportunidades futuras.Devemos sim buscarmos independentemente do resultado tecnologias reversas não so de vetores aereos mas de defesas antiaereas tambem….Sra.Dilma Rousseff não sou injusto e sou talvez o que mais te defende aqui neste espaço mas minha fidelidade a ti tem um preço a atitude que espero que tenha e 2012 é o limite.Depois disso dependendo de seus resultados teras um amigo ou um ferrenho inimigo.Ate la minha senhora selinhuzinhu em teus labios.

  13. Olha eu acho a proposta americana boa,melhor que a sueca pelo que pude ler,o F-18SH é o meu segundo caça,o problema da transferencia de tecnologia por parte dos americanos é pelo fato do F-18SH ainda ser a ponta de lança da USNAVY,e abrir os segredos do F-18 acarretaria um perigo a segurança dos E.U.A,acho que se pedir a boening para abrir os segredos do F-18SH daqui tipo daqui 10anos eles topariam.
    Agora seria interessante se a Saab oferecesse um projeto de um 5G desenvolvido em conjunto com o brasil,mas ela quer empurrar esse caça fraco,eles falam em preço mas seria um caça caro,comprariamos no máximo 120 caças,e como esse caça tem um raio de alcance pequeno teriamos que ter mais bases,caça para o brasil tem que ter raio de alcance longo,o melhor caça para o brasil se chama Sukkoi 35,mas como ele não está no short list,o melhor é o Rafale e depois o F-18SH.Gripen só serve para ser o LOW da fab e não o HI DA FAB.E depois do Ministro do Comércio da Suécia dizer que o gripen não é bom em ataque ao solo,e depois dos EF2000,RAFALES,MIRAGE,TORNADO,F-15,destruiram as defesas Líbias,o Gripen ainda fica patrulhando Zona de exclusão,não vai nas missõs de bombardeio a Tripoli,quem vai são esses caças,patrular zona de exclusão esperando MIG 21,é mole,quero ver ter a coragem de ir em missões de ataque a capital da Líbias que ainda tem razoaveis defesas.

  14. Porra dilma tu nunca me ouve, já que tu quer adiantar espera até 2012 e compra o da SAAB e o Rafale pqp, faz uma oferta de 25 caças de cada 1, teriamos uma força aerea muito maisforte e poderiamos fazer nossos prossimos aqui, alem de desenvolver com os dois paises, fazer nosso proprio missel antinaviu ou até fazer uma parceria de desenvolvimento entre Brasil-Suecia-França, porrra iamos melhorar e muito, seria realmente gratificante, fgaszer tratados para troca de experiencia, como nós treinariamos na frança e suecia e eles aqui, nas favelas kkkk… Enfin, mas para isso a primeira coisa é querer oq a Sr. Dilma parece não estar disposta, depois tendesse aumentar essa taxa em investir no exercito obrigatoria, onde ja se viu, um pais gigantesco sem armas, jaja a venezuela nos ataca! Mas falta muito para esses politicos pararem de deixar suas calças cheias de dinheiro em casa e voltarem comuma outra para encherem tmb e pensar na defesa, segurança, estudo e saude desta merda! Ahh e a noticia que n postaram aki hj, mas eu coloko:

    O BRASIL INVESTE MENOS EM SAUDE DO QUE A AFRICA! Dado no Bandnews hj

  15. Se ñ tem transferência de tecnológia …pode esquecer a compra …vem embargos.Os melhores são so Su35S ou os BM…depois os rafales… o gripen NG ñ existe e é p paises pequenos…o resto e o resto. P ontem dilma.

