Rússia está bloqueando armas de precisão dos EUA na Ucrânia

Tradução e adaptação Ghost

Original de Sam Skove

Fonte: Defense one

O Ten General  Antonio A. Aguto, Junior,  Comandante do Grupo de Assistência à Segurança-Ucrânia na Operação ATLANTIC RESOLV,  afirmou categoricamente que Rússia está bloqueando as armas de precisão dos EUA na Ucrânia.
Além disso, ele ressaltou que as forças russas mostraram-se  “altamente adaptáveis”.

As vantagens táticas proporcionadas pelas munições de precisão dos EUA na Ucrânia foram comprometidas pelo bloqueio eletrônico inimigo, declarou o comandante do Exército dos EUA responsável por esses esforços nesta última terça-feira 12 de dezembro de 2023 .

Interferir em algumas de “nossas capacidades mais precisas é um desafio”, disse o General, durante uma videoconferência realizada na Europa, em um evento organizado pelo Gabinete Executivo do Programa de Comando, Controle e Comunicações Táticas do Exército.

Desde dezembro de 2022, Aguto lidera o Grupo de Assistência à Segurança da Ucrânia, responsável pela coordenação da ajuda militar aliada à Ucrânia.

Oficiais de defesa não identificados dos EUA relataram anteriormente à CNN que a Rússia estava bloqueando mísseis de precisão fornecidos pelos EUA, resultando em desvios. Como resposta, as forças dos EUA e da Ucrânia tiveram que buscar soluções alternativas, como a modificação dos lançadores de foguetes. A Rússia, então, ajustou seu bloqueio, obrigando os EUA a encontrar novas contramedidas.

Essas armas, incluindo o Sistema de Lançamento Múltiplo de Foguetes Guiados, anteriormente proporcionaram à Ucrânia uma vantagem significativa no campo de batalha ao empurrar os depósitos de munição russos para além de seu alcance.

Documentos vazados dos EUA também afirmavam que a Rússia estava interferindo em bombas guiadas por GPS fornecidas pelos EUA à Ucrânia.

A Rússia possui diversas capacidades avançadas de interferência, incluindo jammers que podem bloquear sinais de GPS em distâncias de até 24km. Soldados ucranianos relataram que bloqueadores russos frequentemente derrubam seus drones, podendo também ser responsáveis por problemas no uso do amplamente utilizado Sistema de Internet via Satélite Starlink.

Aguto destacou a necessidade de o Pentágono melhorar suas armas e equipamentos, tornando-os “suficientemente resilientes e flexíveis para combater as ações de nossos adversários… Semanas ou meses após a implementação no campo de batalha, nossos adversários podem encontrar formas de interromper ou neutralizar algumas dessas capacidades.”

Os EUA também devem aprimorar as comunicações entre aliados, compartilhando informações que vão desde logística até dados de campo de batalha.

Aguto informou que o sistema de compartilhamento de inteligência Maven está sendo utilizado para planejar a logística de apoio à Ucrânia, e ferramentas de IA podem acelerar ainda mais esse processo. Com bilhões de dólares em equipamentos e armas enviados à Ucrânia pelos EUA, o processo foi acelerado em 30%.

Como parte dos esforços atuais do Exército dos EUA para reduzir o tamanho dos postos de comando, Aguto também expressou a necessidade de tornar a tecnologia dos postos de comando do Exército mais “móvel e compacta”, enquanto ainda oferece os mesmos recursos.