Rússia emprega veículos robóticos armados em campo e gera controvérsias sobre o sucessos destas armas

E.M.Pinto


Na última semana, uma notável incursão militar ocorreu nas proximidades de Berdychi, a oeste das ruínas de Avdiivka, localizada no leste da Ucrânia.

Nessa operação, o exército russo testou em combate os novos veículos robóticos equipados com lança granadas em apoio às tropas. As máquinas foram empregadas pela primeira vez em um ataque de grande escala contra as posições ucranianas. Segundo Boris Rozhin Os relatos iniciais divulgados por um porta-voz russo afirmaram que a ação foi bem sucedida porém analistas militares extrangeiros contestam tais afirmações.

veículos terrestres não tripulados (UGV) russos no cmapo de batalha

David Axe da Forbes refuta tais afirmações afirmando que ao contrário das “declarações propagandísticas”, pelo menos dois dos cinco ou seis veículos terrestres não tripulados (UGV) russos foram neutralizados e subsequentemente destruídos pelas próprias aeronaves não tripuladas da Ucrânia.

Estes “miniveículos”, que possuem aproximadamente  1,5m de comprimento e estão equipados com lançadores de granadas AGS-17 de 33 polegadas, foram empregados como parte dos contínuos ataques do exército russo na região a oeste de Avdiivka.

AGS-17 de 33 polegadas

David alega que embora Boris Rozhin, tenha afirmado que os “robos” de assalto demonstraram eficácia na missão, suprimindo as posições inimigas e realizando centenas de disparos de granadas, ele teria omitido o um aspecto crucial dos acontecimentos. A 47ª Brigada Mecanizada do exército ucraniano conseguiu bloquear ou danificar pelo menos dois desses robôs terrestres, antes de utilizar pequenas aeronaves não tripuladas com capacidade de visão em primeira pessoa para destruí-los.

Não é a primeira vez que veículos militares autônomos são empregues no conflito russo/ ucraniano, em 9 de dezembro de 2023 (vide vídeo), as Forças Armadas Ucranianas exibiram um vídeo de um abate de um veículo robótico russo que se deslocava por uma região erma  em conflito.
A novidade aqui seria o emprego de veículos armados com lança granadas operarem em conjuto com tropas regulares em progressão no terreno.
Isto também evidencia que a Rússia tenta implementar mais equipamentos não tripulados no campo de batalha. Porém esses eventos recentes destacam não apenas o avanço das tecnologias militares autônomas, mas também a capacidade de resposta e adaptabilidade das forças opositoras  diante de novas ameaças.
Enquanto os relatórios oficiais podem tentar obscurecer os fatos, a verdadeira narrativa revela a complexidade e dinâmica dos conflitos modernos, onde a tecnologia é apenas uma parte do que determina o sucesso ou fracasso em campo.

2 Comentários

  1. O teste ser um sucesso ou fracasso neste caso é saber que os objetivos que os russos planejaram foram alcançados ou não. E se os objetivos do teste não foram positivos os motivos os Ucranianos conseguiram impedir ou reduzir a eficiência dos robôs, a operação foi mal conduzida, etc. O resto é retórica entre os beligerantes!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.