OpEsp: CIOpEsp forma novos Forças Especiais e Mergulhadores de Combate do Exército Brasileiro

No dia 22 de novembro, foram realizadas no Centro de Instrução de Operações Especiais · CIOpEsp , Centro de Instrução Coronel Gilberto Antônio Azevedo e Silva, Berço das Operações Especiais, a Cerimônia de encerramento do Curso de Forças Especiais e do Estágio de Mergulho a Oxigênio para Operações Especiais, bem como as atividades comemorativas do Jubileu de Ouro (50 anos) do Curso de Ações de Comandos de 1973, e do Jubileu de Prata (25 anos) do Curso de Ações de Comandos e do Curso de Forças Especiais, ambos do ano de 1998.

O Curso de Forças Especiais foi realizado no período de 16 de junho a 22 de novembro e foi concluído por 19 militares, sendo 14 (quatorze) oficiais e 05 (cinco) sargentos, todos do Exército Brasileiro. O Estágio de Mergulho de Combate, por sua vez, foi realizado no período de 27 de outubro a 22 de novembro, tendo sido concluído por 10 (dez) militares, sendo 6 (seis) oficias e 4 (quatro) sargentos, todos do Exército Brasileiro.

A solenidade foi presidida pelo Gen Ex R/1 Júlio Cesar De ARRUDA, Eterno Comandante do Exército, Eterno Comandante de Operações Especiais e do 1º Batalhão de Forças Especiais, e contou com a presença das seguintes autoridades: Gen Ex R/1 RUI Monarca da Silveira – Antigo integrante do Alto Comando do Exército, último Comandante do Destacamento de Forças Especiais e Eterno Comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais, Gen Bda ANDRELUCIO Ricardo Couto – Comandante de Operações Especiais, Gen Bda Emerson Alexandre JANUÁRIO, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército e da Guanição de Niterói, Gen Bda R/1 MÁRIO Fernandes, Eterno Comandante de Operações Especiais e do 1º Batalhão de Forças Especiais e Gen Bda R/1 Ernesto De LIMA GIL Assessor de Relações Institucionais do CML. Cabe destacar, também, a ilustre presença do pioneiro das Operações Especiais, Gen Bda R/1 IRAN de Carvalho, Operador Especial 03. Outrossim, abrilhantaram a atividade diversos Comandantes e representantes de Organizações Militares e instituições civis, Militares da Ativa e Veteranos das Forças Armadas, bem como inúmeros familiares e amigos dos concludentes.

Encerrando o evento, de maneira muito especial e vibrante, foi realizado o tradicional desfile dos Operadores Especiais de todos os tempos, seguido dos concludentes do CFEsp e EMOx, e a tropa do Centro de Instrução de Operações Especiais.

 

Fonte: CIOpEsp