Brasil bancará ação antitráfico em vizinhos

http://noticias.r7.com/blogs/fabio-ramalho/files/2010/12/Charge-Nasa.jpg

O governo Dilma Rousseff vai subsidiar países vizinhos em ações de combate ao narcotráfico e ao crime organizado. O anúncio foi feito ontem pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).

A decisão deve beneficiar países que possuem centros produtores de drogas, como Bolívia e Paraguai.

“Teremos que subsidiar iniciativas e fazer operações integradas”, disse Cardozo, após tomar posse. “Alguns países de fronteira não têm a capacidade operacional e os recursos que nós temos.”

Cardozo não quis antecipar valores, mas deixou claro que a cooperação envolverá repasses de dinheiro. “Se for necessário que subsidiemos alguma coisa, temos que fazê-lo, nos limites da lei.”

Os EUA já subsidiam ações desse tipo por meio do Plano Colômbia, direcionado ao combate às narcoguerrilhas.

Se sair do papel, a ajuda será um passo além nas conversas com vizinhos iniciadas pelo ex-ministro Luiz Paulo Barreto, que volta à secretaria-executiva da pasta.

O novo titular da Justiça também defendeu reforço no policiamento das fronteiras. Disse que se reunirá nesta semana com Nelson Jobim (Defesa) para negociar parcerias entre a Polícia Federal e as Forças Armadas.

Na PF, Cardozo prometeu “eficiência máxima, sem espetacularização das ações”.

O ministro anunciou também que apresentará um projeto de pacto nacional contra o crime organizado e disse que o combate à corrupção será um “divisor de águas” a ser estabelecido “imediatamente” por Dilma.

Cardozo, que não concorreu à Câmara, foi alçado ao primeiro escalão após integrar a coordenação da campanha. Ele, Antonio Palocci e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, foram apelidados de “três porquinhos”.

Chegou a ser cotado para assumir a pasta em 2010, mas foi vetado por Lula pelo discurso rígido contra petistas envolvidos no mensalão.

Ontem, recebeu aplausos no discurso ao enaltecer Lula e alfinetar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Disse que o “líder operário e monoglota” falou a “língua da paz e da soberania” no exterior, enquanto “líderes poliglotas”, no passado, “falaram a língua da subserviência e da submissão”.

Fonte: Folha de S. Paulo via Fenapef


23 Comentários

  1. É parece que dilma e seu governo estão iniciando bem,mas vamos ver ações pra dps falar…
    Mas é uma iniciativa,não apenas ir onde tem drogas,mas sim onde é a sabe delas.

  2. Eu quis dizer base,errei e não consegui editar,se as drogas vem de lá temos de impedir a passagem ou fazer acordos para acabarem com ela de lá também.

  3. 🙄 ou seja nos já pagamos as vacinas contra aftosa e outras doenças da agricultura do paraguai já permitimos a mudança no tratado de ítaipu já deixamos a bolívia tomar instalações da Petrobrás e agora nos ainda temos que resolver com apoio tático e financeiro …ou seja se não fosse o Brasil esse continente seria o fim do mundo mesmo… :ira:

  4. Òtimo, assim, invés dos ianks ,seremos nós presentes em suas vidas, pelo menos ñ queremos suas terras, e sim manter n paz interna ao barrar a entrada de grogas em n país.Deveriamos ter agido assim c a colombia a mt tempo atrás.É até dar uns tapas nos seus revolicionários. Antes tarde do que nunca. Sds.

  5. Subsidiar,mas como saber se esses subsidios que sairão do bolso do contribuinte Brasileiro sera efetivamente aplicado no tema aja visto que tudo na America Latina inclusive Brasil tem um proposito e um diferente destino????…PALIATIVOS,PALIATIVOS,PALIATIVOS…Intensificar o combate dentro do nosso territorio e cobrar dos vizinhos Bolivia,Peru,Colombia e Paraguai efetivos resultados,assessorando-os e não aplicando la neles.Promover intercambio e ações conjuntas…Eita lugarzinho do globo complicadinho que se fala bonito para encantar a multidão mas que é raro encontrar algo que preste.Ate parece que buscam fazer tudo de uma forma que sirva como escoador do nosso dinheiro publico.A maconha é ate facil erradicar mas que a Colombia combata e que o Peru e a Bolivia realmente fiscalizem o plantio e costume nativo…Aprendão uma coisa,não existe nada nesse planeta que realmente acabe com o crime,somente o aço.Tudo o mais que se aplique é mera demagogia e perda de tempo.

  6. Soldado do Exercito Brasileiro é ferido a bala no complexo do Alemão e falece no HCE em circunstancias ainda não divulgadas.Meus pesames a familia do mesmo.As primeiras informações são que o jovem no Exercito a 3 anos era uma pessoa de comportamento exemplar e com bom relacionamento entre os companheiros.

  7. Gostaria de saber como vão controlar o uso desses subsídios, tb queria saber quem vai subsidiar a polícia d minha cidade pois próximo a minha casa tem uma boca e a civil nuncatem combustível na viatura p vir aqui.
    O lado bom é q s essa estratégia der certo a boca vai ficar c menor oferta de “produtos”.

