Índia aumentará pedido do caça Tejas Mk1A para 180

Tradução e adaptação E.M.Pinto

Fonte:Livefist

O programa de caças Tejas na Índia está prestes a receber um grande impulso, com o Ministério da Defesa do país liberando hoje a encomenda de mais 97 caças Tejas Mk1A para a Força Aérea Indiana. Isso eleva a frota planejada do Tejas Mk1A para 180 aeronaves, distribuídas em nove esquadrões. A encomenda inicial de 83 jatos foi feita no início de 2021, totalizando um negócio de US$ 6,5 bilhões.

Embora a autorização do Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) seja apenas o primeiro passo, há indícios de que o processo de aquisição pode ser acelerado. A Índia está prestes a entrar em um ciclo eleitoral nacional nos próximos meses, e a história mostra que as aquisições de hardware militar têm sido politicamente desafiadoras.

É notável que a autorização para os 97 jatos Tejas Mk1A tenha ocorrido pouco depois do primeiro-ministro indiano, alvo de críticas políticas em relação à fabricante HAL do Tejas, voar em um Tejas no fim de semana, tornando-se o primeiro líder político a pilotar o avião local. A decisão da reunião do Ministério da Defesa também incluiu os próximos passos para o aguardado programa de atualização da vasta frota Su-30 MKI da Índia, começando com cerca de 80 aeronaves.

Cortesia para o Livefist AviationWall

Há anos, um setor da Força Aérea Indiana tem defendido a encomenda de mais jatos Tejas, mesmo com incertezas em outros programas de aquisição. Um escritor e pesquisador de aviação, Angad Singh, recomendou anteriormente pedidos rápidos para reforçar os números do Tejas, o que parece ter influenciado a decisão da IAF e a autorização importante de hoje.

 

Com os 97 Tejas Mk1A, a frota total planejada do Tejas chega a 220 aeronaves, considerando as 40 já em serviço em dois esquadrões operacionais. Esse grande pedido levanta dúvidas sobre o impacto no desenvolvimento do Tejas Mk2, uma versão mais poderosa que está em profundo desenvolvimento, com o primeiro voo previsto para 2027. A Força Aérea Indiana expressou planos de operar até 12 esquadrões (mais de 200 aeronaves) da variante Mk2.