Novas imagens da aeronave AEW&C KJ-600 da Marinha Chinesa

Recentemente surgiram imagnes mais nitidas e de melhor qualidade da nova aeronave aerotransportada de alerta e controle antecipado (AEW&C) Xi’an KJ-600 da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN). O Xian KJ-600, um avião de alerta aéreo para operações embarcadas atualmente em desenvolvimento pela China para os seus porta-aviões.

O KJ-600 é uma aeronave aerotransportada de alerta e controle antecipada projetada e desenvolvida pela Xi’an Aircraft Industrial Corporation para a Marinha do Exército de Libertação Popular. Com base nos designs e imagens conceituais divulgadas nos últimos anos, parece ser muito semelhante em layout ao E-2 Hawkeye da Marinha dos Estados Unidos (US Navy).

 

Poucas informações estão disponíveis sobre as capacidades do KJ-600. Algumas fontes citam que o KJ-600 é equipado com um avançado radar de varredura eletrônica ativa (AESA – Active Electronic Scanned Array. Seu alcance é de 2.800 km, velocidade de 550 km/h, e será capaz de detectar alvos aéreos além de 480 km, rastreando até 250 alvos aéreos simultaneamente. As imagens divulgadas nas redes sociais durante a última semana, mostram que o KJ-600 continua a realizar testes de voo no âmbito da Campanha de Testes .