  8. Disse que o “líder operário e monoglota” falou a “língua da paz e da soberania” no exterior, enquanto “líderes poliglotas”, no passado, “falaram a língua da subserviência e da submissão”………….Falou bem e concordo em genero,numero e grau!

  9. Pela reação dos comentários desconfiados dos amigos aqui, ja percebi que somos críticos o bastante para não aceitar de bandeja as atitudes do nosso governo. O que é bom por um lado. Mas temos que ponderar, ja que se não fizessem nada estaríamos reclamado por isso. Aparenta até preconceito.
    Mas vamos aos fatos: tem um problema que ainda não foi levantado nesse tema, que não se limita ao combate local de tráfico. Trata-se da globalização desse ilícito para a Europa, EUA ou qualquer outro local de interesse do crime. Ou seja, essas medidas não se limitam ao território sul americano, ja que existe ramificação desses entorpecentes e armas para diversos locais fora da América. Os jornais vivem noticiando isso (inclusive com ilustrações)!
    Se fala muito de tráfico de drogas e armas, mas percebam que a presidenta, representada por seu ministro, nada falou em combater o tráfico de mulheres, crianças e animais. Toda aquela propaganda exaltando a mulher por presidir o comando do país acaba sendo empolgação, ja que nem providências contra o contrabando delas foi pensado. Apoio a presidenta. Mas como eu ja disse somos críticos quando se trata de política.
    Só o tempo dirá se as desconfianças fazem sentido, mas a exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro recentemente estou esperançoso.

  10. Rs rs rs rs a fronteira Mexicana é menor que a nossa e toda murada ou cercada e com a melhor tecnologia de monitoração e não consegue deter a entrada da droga nos EUA assim como a entrada de armas Americanas no Mexico.Nossa enorme fronteira seca,aberta e em grande parte pura selva,com a America latina é praticamente impossivel que obtenhamos pleno controle de drogas,contrabandos e armas que entram assim como as nossas riquesas que por ela se escoam.Chega a ser hipocrisia quase todo o raciocineo que se produz sobre esse complexo e estrategico tema.O que me reolta é que tinhamos um bom plano de monitoração por satelites,sensores termicos e de presença,bases estrategicamente posicionadas em pontos chaves que proporcionariam um racional efetivo para pronta-resposta mas nesse pais estrategias de defesa e segurança são decididas por politicos e não por profissionais dos ramos.Parece ate mesmo que protegem os nossos narcotraficantes não por mostrarem eles como coitadinhos sem oportunidades e desassistidos pela falacia hipocrita mas quem sabe num raciocineo sem escrupulos de um dia poder usa-los como braço armado embutido nos anseios de liberdade e justiça social popular aja visto que a aristrocracia burguesa socialista revolucionaria apenas inflama e manipula preferindo os prazeres da democracia e a covardia dos canalhas.

  11. Isto so pode ser piada !brasileiros e brasileiras que possuam um minino de 35 qi,a torma quer queimar dinheiro publico brasileiro .Ja nao basta queimar nossos impostos com politicos ladroes brasileiros,agora querem bancar os ladroes la´de fora?isso nao vai presta!o pior e´que ha pessoas sapientes que apoiam esta pataguada…NAO a censura e um naozao a burrice desses politicos BRASILEno~~

  12. É mt válido desconfiar do GF e outros, + tbm temos de ver o lado positivo, eles ñ poderam permitir a entrada de drogas no BRASIL, estamos pagando as suas autoridade p q isso ñ + ocorra.Vamos dar um voto, e q eles no digam a quem e quanto e onde e o pq. Abaixo as drogas.Sds.

  13. Voces pensam que a mega operação no RJ erradicou o narcotrafico nas comunidades ocupadas?Não!Não se tem mais a ostentação de poder paralelo de antes,o movimento caiu muito mas a droga agora é comercializada no estilo light,sem armas e no sapatinho.Quem são os erdadeiros barões da droga no mundo?Não são os otarios nos presidios e nem os buchas nas comunidades e ate mesmo os graudinhos do asfalto que mexem com alta quantidade.Esse cancro mundial é bancado por organizações transnacionais erradicadas em sua maioria na europa,EUA e asia o resto é apenas mão operaria,a ralé que rala e se ferra para enriquece-los.Erradicar esse mal é acusar e se indispor com governos e toda gama do mercenarismo que direta e indiretamente se fundamenta e se beneficia da vista grossa dos poderosos que bancam,que encobrem e nutrem em suas sociedades o vicio e a dependencia usando artificios de mentes abertas para se fundamentarem e se justificarem.E cabe aos Zé Ruelas serem cobrados e rataliados e acusados.As drogas estão acabando com o futuro de nossa juventude,destruindo nossas familias,corrompendo nossa sociedade,atrofiando o Brasil a desenvolver-se e emancipar-se.O que sempre esta na frente a doença ou o remedio?A doença pois ela surge e nós buscamos meios de combate-la.O crime ou a lei?O crime pois ele surge e buscamos formas de combate-lo e puni-lo.Na verdade não existe nenhuma forma de se acabar com o crime que não seja uma radical postura e atitude.Se continuarmos pensando que no raciocineo espiritualizado e humano se encontrara solução,seremos derrotados.É uma guerra e como uma guerra se mata,se morre e a maioria se sequéla seja qual for o resultado.Os presidios transbordam cada vez mais em grande maioria de pessoas recuperaveis que convivem com irrecuperaveis.Precisamos encarar esse problema com unica visão coletiva antes que se implantem neles ideologias,doutrinas,condicionamento e que eles se misturem aos anseios de justiça e igualdade que é de direito do nosso povo e se transformem em nossos libertadores.Acorda povo Brasileiro.

