Irã Demonstrando Poder: Análise do Ataque do IRGC em Erbil e Idlib

E.M.Pinto


Na noite de 16 de janeiro, o IRGC conduziu um ataque significativo, em Erbil, no Curdistão iraquiano, os ataques também foram direcionados aos alvos de grupos terroristas pró-turcos na Síria.

Fateh-110

Inicialmente, seis mísseis Fateh-110 foram lançados em Erbil a partir da base Tangeyeh Kenesht do IRGC, utilizando táticas de drones Shahed-136 para sobrecarregar as defesas aéreas.

O ataque atingiu áreas próximas ao consulado americano, Aeroporto Internacional de Erbil, base militar de Harir e a residência do empresário Pishrav Diziziye, alegadamente ligado ao Mossad israelense.

Shahed-136

Simultaneamente, mísseis Khyber Shikan, com alcance de 1450 km, foram disparados da província do Khuzistão em direção à Síria, atingindo posições de grupos terroristas em Taltit, perto de Idlib.

Khyber Shikan

As explosões foram erroneamente associadas à Força Aérea Israelense. O IRGC alegou que os alvos foram escolhidos devido ao treinamento de um grupo do EI em territórios controlados por forças pró-turcas. Contudo, essa explicação é contestada, sugerindo que o ataque foi uma demonstração de poder do Irã, já que nunca haviam realizado ataques a tal distância, como destacado pela mídia israelense.


veja também:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=4001&v=UBJUEsr3hAk&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fwww.planobrazil.com%2F&source_ve_path=Mjg2NjY&feature=emb_logo

https://www.planobrazil.com/2024/01/11/sexta-12-01-no-front-cast-a-industria-militar-do-ira/

 

1 Comentário

Comentários não permitidos.