FAB realiza apronto operacional da participação do KC-390 no Exercício Culminating

Está previsto o lançamento de paraquedistas brasileiros e americanos, além da atuação em conjunto com aeronaves de outras Forças Aéreas
Publicado: 09/01/2021 08:40
Fonte: Tenente Jornalista Iris Vasconcellos

O KC-390 Millennium inaugura mais uma etapa na Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave participará pela primeira vez de um Exercício Operacional. A ação inédita ocorrerá entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro no Exercício Culminating, em Louisiana, nos Estados Unidos da América (EUA). Os detalhes da participação do KC-390 no treinamento foram apresentados no apronto operacional, realizado nesta quinta-feira (07/01) por militares do Esquadrão Zeus (1º GTT), na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis.

Foram repassadas informações sobre o cronograma das missões, logística, configuração das tripulações, segurança de voo, medidas sanitárias e regras internacionais.

Durante o Exercício Operacional Culminating está prevista a realização de saltos operacionais de paraquedistas brasileiros e americanos a partir do KC-390. O treinamento é uma operação conjunta entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos, com a participação de aeronaves de outras Forças Aéreas, e tem, entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres.

Em uma das missões previstas, o KC-390 vai integrar um voo de pacote, com a participação de 16 aeronaves, incluindo nove C-17 e seis C-130J, e será realizado o lançamento de mais de quatro mil paraquedistas em apenas uma noite.

A complexidade e caráter inédito da missão exigiram treinamentos específicos dos tripulantes do KC-390 realizados em dezembro de 2020. Nesse período, os militares foram capacitados no módulo contratual Operational Familiarization (OPFM), ministrado pela EMBRAER, como tripulantes instrutores da aeronave em lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado. Os militares realizaram também lançamentos na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o comandante do Esquadrão Zeus (1º GTT), Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a aeronave e os militares tiveram bom desempenho durante o período de treinamento e estão preparados para participar do exercício que é um marco na história do KC-390 e da Força Aérea Brasileira.

“Nós temos tudo para mostrar para o mundo a capacidade do KC-390, que pela primeira vez vai lançar paraquedistas junto com outras aeronaves estrangeiras. O Exercício conjunto vai ser muito importante não só para o 1° GTT, como também para a FAB e para o país”, destacou.

A participação do KC-390 no Exercício Culminating também será instrumento para a fundamentação doutrinária, especialmente na Ação de Força Aérea denominada Assalto Aeroterrestre, que  consiste  no emprego de Meios Aeroespaciais para introduzir forças paraquedistas e seus equipamentos, prioritariamente por lançamento  e  eventualmente  por  meio  de  pouso,  em  áreas  de  interesse.

“É um momento ímpar para desenvolvimento conjunto de doutrina não só da FAB quanto também do Exército Brasileiro porque o KC-390 tem sistemas diferentes, sistemas novos”, complementou.

O comandante da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, ressaltou o preparo realizado pelos militares para o Exercício. “Todos os preparativos foram realizados, inclusive com a participação de integrantes do Exército Brasileiro, de maneira que as tripulações estão capacitadas a cumprir as ações de Força Área previstas para a Missão”, destacou.

De acordo com o Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira, a participação do KC-390 no Exercício Culminating reforça a capacidade de atuação da FAB. “É a primeira vez que nós vamos fazer o lançamento de paraquedistas dentro de um cenário de exercício operacional, que é bastante diferente do que lançar os paraquedistas em um circuito de tráfego para uma missão de treinamento local. É uma honra muito grande nós termos sido convidados para participar desse exercício em conjunto com o Exército, utilizando pela primeira vez a aeronave mais nova da FAB”, destacou.

KC-390

Desde a entrega do primeiro KC-390 Millennium, em setembro de 2019, a FAB já recebeu quatro aeronaves, que vêm participando de diversas missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.

A aeronave e a tripulação vêm passando por fases de certificação e, após a conclusão de determinadas etapas, as tripulações passam a operar as diversas funcionalidades do avião até atingir a capacidade final de operação (Final Operational Capability – FOC), que estará disponível em todos os KC-390 Millennium da FAB.

Fotos: Sargento Bianca Viol/ CECOMSAER

Vídeo: Suboficial Barros/ CECOMSAERT

Confira o vídeo da matéria

Fonte: Força Aérea Brasileira

1 Comentário

  1. Olhai ai o KC-390!
    Vai servir para transportar centenas de toneladas de picanha e bacalhau superfaturados, pra deleite da oficialidade…

Comentários não permitidos.