  14. Da mesma forma que funcionou a parceria entre estado do Rio e Governo Federal no Morro do Alemão, funcionará também uma parceria entre Brasil, Paraguai e Bolívia no combte ao narcotráfico. O objetivo em si não é acabar com o tráfico, porque enquanto tiver playboys e patricinhas imbecis o suficiente para comprar estas merdas, aqui, na Alemanha ou nos EUA, isso não acaba. O objetivo é tirar das mãos destes psicopatas as bases seguras que eles tinham antes. Eu mesmo tenho uma opinião meio comunista a respeito de tráfico de drogas e consumo. Para mim é bala na testa do passador do bagulho e trabalho forçado para o viciado (tipo fazer bloco de concreto o dia inteiro por 6 meses dormindo na tábua, comento com a mão e cagando agachado na boca do boi com banho 1 vez por semana, com pena dobrada por cada reincidência). Quero ver se o peão volta a se drogar depois desta. Outra coisa importante é que as famílias sejam fortalecidas na convivência entre pais e filhos, pois tem muito pai e mãe que nem vê o filho crescer e só se dá conta da merda que aconteceu quando já é tarde demais…

  15. Nao vai funcionar!como combater o trafico se sao tolerantes com os viciadinhos?Se ha otario querendo ficar doidao, vai ter o esperto pra faturar encima dele.Ja se sabe que dependendo da droga ,so um celebro novo para recuperar o viciado ,os casos de pessoas que conseguiram se recuperar sao poucos.Esses casos de sucesso dependem mais da genetica do noiado doque do tempo de tratamento.Quando aparece um diretor de uma clinica com aquele bla,bla,bla,ele esta e´defendendo o seu proprio dindim,celulas celebrais nao se recuperam,se o estrago foi feito a reversao e´99,9%impossivel.Entao ,o front e´dentro do pais criando leis severas contra quem for pego vendendo e contra viciadinhos.O resto e´poesia pra´enganar os sonhadores e destraidos!

  16. No rio, os COMERCIANTES agora serao mais discretos,pra que peitar a policia se a vende do produto so aumenta!Ha tanto usuarios que brigar por eles e´burrice.O estado fluminense deu sorte em um erro cometido pelos COMERCIANTES,o barulho que eles fizeram forçou o estado a agir contra eles.Somente leis iguais as dos paises Islamicos para traficantes, fara frente a esse avanço.

  17. COLÔMBIA FAZENDO ESCOLA.
    .
    As vezes penso que muitos países se beneficiam de uma maneira ou outra do tráfico das drogas.
    A Colômbia está fazendo escola na região,não sei se nós termos muitos recurso para dar a governo corrupto e que passa para nós uma falta de seriedade sobre o problema das drogas,e o que ela representa na sociedade,o mal que causa.
    Contudo,existe uma guerra assimétrica que pode muito bem ser jogada por ambas as partes;pois estes países que produz drogas e as utilizam para complementar a sua balança de exportação,são tão frágeis nas sua estruturas sociais quanto uma criança.

  18. Primeiro tinhamos que organizar aqui dentro para depois ajudar os caras la fora, pois sem o estudo detalhado de nossos pontos fortes e fracos como poderemos injetar dinheiro fora do país sem uma estratégia de ação e com nossa estrutura pronta….. ser roubado pelos politicos daqui ainda vai, agora ser roubado pelos de outros paises haja paciencia….

  19. Acho a proposta muito boa, inclusive já deveria ter sido abraçada a mais tempo. Isso significa muito mais do que aparenta, assim aos poucos vamos assumindo nossas responsabilidades como potência regional. Isso tbém é sintomático da perda da influência americana por essas bandas. Só temos que tomar cuidado para não levarmos a pencha de imperialistas. Não tenho os números, mas pode ser que, além do que já disse, sob o ponto de vista financeiro fique mais barato atacar a droga na origem do que qto ela já está em nosso território causando mortes e elevado gasto público para combater o tráfico e o número de feridos nessa guerra diária que as drogas causa.
    De toda sorte, não acredito que isso por sí só vá resolver, pode até amenizar, mas vale pelo que representa além do que aparenta. Abs,

Comentários não permitidos.