Estados Unidos aprovam venda de sistemas de Defesa Costeira equipadas com mísseis anti navio Naval Strike Missile (NSM) para a Romênia

KONGSBERG NSM LT - Kongsberg Gruppen ASA

O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou a venda via  Foreign Military Sales (FMS) de duas baterias de Defesa Costeira equipadas com mísseis anti navio Naval Strike Missile (NSM). Além das duas baterias, o contrato prevê e equipamentos de apoio, treinamento de pessoal e suporte tecnico para o governo da Romênia com um valor de contrato o estimado em $ 300 milhões.

O Governo da Romênia solicitou a compra de duas baterias Defesa Costeira (CDS). A venda proposta apoiará a política externa e a segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um Aliado da OTAN melhorando a capacidade da Romênia de enfrentar as ameaças atuais e futuras, melhorando as capacidades de defesa marítima da Romênia no Mar Negro

U.S. Approves Sale Of Naval Strike Missile (NSM) Coastal Defense Systems To Romania - DefPost

O míssil anti navio NSM é considerado o primeiro míssil anti navio de quinta-geração. O NSM utiliza materiais compostos na sua fabricação destinados a possibilitar características furtivas. Ele pesa pouco mais de 400kg e tem alcance de pelo menos 185km (100 milhas náuticas).

 

 

Com Informações de Agências internacionais

2 Comentários

  1. Interessante, e acredito que seria que para proteger a extensa costa marítima seria de bom proveito, mesmo, não tendo países inimigos. E quem sabe, uma parceria com Avibras, para aqui fabricar e desenvolver, como foi feito com a Suécia-Embraer.

  2. Pois é. A Romênia com um litoral pouco maior que o de Santa Catarina e terá sua defesa de costa.
    Já no Brasil, o exército considerou a artilharia de costa dispensável, com mais de 9 mil kms de litoral para dar conta.
    Vai entender essas coisas.

Comentários não permitidos.