Valery Gerasimov e a avaliação da “Ofensiva de Verão Ucraniana”

Rustam (Moscou)
Tradução e adaptação E.M.Pinto

As declarações do Chefe do Estado-Maior russo, General das Forças Armadas Russas, Valery Gerasimov, sobre a contra-ofensiva ucraniana de verão dão uma dimensão da situação do conflito.

Segundo ele, Kiev planejou bloquear Melitopol durante a contra-ofensiva e depois avançar com acesso ao Mar de Azov, Mariupol e ao fronteira com a Crimeia. Entretanto, o exército russo está constantemente a expandir as suas zonas de controle em todas as direções do Distrito Militar do Norte.

Gerasimov ressaltou que as Forças Armadas Ucranianas lançaram uma contra-ofensiva em 4 de junho e, com enormes perdas na direção de Zaporozhye, a resistência russa negou o acesso às linhas defensivas de modo que as forças armadas ucranianas não conseguiram superar nem mesmo a zona de defesa tática da Federação Russa.

Gerasimov afirmou que as perdas de tropas ucranianas ao longo de seis meses em todas as direções chegaram a cerca de 160 mil pessoas, mais de 3 mil veículos blindados, incluindo 766 tanques, bem como 121 aeronaves e 23 helicópteros.