Conselho de Segurança da ONU aprova sanções contra Coreia do Norte

Aprovadas por unanimidade, sanções são resposta ao recente teste com míssil balístico intercontinental realizado por Pyongyang. Medida atinge petróleo e norte-coreanos que trabalham no exterior.

Sanções são resposta a teste de míssil realizado em novembro

Por unanimidade, Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta sexta-feira (22/12) novas sanções à Coreia do Norte. A medida é uma resposta ao teste com um míssil balístico intercontinental realizado por Pyongyang no final de novembro.

Apresentada pelos Estados Unidos e apoiada pelos outros 14 países do Conselho de Segurança, a resolução endurece ainda mais as amplas sanções internacionais contra o regime de Kim Jong-un.

As novas sanções buscam, entre outras coisas, restringir boa parte do fornecimento de produtos derivados do petróleo a Pyongyang e a repatriação dos norte-coreanos que estão trabalhando no exterior e que geram receitas que beneficiam o governo do país.

De acordo com os EUA, a resolução, em combinação com sanções anteriores, reduzirá em 89% o acesso do regime a gasolina, diesel e outros derivados do petróleo. As medidas incluem ainda provisões segundo as quais o Conselho de Segurança se compromete a cortar ainda mais o fornecimento de petróleo ao país em caso de novos testes com mísseis balísticos intercontinentais.

A resolução determina também que todos os países expulsem num prazo máximo de dois anos trabalhadores norte-coreanos. Segundo Washington, quase 100 mil norte-coreanos trabalham fora do país, a grande maioria na China e na Rússia. Os impostos que a Pyongyang impõe a essas pessoas geram ao regime mais de 500 milhões de dólares por ano.

Contra programa armamentista

“Pyongyang escolheu o caminho do isolamento”, disse a embaixadora americana, Nikki Haley, imediatamente depois do voto. De acordo com a diplomata, a resolução mostra que a comunidade internacional continuará respondendo às “ações agressivas” de Kim com sanções sem precedentes.

O objetivo das sanções é dificultar as autoridades norte-coreanas a conseguir financiamento para seus programas armamentistas e forçá-las a negociar.

“As sanções apertarão e tornarão ainda mais difícil que o regime consiga financiar os seus programas nucleares e de mísseis. Ao mesmo tempo, vamos garantir que não estamos tornando a vida ainda mais difícil aos pobres cidadãos norte-coreanos”, afirmou o embaixador britânico, Matthew Rycroft.

Neste ano, a ONU endureceu em várias ocasiões as sanções contra a Coreia do Norte devido ao aumento dos testes nucleares e com mísseis por parte do regime. A resolução desta sexta-feira é uma resposta pelo teste realizado no fim de novembro. Segundo Pyongyang e numerosos especialistas, o projétil lançado seria capaz de alcançar todo o território continental dos Estados Unidos.

Em setembro, o país asiático anunciou que foi capaz de desenvolver e detonar uma bomba de hidrogênio compacta o suficiente para ser instalada num míssil balístico internacional, elevando ainda mais as tensões na região.

Fonte: DW

 

 

4 Comentários

  1. O Tiozinho do Norte tentará uma Ação de Falsa Bandeira , para acusar a Coreia do Norte de Agressora , fiquem Atentos , este TRUMPalhão acabará levando a Intervenção da China , aí eu quero ver a Cara do Tiozinho , colocará o Rabo entre as Pernas , pois somente Gosta de Moleza !

  2. Coreia do Norte fez uma reforminha parecida com a cubana em 2012. Pequenos negocios são liberados através de um impostinho. Não conseguem medir a economia do país e ficam conjecturando, falo dos grandes jornais. Fatos são os seguintes: 13% de aumento na construção de prédios publicos no ultimo ano e 8% no ano anterior, salto tecnologico no desenvolvimento de foguetes, eles fizeram um ICBM quem tem isso no mundo? 4/5 países, desenvolveram uma nova classe de submarinos de 1.500 toneladas 6 estao sendo fabricados simultaneamente… não tem uma crise de comida desde 2012… eles não parecem estar indo de mal a pior como dizem. É preciso dinheiro para bancar esses projetos e ao meu ver a Coréia do Norte esta crescendo.

    • Ademais de terem um excelente nivel enquanto a tecnologia de defesa cibernetica.
      Creio que somente uns 4 paises estão num nvl algo superior ao deles.

  3. Mais uma sanção, já perdi a conta de quantas foram e ainda assim a Coreia caminha. Essas sanções estão mais para Sansão, aquele que tinha a força na peruca e que terminou destruído junto com todos seus inimigos.
    Sds

Comentários não permitidos.