Boeing negocia parceria com Embraer

Fabricantes de aviões confirmam negociação, mas ressaltam que ainda não há garantia de acordo. Parceria precisa de aval do governo brasileiro.

Embraer é a terceira maior fabricantes de aviões do mundo

A fabricante de aviões americana Boeing e a Embraer confirmaram nesta quinta-feira (21/12) que estão negociando uma parceira, porém, ressaltaram que, no momento, não há nenhuma garantia de um acordo. Qualquer transação precisará ser aprovada pelo governo brasileiro, que manteve seu poder de veto nas decisões da Embraer quando a privatizou há duas décadas.

“Boeing e Embraer confirmaram que as duas companhias encontram-se em tratativas em relação a uma potencial combinação de seus negócios, em bases que ainda estão sendo discutidas. Não há garantia de que qualquer transação resultará dessas discussões”, divulgaram as fabricantes num comunicado conjunto.

O comunicado afirma ainda que as duas empresas não pretendem, por enquanto, fazer comentários adicionais a respeito das discussões.

A confirmação sobre a negociação foi feita após o jornal americano The Wall Street Journal noticiar que a fabricante dos EUA pretendia adquirir a empresa brasileira.

A fusão entre Boeing e Embraer seria uma resposta da companhia americana ao anúncio da união entre a Airbus e a canadense Bombardier, quarta maior fabricante de aeronaves do mundo e principal adversária da Embraer no mercado de aviões para voos regionais, feito há dois meses.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o presidente Michel Temer aprovou as negociações entre as empresas, mas descartou a venda da Embraer. O governo teria sido pego de surpresas sobre as conversas entre as fabricantes de aeronaves.

Apesar da privatização em 1994, o governo brasileiro possui na Embraer uma golden share que lhe confere o poder de dar o aval sobre as decisões da empresa.

Com valor de mercado estimado em 3,7 bilhões de dólares, a Embraer é a terceira maior fabricantes de aviões do mundo e, ao lado da Bombardier, líder no mercado de jatos regionais. Os rumores sobre as negociações elevaram em mais de 21% os valores das ações da empresa na Bovespa. Já na bolsa americana, elas subiram 26%.

Fonte: DW

 

 

8 Comentários

  1. Más que mentirinha deslavada – ” O governo teria sido pego de surpresas sobre as conversas entre as fabricantes de aeronaves”. Pode completar com a célebre frase do chefe do executivo “foi Deus que me colocou aqui!”.

    • Bem eu li o pronunciamento do Governo , ele disse conhecer conversações, apenas teve surpresa com Noticia sobre a perda de Controle da Empresa e ele , o Estado brasileiro usará a Golden Share e vetará !
      Nós deveremos estar Atentos e Cobrar o VETO de qualquer tipo de Perda de Controle, quem conhece sabe que antes da EMBRAER , sempre que o Brasil partia para o Desenvolvimento de Aeronaves , muitas até avançadíssimas , o Tiozinho convidava Brigadeiros e os Convenciam de ficarem com Sucatas deles , então voltavam contentes e felizes !!

  2. A Embraer é o coração de um ‘cluster’ de inovação, tecnologia e conhecimento, que são decisivos para um projeto nacional autônomo, a sua venda, transferência do seu controle acionário, desserve os interesses e a soberania nacionais.

    A transferência do controle acionário da Embraer para uma empresa de outro país levaria a essa nova companhia a ter o controle de decisões estratégicas como o programa de construção dos caças Gripen, fabricados pela empresa sueca Saab, o projeto de venda do avião cargueiro militar KC-390, a produção dos aviões super tucanos e a tecnologia relacionada ao satélite estacionário brasileiro.

    Nenhum país abre mão disso!

  3. Ai a coisa muda de figura

    Parceria é uma coisa
    Aquisição é outra

    Parceria é algo salutar

    Eu ja disse aqui… sou a favor de parceria com qualquer país que seja, desde que nos traga ganhos … seja americano, russo, chines, israelense, japones, venezuelano etc etc etc

    • Tens toda a razão , isto eu também penso , mas recordas quando a Rússia nos ofereceu parceria , aquele Ministro da Defesa que vivia vestido de General , dirigia uma concorrência de forma pessoal e até contra os nosso interesses e descartou a Rússia e sua Proposta de longe muito mais interessante , e até a Sueca também dizendo que demoraria muito o desenvolvimento da aeronave de sua proposta, etc , então veja o PAK FA já começa em produção e o Gripen acabou aceito e com mais demora que esperavam , todos são favoráveis a Parcerias ,porém que seja com o Tiozinho e seus Capachos , nossos prováveis inimigos !, Porque é sabido que quem nos pode Decepcionar sempre será o Amigo e não o que nós pensamos ser Inimigo , e o Tiozinho é o nosso Grande ** MUI AMIGO ** , por diversas vezes demonstrado , mas os colonizados gostam de serem enganados , não acreditam como Maridos Traídos e Cegos !!

  4. a Boeing so não levou a Embraer agora por que houve uma chiadeira dos militares especialmente o pessoal da FAB mas e so uma questão de Tempo para eles conseguirem abocanhar a Embraer e so os Stetes oferecerem algumas sucatas e especialmente o famoso Green Card e Voa-la tchau Embraer

  5. Joaquim , não acredites em grande parte de nossos militares ,cuidado , NO TE OLVIDES de 1889 , 1954 e os dois levantes do Período Kubistchek (principalmente liderado pela própria FAB) , e na saída de 1985 , deixaram uma série de mazelas que a 32 anos nos atrasam e freiam, como Inchaço do Congresso ,centenas de Estatais Cabides de Empregos , este Judiciário o PIOR ,mais CARO e CORROMPIDO do mundo , para não os Chatearem muito , entregaram o País a um Homem Fraco que deixou haver uma Constituinte , que Forjou esta Desgraça de Constituição de M, etc , etc !

1 Trackback / Pingback

  1. Boeing negocia parceria com Embraer | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.