Turquia e Paquistão colaboram no desenvolvimento de mísseis ar-ar BVRAAM

Ghost


As Forças Armadas do Paquistão e da Turquia anunciaram uma parceria para desenvolvimento de tecnologias de mísseis ar-ar, com ênfase nos mísseis além do alcance visual (BVRAAM). O anúncio foi feito durante a visita do Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Turcas, General Irfan Yossert, e sua delegação ao Centro de Comando da Força Aérea do Paquistão, onde se reuniram com o Marechal do Ar Zahir Ahmed Baber Sidhu, Comandante da Força Aérea do Paquistão.

Míssil Turco Gökdoğan

Ambas as partes concordaram em expandir sua colaboração existente na área de defesa, especialmente no desenvolvimento de mísseis ar-ar de longo alcance (BVRAAM).  Atualmente, ambas as empresas estão desenvolvendo seus próprios mísseis ar-ar de longo alcance, com a GIDS trabalhando no Faaz-2 e a TUBITAK SAGE no “”.

Relatos da mídia indicam que a colaboração no desenvolvimento de mísseis ar-ar levará a uma fusão de suas tecnologias de mísseis.

O Gökdoğan é um míssil BVRAAM turco com um alcance estimado entre 65 e 100km, que segundo o fabricante possui desempenho semelhante ao do AIM-120 AMRAAM americano. Possui um buscador inteligente de radiofrequência ativo de estado sólido e é do tipo “disparar e esqueça”, contramedidas eletrônicas e capacidade de engajamento em todas as direções usando a técnica de “home on jam“.

O míssil possui capacidade de transmissão e recepção d einformações via Data link para dados táticos atualizável para permitir o travamento após o lançamento. Nas palavras do fabricante, terá uma alta propulsão com tecnologia de propelente sólido de fumaça reduzida e um sistema de ignição e disparo completamente eletrônico, seguro e confiável.O Gökdoğan, desenvolvido pela empresa turca, pretende competir com mísseis ar-ar de longo alcance dos Estados Unidos, como o AIM-120 AMRAAM.

O Gökdoğan será compatível com MIL-STD-1553 e MIL-STD-1760 e foi projetado para uso com o lançador de mísseis guiados LAU-129 e possui capacidade para detectar múltiplos alvos, além de capacidade de engajamento engajar em todas as direções. Projetado para resistir a interferências eletrônicas, transforma a fonte de interferência em alvo.

Míssil paquistanês- FAAZ-2, modelo guiado por RF.

Já o Faaz-2  Paquistanês, em desenvolvimento pelo GIDS, e é inspirado no míssil russo R-27 e no míssil Francês MBDA MICA. O míssil Paquistanês foi desenvolvido para engajar aeronaves, drones e helicópteors e possui um alcance bem superior ao Turco e é capaz de atingir alvos a até 180 km, é capaz de atingir Mach 3,5  e possui um sistema de buscador de radiofreqência (RF) ou imageador de infravermelho (IIR)  Infravermeloo Faaz-2 será integrado ao caça JF-17 Thunder, um projeto conjunto do Paquistão e China.

A GIDS também trabalha no desenvolvimento de um sistema de defesa aérea Terra-ar baseado no míssil ar-ar de longo alcance Faaz-2.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.