Espanha assina novo contrato de mísseis de ataque naval NSM( Naval Strike Missiles) com a Kongsberg Defense & Aerospace

 

A Marinha Espanhola (Armada Española) assinou com a Kongsberg Defense & Aerospace (KONGSBERG), um contrato no valor de 305 milhões de euros para a entrega de mísseis de ataque naval NSM ( Naval Strike Missiles). A primeira classe de navio equipada com o míssil NSM é a fragata da classe F-110 (F111- Bonifaz), atualmente em construção pela Navantia. Os mísseis devem ser implantados nas fragatas F-100 (classe Álvaro de Bazán) durante a atualização de meia-vida (mid-life update), bem como em navios futuros da marinha. A Armada Espanhola, havia selecionado o Naval Strike Missiles em 2022, porém o contrato de aquisição foi assinado no final de 2023.

A aquisição esta sendo realizada através da Agência de Apoio e Compras da OTAN (NSPA – NATO Support and Procurement Agency). Este é o primeiro contrato de mísseis da Kongsberg Defense & Aeroespacial que será administrado por tal agência. A KONGSBERG assinará, paralelamente, um acordo de cooperação com a Direção-Geral de Armamento e Material – DiGAM( órgão do Ministério da Defesa, responsável pelo planejamento e desenvolvimento da política de armas e materiais do Departamento) como base para desenvolver um plano industrial que visa melhorar a cooperação e o envolvimento da indústria espanhola. Isto inclui a possibilidade de fazer parte da cadeia global de fornecedores de mísseis e uma proposta para o estabelecimento de capacidade de manutenção de ciclo de vida completo para NSM na Base Naval de Rota, em coordenação com a indústria local através de transferência de tecnologia.

O míssil anti navio NSM é considerado o primeiro míssil anti navio de quinta-geração. O NSM utiliza materiais compostos na sua fabricação destinados a possibilitar características furtivas. Ele pesa pouco mais de 400kg e tem alcance de pelo menos 185km (100 milhas náuticas).

 

Com informações de Kongsberg Defense