Embraer e Mahindra anunciam colaboração na aeronave de transporte médio C-390 Millennium na Índia

FONTE : EMBRAER

Nova Delhi, 9 de fevereiro de 2024 – A Embraer Defesa & Segurança e a Mahindra anunciaram hoje que assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de cumprir conjuntamente a aquisição da aeronave multimissão C-390 Millennium pela Força Aérea Indiana em seu próximo projeto de aquisição de aeronaves de transporte médio (MTA). O memorando de entendimento foi assinado na Embaixada do Brasil em Nova Delhi.

“Estamos honrados em anunciar este memorando de entendimento com a Mahindra. A Índia tem uma indústria aeroespacial e de defesa diversificada e forte e escolhemos a Mahindra como nossa parceira para prosseguirmos conjuntamente o programa MTA”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Índia é um mercado-chave para a Embraer e apoiamos totalmente as ambições da Índia para ‘Atmanirbhar Bharat’. Vemos esta parceria como um símbolo do fortalecimento das relações entre o Brasil e a Índia e uma forma de promover a cooperação no Sul Global.”

A Embraer e a Mahindra se envolverão com a Força Aérea Indiana para identificar os próximos passos do programa MTA, bem como entrarão em contato com a indústria aeroespacial local na Índia para iniciar o desenvolvimento do plano de industrialização do projeto.

MoU reflete o compromisso da Embraer e da Mahindra com o Make in India

Vinod Sahay, presidente do Setor Aeroespacial e de Defesa e membro do Conselho Executivo do Grupo Mahindra, disse: “Estamos orgulhosos de iniciar esta parceria com a Embraer, uma empresa conhecida por sua excelência em engenharia e um portfólio único de aeronaves e sistemas. O C-390 Millennium é o avião de transporte militar mais avançado do mercado, e acreditamos que esta parceria não só reforçará a capacidade operacional da Força Aérea Indiana, mas também fornecerá uma solução de industrialização eficiente que se alinha perfeitamente com os objectivos da Make in Índia.”

O memorando de entendimento foi assinado pela Embraer Defense & Security e pela Mahindra Defense Systems, uma subsidiária 100% controlada pela Mahindra, que se concentra em transporte blindado e produtos relacionados à segurança, incluindo eletrônicos.

A Embraer tem presença estabelecida na Índia nas áreas de defesa, aviação comercial e aviação executiva. Em agosto de 2023, a Embraer realizou o C-390 Millennium Day em Nova Delhi, na Índia, para aprofundar o envolvimento com a indústria aeroespacial local, que contou com grande participação do ecossistema indiano.

A aeronave de transporte tático multimissão C-390 Millennium oferece mobilidade incomparável, combinando alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível.  

Desde que entrou em operação na Força Aérea Brasileira em 2019 e, mais recentemente, na Força Aérea Portuguesa em 2023, o C-390 provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 11.500 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria. O C-390 Millennium alcançou o status de Capacidade Operacional Plena pela Força Aérea Brasileira em 2023, o que atesta a capacidade da plataforma para realizar todas as missões para as quais foi projetada. 

Até à data, o C-390 Millennium foi selecionado pelo Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Checa e, mais recentemente, Coreia do Sul. 

O C-390, o avião de transporte militar mais moderno do mercado, pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outros aviões de transporte militar de médio porte e voa a 870 km/h (470 nós). É capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate aéreo a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra compactada, solo e cascalho. A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já comprovou a sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como tanque como como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas instaladas sob as asas.

A colaboração em torno do C-390 Millennium trará a mais recente tecnologia em termos de aeronaves de transporte aeroespacial e militar para a Índia. Tanto a Embraer quanto a Mahindra explorarão o potencial para transformar a Índia em um futuro centro de aeronaves C-390 para a região.

Imagens: https://embraer.bynder.com/share/58D8E85C-A31D-4DD5-AE3396EAA8B7D2E5/

Siga-nos no Twitter: @Embraer @MahindraRise

Informações de contato com a mídia:

Valtecio Alencar / Nilma Missir-Boissac

Embraer

E-mail: valtecio.alencar@embraer.com / nilma.boissac@sin.embraer.com

Gaurav Bhatt

Diretor de contas

Relações Públicas da Adfactors (para Mahindra)

E-mail: gaurav.bhat@adfactorspr.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.