Força Aérea Colombiana recebe nova oferta de Eurofighter Typhoon da Espanha

Durante Expodefensa 2023 Feira Internacional de Defesa e Segurança, realizada de 5 a 7 de dezembro, no Centro Internacional de Negócios e Exposições de Bogotá — CORFERIAS, capital da Colômbia. A Força Aérea Colombiana (Fuerza Aérea Colombiana) recebeu uma oferta de aviões de combate Eurofighter Typhoon do Ministerio da Defesa da Espanha.

Segundo informações as negociações seriam de governo para governo,  e contempla uma oferta de aeronaves usadas dos estoques do Ejército del Aire. Especificamente, tratava-se de aproximadamente 17 aeronaves (Tranche 2) da Força Aérea Espanhola que seriam entregues atualizadas pela Airbus Group para uma configuração semelhante ao padrão que voa hoje em vários países da Europa e do Oriente Médio além de todo o suporte de logístico e de treinamento  juntamente com  um pacote de armas que incluiria o o míssil de longo alcance Meteor.

Airbus vem acompanhado com atenção o programa de substituição da frota de aviões de combate Kfir da Força Aérea Colombiana nos últimos anos, apresentando em diversas ocasiões ofertas para as aeronaves Eurofighter.

A Força Aérea Colombiana fez solicitações de informações sobre o Eurofighter nos anos de 2015 e 2016, e 2018 nesta última à oferta da Airbus Defence and Space foi de 15 unidades do Typhoon Tranch 3 novos, com suporte técnico e logístico.

O Governo Colombiano vem sofrendo pressões quanto a substituição dos caças Kfir principalmente depois do aumento das tensões devido à disputa entre a Venezuela e Guiana pela região de Essequibo. Os Kfir se manter operacionais na Força Aérea Colombiana até o final de 2024 quando se encerra o contrato de manutenção com a Israel Aerospace Industries Ltd..