Brasil transmite coordenação da Área Marítima do Atlântico Sul à Argentina

https://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/ccsm/1_camas/img/1.jpg

Sugestão Gérsio Mutti

Responsável pela coordenação da Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS), pelo controle e proteção do tráfego marítimo continental, o último Coordenador brasileiro da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), o Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante José Aloysio de Melo Pinto, transmitiu o cargo de CAMAS ao Contra-Almirante argentino Gastón Fernando Erice. A cerimônia aconteceu na manhã de 26 de março de 2010, no Salão Nobre do Edifício Almirante Tamandaré, no Rio de Janeiro.

Em discurso, o Almirante Aloysio destacou o crime organizado, a pirataria e o terrorismo, como algumas das novas ameaças de perigo ao tráfego marítimo. Segundo ele, a cooperação regional é primordial para o enfrentamento desses problemas. “Precisamos de maior interoperabilidade, criatividade para enfrentar os desafios e inteligência na inovação e no emprego das modernas tecnologias disponíveis” afirmou em sua Ordem de Serviço.

A organização da AMAS formada pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, foi estruturada para para atender ao Plano de Coordenação da Defesa do Tráfego Marítimo Interamericano, criado no âmbito do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR). O Plano visa assegurar o uso das vias de comunicações marítimas de interesse. Ao longo dos últimos 42 anos, o cargo de CAMAS vem sendo exercido, em sistema de rodízio, por Almirantes argentinos, brasileiros e uruguaios.

https://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/ccsm/1_camas/img/4.jpg

De acordo com o Almirante Aloysio, entre as diversas ações realizadas durante a gestão brasileira do CAMAS, destacam-se: “a mudança implementada nos exercícios, dando-lhes maior realismo e neles incluindo eventos relacionados às novas ameaças; o recorde na participação de navios nos exercícios do AMAS de 2008 e 2009 (cerca de 300 navios mercantes); e a atualização de todas as publicações doutrinárias interamericanas de controle naval de tráfego marítimo”.

Ao final da cerimônia, o Almirante Moura Neto outorgou a Medalha Serviço CAMAS de Prata aos Almirantes José Aloysio de Melo Pinto e Edlander Santos, em reconhecimento aos seus desempenhos como Coordenadores da AMAS, durante os anos de 2008 a 2010.

Fonte: Marinha do Brasil


1 Comentário

Comentários não permitidos.