  16. Maluquinho1
    Concordo plenamente que quem devia se escolhido para a lista final sem sombra de duvidas era o Su-35 e o Rafale muito provavelmente os melhores aviões da atualidade já que o F-22 ta estacionado por problemas no oxigênio para o piloto. Tanto o Rafale como o Su-35 tem suas limitações, mas ficaria muito contente com qualquer um dos dois se bem que poderíamos comprar os dois 60 + 60 = 120 caças, um completando o outro e sem falar que não ficaríamos 100% dependentes de nenhuma nação.
    Outra saída seria comprar o Gripen C com radar AESA (já tava bom) e complementar com um caça da SAAB de 5ª geração, não seria de todo mal agora financiar um caça de 4ª geração nem a pau Juvenal. Mas pra mim a melhor saída seria comprar o Rafale agora acabando com esse FX (maldito) e comprando o PAK FA depois teríamos um bom caça agora e um muito melhor para o futuro.
    Acho que até aí concordamos, mas discordamos em outro ponto que é sobre a competência de alguns oficiais da FAB acredito que infelizmente dentro da FAB exista muita gente que não devia ta mais lá, não tiro a culpa dos políticos pela atual situação da FAB (que é do péssimo para ao ridículo), mas acho que os oficiais também ajudaram bastante para isso.
    sds camarada

  17. Eu gostaria que o Brasil tivesse um caça dotado de voo vertical, sem haver a necessidade de aeroportos e porta-aviões. Vamos conversar com os suecos e franceses sobre essa possibilidade.

  18. Eu gostaria de desenvolver uma nave super-avançada, denominada Nave 1/3 C. Pode ser cilíndrica ou em formato de disco.

  19. Amiguinhos perseverem pois perseverar é acreditar no impossivel.Os Russos nos ofereceram desenvolverem conosco desde o projeto a fabricação de um caça de quinta geração totalmente fabricado no Brasil,totalmente nacionalizado.Nação nenhuma jamais ofereceu isso a ninguem.Notem a importancia que temos para eles em associações estrategicas.O que sempre se enfatizou aqui no Brasil é o reconhecimento que temos de ter autosuficiencia e capacitação em industria militar.O FX2 transpareceu que atravez dele não vamos atingir este objetivo.Engana-se aquele que pensa que o Brasil busca meramente equipar a FAB com vetores condizentes.Buscamos independencia tecnologica e capacitação para termos proprio padrão.Ate ai tudo bem,isso é objetivo de todo aquele que visa desenvolver-se.Não so a bases oficiais e cabeças de ponte camufladas e quarta frota mas a construção a toque de caixa de uma esquadra de pequenas corvetas,fragatas e destroiers adequadissimos para emprego Amazonico que o irmão Caim do norte vem construindo em segredo e todas as nuances geoestrategicas e geopoliticas que temos observado nos ultimos meses nos levara a uma escolha de optarmos por adiquirirmos tecnologias Russas ou Chinesas,não temos outras opções ou permaneceremos dependentes daqueles que simplesmente nos deixarão na mão quando mais precisarmos.A Russia ao contrario do que muitos pensam não vende e não repassa determinadas tecnologias e armamentos a paises instaveis ou radicais mas ja demonstraram estarem dispostos a conversarem conosco sobre tudo o que nós queremos ter deles e isso somente se faz com quem voce confia e com quem voce se interessa extreitar vinculação.Veremos nos proximos meses o que realmente nossos politicos querem para o Brasil,a independencia ou a subjugação.O mundo mudou amiguinhos e quem ainda tem a cabeça no seculo 20 sucumbira frente aos lobos.Nossos Militares ja se consientizaram disso,pelo menos a maioria deles que tem acima de tudo amor pelo Brasil e não xenofobia ideologica e corporativismo.Defesa da Patria não é sindicato de trabalhadores que as coisas devem ser tratadas com compensações trabalhistas e sim com o melhor para defender a Patria e capacitar as Forças……CAMPANHA 2012 0 COMEÇO DO FIM JOBIM O MD-X9 YANKEE PRA LUA OU PRA RUA

  20. eu gosto desse caça
    mas eh pequeno pro nosso país.
    so se fabricar o dobro do que pretende comprar
    ja que o custo de manter e mas barato que os outros e confio na tecnologia deles o ruim eh que ele tem tecnologia de varios países
    em conjuto Brasil-Suécia poderiam criar patricamente todas as peças deles

  21. Pra mim o Gripen(pelo menos no papel) é o substituto natural do F-5(que para desgosto da FAB UM dia vai ter que se aposentar) ele é pequeno ágil e moderno.Mas eu não o elegeria para a linha de frete de nossa defesa aérea,ele seria,pra mim, o Low do Su-35.

Comentários não permitidos.