Avião de guerra americano movido a flores

http://op-for.com/A10.jpg

Sugestão: Edson.O.M.Pinto

A Força Aérea americana fez ontem o primeiro teste com um avião militar movido a biocombustível. O A-10 Thunderbolt II decolou de uma base na Flórida e voou durante 90 minutos. No tanque, levava uma mistura de 50% de combustível de aviação e 50% de biocombustível feito a partir de uma flor chamada camelina.

A camelina é uma pequena flor amarelo e branco que brota como mato nos Estados Unidos e na Europa. Foi transformada em combustível pela empresa americana UOP, a pedido da agência de pesquisas militares dos EUA. O Departamento de Defesa dos EUA já encomendou 2,2 milhões de litros do combustível para a Força Aérea e para a Marinha. A UOP também faz combustível semelhante para a aviação civil.

Apesar do entusiasmo aparente dos militares, ainda não há sinais que o biocombustível seja competitivo em preço com o derivado de petróleo na aviação. No Brasil, a Embraer vem pesquisando opções a partir de cana.

(Alexandre Mansur)

Fonte: Época

7 Comentários

  1. Se a EMBRAER conseguisse desenvolver uma aeronave movido a etanol de cana-de-açucar, revolucionaria a indústria aeronautica e de transporte aéreo, poderia se associar a uma empresa de processamento de cana e distribuir o combustível junto com suas aeronaves pelo mundo. Pena que ela seja praticamente apenas uma montadora, e não pode fazer muito em relação a isso.

  2. Raul :
    Se a EMBRAER conseguisse desenvolver uma aeronave movido a etanol de cana-de-açucar, revolucionaria a indústria aeronautica e de transporte aéreo, poderia se associar a uma empresa de processamento de cana e distribuir o combustível junto com suas aeronaves pelo mundo. Pena que ela seja praticamente apenas uma montadora, e não pode fazer muito em relação a isso.

    Não é o avião, é o motor. ALias, nós já temos um motor a etanol, mas ele é rubohélice.
    Outra, também temos o projeto da nossa turbina nacional, e ela funciona com biobombustivel também.

Comentários não permitidos.