Kalashnikov concluiu a entrega de drones kamikaze “KUB-BLA  para o ano de 2023

Sugestão e imagem Rustam (Moscou)
Autor: E.M.Pinto

A JSC “Kalashnikov Concern” completou, em 2023, todas as entregas programadas pelos contratos governamentais dos sistemas “KUB-BLA”. Segundo a avaliação testada em campo de batalha, o KUB demonstraram bom desempenho nas “Operações militares especiais”. Para expandir a linha de produtos e em estreita colaboração com o cliente, o conglomerado “Kalashnikov” iniciou a entrega de projéteis de maior potência. Isso permitirá atingir de forma mais eficaz tropas e equipamentos  das forças inimigas.

O sistema foi primeiramente apresentado pela Kalashnikov Concern na Exposição Internacional de Armas IDEX-2019.

“As capacidades do conglomerado no segmento de Aeronaves aéreas não tripuladas estão crescendo vertiginosamente. A produção está se expandindo, equipamentos modernos estão sendo adquiridos, processos de trabalho estão sendo otimizados”,

Afirmou o presidente da JSC “Kalashnikov Concern”, Alan Lushnikov.

“Nós implementamos a produção em série dos sistemas ‘KUB’ e, nos últimos meses, conseguimos aumentar o volume de sua produção em mais de duas vezes”.

O trabalho nas entregas de projéteis controlados será continuado. Vale lembrar que a decisão sobre as entregas dos produtos “KUB-BLA” de acordo com o contrato de defesa do estado foi tomada em 2022 e neste ano o conglomerado entregou todos os modelos contratados já antes da primeira quinzena do mês de dezembro.

O “KUB-BLA” é um sistema de ataque desenvolvido pela ZALA AERO, um braço da Kalashnikov. Projetado para destruir alvos terrestres remotos, o KUB-BLA é um drone kamikaze que fornece uma carga útil especial nas coordenadas do alvo. Suas vantagens incluem alta precisão, lançamento oculto, silêncio e facilidade de uso.

A ZALA Aero, também conhecida como A-Level Aerosystems, é uma empresa russa especializada em veículos aéreos não tripulados, sediada em Izhevsk. Parte do Kalashnikov Concern desde janeiro de 2015.

A empresa é líder na Rússia no desenvolvimento e fabricação de sistemas aéreos não tripulados, cargas úteis exclusivas e complexos móveis. Seus produtos incluem sistemas não tripulados e soluções de software para monitoramento de aviação.

Com mais de 2000 sistemas ZALA em uso na Rússia, a empresa desempenha um papel crucial em operações como proteção de fronteiras, reconhecimento e resgate, monitoramento de infraestruturas de petróleo e gás, inspeções de alto risco e gestão de emergências.

O sistema de ataque não tripulado de alta precisão, passou com sucesso nos testes e foi apresentado pela Kalashnikov Concern na Exposição Internacional de Armas IDEX-2019. A arma foi elogiada por Sergey Chemezov, Diretor Geral da Rostec, como uma contribuição para uma nova era na guerra.

O emprego em enxames de drones tem se mostrado no atual conflito ucraniano uma arma eficaz e aterrorizante. Tropas, veículos, ativos de alto valor tem se mostrado presas fáceis para os ataques destas armas

O drone de asa delta, é impulsionado por motor elétrico e uma hélice. O sistema possui uma ogiva de 3kg,  e possui uma autonomia de voo de 30 minutos de duração em velocidade de 130 km/h. O drone é controlado por um operador que utiliza um sistema de imagem de vídeo. Os testes de prova, foram concluídos em 2021.

O drone opera no sistema de busca enquanto vagueiam por uma área alvo, buscando e atacando alvos quando localizados. Diferenciando-se de mísseis de cruzeiro e UAV, os drones kamikazes permanecem na zona de destruição por um período prolongado e são projetadas para serem usadas em um ataque, com uma ogiva embutida. Essa categoria oferece respostas rápidas, sem expor plataformas valiosas perto da área alvo, permitindo um direcionamento mais seletivo.

Os Drones Kamikazes têm sua origem associada a diferentes projetos que incluem variantes iniciais do Delilah israelense e o programa fracassado AGM-136 Tacit Rainbow dos EUA na década de 1980, bem como o IAI Harpy, considerado por alguns como o primeiro sistema da categoria.

O Programa norte americano AGM-136 Tacit Rainbow dos EUA na década de 1980 buscava desenvolver uma aeronave com estas capacidades, entretanto, o programa foi cancelado.

O diretor geral da Kalashnikov, Vladimir Lepin, anunciou que os drones KUB-BLA foram recomendados para adoção pelo exército russo após testes em campo de batalha bem-sucedidos, enfocando sua eficácia na destruição de tropas, infraestrutura e veículos com blindagem leve. O Ministério da Defesa russo divulgou um vídeo em maio de 2022 mostrando a destruição de obuseiros americanos M777 e tripulações ucranianas por um drone kamikaze KUB-BLA, destacando a eficácia do sistema em combate.

O israelense IAI Harpy (imagem) é considerado o precursor deste tipos de sistemas, tendo o Irã absorvido muito destas capacidades e se tornado um importante produtor mundial deste tipo da armas.

Atualmente, os sistemas de transportadores não tripulados de munições guiadas são uma área promissora no desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados.

O lançamento do KUB-BLA é feito por uma  catapulta e pode operar de áreas restritas e espaços apertados.

 

O lançamento do KUB-BLA é feito por uma  catapulta, permitindo seu uso em enxames. Apesar de vantagens como tamanho reduzido e autonomia com inteligência artificial, limitações incluem a capacidade de lidar com alvos móveis.

Ficha técnica

Velocidade 80 – 130 km/h
Duração do voo 30 minutos
Massa da carga útil 3kg
Envergadura 1,21 m
Comprimento 0,95 m
Altura 0,165 m
Vantagens
  • Alta precisão
  • Lançamento oculto
  • Silêncio
  • Fácil de usar

2 Comentários

  1. Muito interessante. Obrigada pelo artigo. Realmente deve ser uma questão de tempo para eles conseguirem aplicá-lo para alvos móveis.

  2. Parabéns pelo artigo. Deve ser uma questão de tempo para que os russos adaptem o drone para identificar alvos móveis. Agradeço.

Comentários não permitidos.