XIII ENABED – Encontro Nacional da associação Brasileira de Estudos de Defesa) em Belo Horizonte – MG no campus da Pampulha da UFMG

XIII ENABED – UFMG

Será realizado nos dias 3, a 5 de setembro de 2024 a XIII ENABED – (Encontro Nacional da associação Brasileira de Estudos de Defesa) em Belo Horizonte – MG no campus da Pampulha da UFMG.

O evento será organizado em conjunto pela Faculdade de Ciências do Estado e Direito da UFMG e a Pós-graduação em Ciências Políticas da FAFICH.

A UFMG, a ABED e os organizadores convidam toda a comunidade de pesquisadores, cientistas, profissionais dos setores de defesa e militares para a participação no evento e engajamento nos debates. Serão realizados lançamentos de livros, apresentações de trabalhos, minicursos e palestras relevantes sobre o tema deste ano: Democracia e defesa face aos desafios da guerra contemporânea. O evento conta com o apoio do CNPq.

Tambem convidamos aos pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação a enviarem seus trabalhos, propostas de cursos, apresentação de iniciação cientifica e painéis temáticos até o dia 17/04/2024 conforme o edital do evento dentro dos seguintes temas:

  • Modernização das Forças Armadas: Explore as tecnologias disruptivas, doutrinas e estratégias que moldam o futuro da defesa.
  • Cibersegurança e defesa cibernética: Desvende os desafios e soluções para proteger as infraestruturas críticas e os sistemas digitais.
  • Segurança pública e inteligência: Analise as perspectivas para o futuro da segurança pública e o papel da inteligência nesse contexto.
  • Indústria de defesa e desenvolvimento tecnológico: Investigue as oportunidades e desafios do desenvolvimento tecnológico para a indústria de defesa.
  • Integração civil-militar: Promova o debate sobre a governança e accountability nas relações entre civis e militares.
  • Democracia e defesa: Reflita sobre os desafios para a segurança no século XXI e o papel das Forças Armadas em um contexto democrático.

(edital de chamada) https://www.enabed2024.abedef.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=754

Para mais informações acesse o site oficial ou as redes sociais do XIII ENABED

https://www.enabed2024.abedef.org/site/capa

https://www.instagram.com/enabed2024/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.