Coreia do Norte demonstrou a capacidade de produção sistemas de mísseis Balísticos de curto alcance

Numa recente visita a unidade produtora de mísseis balísticos Norte coreanos, Kin Jong-Un conheceu as unidades lançadoras de defesa aérea mais modernas do seu país. Na ocasião anunciou-se a aquisição de 36 novos sistemas lançadores do sistema conhecido por Hwasong-11 RA.

Segundo a a nota na agência de notícia Norte Corena , a República popular da Coreia comprova a sua capacidade de produção de mísseis de defesa.

Uma série de imagens da visita de  Kim Jong-un o apresentam examinando os sistemas de lançadores de defesa aérea na unidade fabril. Diante das imagens são apresentados veículos prontos para entrega montados em  chassis 6×6 de três eixos com cabines protegidas.

Os sistemas de lançamento são compostos por quatro contêineres para mísseis guiados de curto/médio alcance. Sabe-se que estes sistemas foram testados com sucesso em 2022. O alcance do vôo é de pelo menos 110km.

Unidades semelhantes foram exibidas num desfile militar e durante exercícios e confirmam a crescente capacidade tecnológica da RPCN que por muito tempo foi negada nos países ocidentais.

Os sistemas apresentados  são uma cópia menor do KN-23 e destinam-se a substituir o KN-02 Toksa – clones do 9K79 “Tochka” soviético. (Escaravelho SS-21 de acordo com a classificação da OTAN).