A Arábia Saudita adquiriu o sistema de defesa aérea de curto alcance russos “Pantsir”

E.M.Pinto


A Arábia Saudita adquiriu o sistema de defesa aérea de curto alcance “Pantsir”, fabricado pela Rússia, conforme observado por especialistas em defesa internacional. Destaca-se que melhorias significativas, especialmente em seu software, tornaram esse sistema mais eficaz no enfrentamento de ameaças representadas por mísseis guiados e foguetes, como evidenciado no recente conflito Russo/Ucraniano.

Embora não confirmado, acredita-se que seja possível que os sauditas adiquiriram a nova variante Pantsir-SM que incorpora uma estação de mira multifuncional, aumentando o alcance de detecção do alvo de 40 para 75 km e o alcance de engajamento de 20 para 40 km. O sistema utiliza-se de um novo míssil de alta velocidade e alcance estendido. Os sistemas Pantsir existentes podem ser atualizados para o padrão SM.  Porém a nova variante é isnstalada sobre um novo chassi de caminhão Kamaz 8 × 8 com cabine blindada. O desenvolvimento foi concluído em 2019. Ele teria sido implantado na Ucrânia recentemente em dezembro de 2023.

A Arábia Saudita saudita torna-se assim o terceiro país do Oriente Médio a escolher o sistema “Pantsir”, fortalecendo a colaboração em defesa com Moscou, mesmo em meio a sanções econômicas enfrentadas pela Rússia devido ao conflito na Ucrânia. Anteriormente, Emirados Árabes Unidos e Omã já haviam optado por esse sistema de defesa aérea.

Apesar das restrições econômicas impostas pelos Estados Unidos e seus aliados, a Arábia Saudita demonstra interesse contínuo nos sistemas de defesa aérea russos. A ausência de detalhes específicos sobre o tipo e variante do sistema “Pantsir” adquirido pela Arábia Saudita foi enfatizada pela imprensa local.

A compra do sistema de defesa aérea “Pantsir” representa um passo agressivo da Arábia Saudita para diversificar suas fontes de defesa, reduzindo a dependência exclusiva dos Estados Unidos. Além disso, a nação tem buscado armamentos de outras fontes, como a China, como parte de sua estratégia de diversificação.

A atualização do sistema “Pantsir”, incluindo um novo software e a capacidade de visão de 360 graus, destaca sua capacidade aprimorada para detectar e combater diversas ameaças, desde mísseis guiados até pequenos drones utilizados para vigilância e marcação de alvos.

O sistema no seu modelo básico, conhecido como SA-22 Greyhound pela OTAN, é equipado com radar e sistemas eletro-ópticos, permitindo detectar, rastrear e atacar alvos a distâncias de até 36 km e altitudes de 15 km. Pode simultaneamente rastrear até 20 alvos, sejam aeronaves ou mísseis guiados, e atacar seis alvos simultaneamente, utilizando 12 mísseis guiados e um canhão com alcance de até 4 km.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.