E.M.Pinto
O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã conduziu recentemente um exercício militar em larga escala na província ocidental de Kermanshah, mais especificamente na região de Qasr-e Shirin.
A operação foi coordenada a partir da Base Najaf Ashraf, o exercício faz parte dos esforços para fortalecer a defesa e demonstrar poder de mobilização do Irã contra possíveis desafios de segurança. A manobra envolveu diversas unidades e concentrou-se em estratégias avançadas para avaliar a prontidão contra ameaças de segurança potenciais, incluindo táticas de grupos terroristas Takfiri hostis.
A manobra, que durou 24h, incluiu treinamento especializado em guerra eletrônica e testes de sistemas de radar e comunicação desenvolvidos localmente. Manobras de reconhecimento e furtividade também foram componentes importantes do exercício.
Um aspecto chave do exercício foi o uso de armas destinadas à atacar e destruir centros de comando inimigos. As divisões aerotransportadas, de artilharia e blindadas do IRGC também realizaram diversas operações aeromóveis, demonstrando suas capacidades em ações coordenadas.
Um dos equipamentos utilizados foi o Toofan, um veículo do tipo MRAP (Veículo Protegido Contra
Minas e Emboscadas), projetado e produzido no Irã.
Este veículo foi introduzido em serviço em 2018 e é usado principalmente pelo Irã. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Defesa e Logística das Forças Armadas do Irã.
O Toofan é projetado para acomodar uma tripulação de dois e pode transportar até dez tropas. Sua principal característica é sua capacidade de proteção balística, em conformidade com os padrões STANAG 2/3, o que significa que oferece resistência significativa contra projéteis de armas leves e estilhaços. Essa capacidade de proteção o torna adequado para ambientes de combate onde ameaças de minas e emboscadas são prevalentes.
O Irã realiza regularmente exercícios militares em várias regiões para testar suas armas, equipamentos e prontidão de combate. Autoridades iranianas têm consistentemente afirmado o compromisso do país em aprimorar suas capacidades militares e de mísseis, declarando que esses aspectos da defesa nacional são inegociáveis.
Especificações
Tripulação: 02
Passageiros: 10
Blindagem: Proteção balística até STANAG 2/3
Armamento Principal: Diversos sistemas estão disponível, incluindo uma Metralhadora Pesada de 12,7 mm.
Motor: Kamaz 3600 cc, 8 cilindros diesel
Caixa de câmbio : ZF 9 velocidades
Potência: 360 hp (270 kW)
Transmissão: Tração nas quatro rodas Velocidade Máxima: 100 km/h
Massa vazio: 12000 kg
Massa operacional: 14000 kg
Suspensão: Mola de lâmina com amortecedor
Alcance operacional: 1.100 km
Largura: 2,5 m
Altura: 3,1 m
Comprimento: 7,0 m