Israel se prepara para guerra em ”larga escala”

http://www.armyrecognition.com/images/stories/news/2010/june/soldiers_in_combat_action_Israel_Israeli_army_001.jpg

O chefe do Estado Maior israelense, Gabi Ashkenazi, teria dito a uma delegação do Congresso americano, em 2009, que seu país se prepara para uma grande guerra no Oriente Médio, provavelmente contra Hamas ou Hezbollah.

O documento que relata a conversa foi reproduzido pelo jornal norueguês “Aftenposten”, que diz ter tido acesso aos mais de 250 mil arquivos secretos da diplomacia americana filtrados pelo WikiLeaks.

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/01/eexercitoisraelgaza-5.jpg
“Estou preparando o Exército de Israel para uma guerra em larga escala, pois é mais fácil se articular para enfrentar uma operação menor do que o oposto”, teria dito o militar israelense.

Ashkenazi afirma que a ameaça aérea a Israel é “mais séria do que nunca” e estima o número de foguetes em poder do Hezbollah em 40 mil, muitos deles capazes de atingir profundamente o território israelense. “Por isso Israel está pondo tanta ênfase na defesa contra foguetes”, explica.

Fonte: OGLOBO

17 Comentários

  1. Isarel pode se armar como bem entender e os outros não podem se defender…
    isarel gosta de fazer guerras. Sempre buscando motivos para justifica isso.

    N minha opinião, o Hezbollah não é uma ameaça para Isarel, pois esse grupo só ataca quando é atacando.
    Isarel se achma acima do bem e do mal…

  2. Eles deveriam se preparar para fazer e receberem conseções.Buscarem dialogo e entendimento ou seja primarem pela paz.Se não existe paz naquela região a maior parcela de culpa é de Israel.

  3. Israel teve um grande professor os U.S.A,já que israel é um estado mas dos Estados unidos,si não,não entendo que um estado como o judeo consiga territorios,armas e dinheiro de montão na sua conta,da onde sai tanto dinheiro se eles não tiverão nada despois da 2º guerra,a pobre da alemanha teve que pagar bilhões de dolares nos anos 50 para israel como indenização de la guerra,agora os isrelenses tem que pagar para os palestinos por invadir,matar,violar e que mais sabe deus o que fizerão para os palestinos,o que israel que é conkistar o total de territorio palestino.

  4. Imaginei que esse tema fosse acessado por causa da participação do Brasil nessa região em pé de “guerra em larga escala” que nosso governo quer nos meter. Se todo mundo reagir dessa forma por causa do que vazou desse polêmico site, os países afetados pelos vazamentos ja estariam em guerra faz tempo.
    Portanto eu também concordo que Israel está arrumando mais uma justificativa para um conflito.

  5. Argumentar sem conhecimento de causa,isso ta´parecendo preconceito contra os Israelenses ,comentarios velados de preconceitos ,sem um argumento convincente ta´valendo?

  6. “Estou preparando o Exército de Israel para uma guerra em larga escala, pois é mais fácil se articular para enfrentar uma operação menor do que o oposto”… Cuma? ô.o

  7. Jocarlos, que argumento?? Se for argumento, acho que os Palestinos terão milhares de motivos para atacar Isarel todos os dias. Pois por dias morrem dezenas de Palestinos por forças Isarelenses…

    Não é Preconceito , é a realidade. Isarel matava cidadão Plaestinos quando bem entende e não acontece nada. Eu sou contra um país opressor..
    Isarel inicar uma guerra , levando em consideração que o Hezbollah possui muitos mísseis que pode representar uma ameaça ao Isarel. E o isarel não é uma ameaça ao seus vizinhos?
    Você esqueceu em um conflito de 2006 com Hezbolah Isarel matou mais de Mil civis Libaneses? Afinal, que é o ameaça maior?

  8. Do ponto de vista puramente militar, Israel faz bem e ainda assim corre sério risco, pois o Hizbollah infringiu sérias adversidade as IDF e foi muito pouco afetado pelos ataques aéreos de 2006, no qual as forças de infantaria sionistas não conseguiram obter nada de mais frente as tropas islâmicas. No entanto creio queno próximo conflito ocorra algo diferente ainda mais com o suprimento de armas e tecnologia que o Hezbollah recebe do Irã e da Síria. A despeito de sua inferioridade em combatentes e armas, o Hezbollah bloqueou o avanço das forças armadas de Israel na guerra de 2006 e disparou mais de 4 mil foguetes contra território israelense. O grupo possui uma base de poder no Líbano e, depois disso, reforçou seu arsenal, descrito por Israel como ameaça estratégica. PARA MIM É UMA QUESTÃO DE TEMPO, ANOS, TALVEZ DÉCADAS, ATÉ ISRAEL SOFRER UM SÉRIO REVÉS MILITAR..O que salvava Israe antes era a corrupção dos altos escalões dos países inimigos. Mas hoje com os partidos fundamentalistas as coias estão ficando mais difíceis.

  9. Sr bobsap eu me refiro no comentario apenas sobre o conhecimento da arte de guerra ,aonde uma naçao possui na sua doutrina a pratica de exercicios de guerra ,visando se preparar para um comflito de grande escala.Nas condiçoes atuais de Israel este treinamento e´valido,nao devendo causar estranhesa nos blogueiros que assuntam sobre militaria.E reiterando,NAO agrado tambem do sofrimento dos palestinos,sei que eles sao humilhados e explorados , ja passou da hora deles terem suas terras de volta e da naçao alcançar a pujança.

  10. Mas Tio Jacó já não estava preparado para uma guerra contra essas duas bestas a HH? Oras Tio Jacó…Tomara que acabe com essas duas bestas e depois converse com os palestinos que realmente sabem dialogar.

  11. O Problema é que se for contra o Hezbollah o Libano vai sofrer algum ataque… e temos o comando das tropas da ONU por la.

    O que vamos fazer???

  12. Israel deve estar preparado para fazer guerra,esses comentarios são tão burros que nem compreendem que existe uma tradição na região que diz que o povo judeu deve ser exterminado,se israel não se defender os inimigos farão oque prometem desde o principio,jogar todos os judeus no mar.

  13. Paz…um desejo paradisiaco mas irreal. Existem diferenças culturais enormes entre árabes e judeus. Os judeus representam 0,01% da população terrestre, mas a cultura judaica produziu um número genial de personalidades importantes; no século XX quatro importante pensadors influenciaram na ciência e somente um não era judeu (Charles Darwin), e o mundo depende ainda hoje dos geniais Sigmund Freud, Albert Einstein, Karl Marx. Para quem não sabe, 45% da riqueza americana foi produzida por judeus americanos. No Oriente Médio, os judeus de Israel são 6.000.000 diante de 347.000.000 de árabes divididos por onze países árabes que já fizeram guerras conjuntas contra Israel e perderam. Guerra é um fenômeno terrível, mas necessário no estágio de desenvolvimento atual. ISRAEL É UM FENÔMENO DE DESENVOLVIMENTO. OS JUDEUS SÃO FENOMENAIS. Tenho orgulho de haver nascido em Tel-Aviv e ter participado de terríveis batalhas contra inimigos. Quem não gosta de judeus sempre estará torcendo o nariz contra as realizações judaicas.
    SHALOM ALECHEM para quem merece, e o que existe hoje na Terra é uma questão de merecimento. Embora o homem saudável não goste da Dor, ela existe.
    É o pensamento organizado que produz culturas avançadas e tecnologia. Quando estivermos nivelados haverá condições de Diálogo.
    Paz e desenvolvimento para todos.
    Karl

Comentários não permitidos.