Marrocos inicia fabricação de munição vagante SpyX israelense.

As Forças Armadas Reais Marroquinas ( FAR ) já possuem  sua própria munição vagante (loitering munition) a SpyX.  A nova arma marroquina foi desenvolvida pela empresa BlueBird Aero Systems, uma subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI).  O Marrocos se tornou a primeira nação do Norte da África a produzir este tipo de sistemas, muitas vezes chamados de drones kamikaze. A aquisição e fabricação representa um avanço significativo nas capacidades de defesa e segurança do Marrocos.

O SpyX, é um mini-UAV elétrico descartável, projetado para missões de  ataque, para permitir que equipes táticas detectem, confirmem e atinjam alvos em distâncias seguras.  A mesma pode transportar diversos tipos de ogivas de até 2,5 quilos (como ogivas combinadas antipessoal, anti veículos ou antitanque) possuindo um peso total de dez quilos. A ogiva é carregada pouco antes do lançamento, de acordo com o efeito necessário no alvo. Segundo dados da empresa, ele tem precisão de um metro nos ataques e atinge o alvo a uma velocidade de 250 quilômetros por hora.  Para aumentar suas capacidades de detecção de alvos, o SpyX é integrado com uma revolucionária carga útil estabilizada com sensor duplo e um rastreador de vídeo avançado, para permitir um ataque guiado eletro-óptico autônomo e preciso ao alvo. 

Classificado como drone kamikaze, possui um alcance de 50 quilômetros, e uma autonomia de voo de 90 minutos, o mesmo é  equipado com motor elétrico. A capacidade marroquina de produzir este tipo de material é o resultado da aliança que o país tem vindo a reforçar com Israel no âmbito dos chamados Acordos de Abraham , assinados no final de 2020. Ambos os países assinaram, em 2021, um pacto militar sem precedentes .  A aquisição da SpyX é a mais recente de uma série de colaborações de defesa entre Marrocos e Israel. Em Setembro de 2022, Marrocos encomendou 150 drones WanderB e ThunderB à BlueBird e solicitou dois satélites de reconhecimento Ofek-13 para melhorar a sua infra-estrutura de vigilância e inteligência.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.