Guiné Equatorial recebe helicópteros Harbin Z-9WE da China

As Forças Armadas da Guiné Equatorial receberam recentemente dois helicópteros armados Harbin Z-9WE da China. Em 8 de abril de 2024, o vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, inspecionou dois helicópteros chineses Harbin Z-9WE recém-chegados na base aérea do Aeroporto Internacional de Malabo. Os helicópteros Z-9WE, que devem ser operados pela Marinha ou pela Guarda Costeira, estão parcialmente baseados no Aeroporto Internacional de Malabo, na ilha de Bioko.

Um dos Z-9WE, uma versão de exportação do Z-9W chinês (variante licenciada do AS365 Dauphin francês), foi identificado com o número de série FA-HC08 e o número de construção Harbin Z9-0721 .Embora só tenha sido entregue recentemente às Forças Armadas da Guiné Equatorial o número de construção enquadra-se perfeitamente num lote de helicópteros operados pelos militares chineses em 2017.

As aeronaves, provavelmente, serão empregadas para combater a pirataria marítima no Golfo da Guiné. O Z-9WE  possui uma torreta com eletro-ópticos montados no nariz para para ações noturnas, e para uso diurno , além de um designador de alvos laser e/ou telêmetro a laser. A aeronave também possui, asas para armamentos que podem ser  mísseis antitanque, como HJ-8 /9/ 10mísseis anti-navio leves , como C-701 / 703 e TL-1/ 10.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.