Defesa & Geopolítica

Nate Jaros-Piloto de teste Lockheed Martin afirma que o caça furtivo chinês J-20 possui estreita desvantagem mas que pode superar os 5G americanos

Posted by

Texto: E.M.Pinto

Informações Fighter Sweep


Ao se pronunciar num polêmico artigo redigido ao Fighter Swep, o atual piloto de teste Lockheed Martin afirmou que o caça furtivo chinês, J-20 poderá superar todos os atuais caças de 5ª geração do gênero, hoje em operação nos EUA. Além disso o J-20 constituirá uma ameaça real aos os grupos de ataques capitaneados por Porta Aviões.

Nate Jaros é um piloto de combate aposentado da USAF com mais de 2.000 horas de voos em aeronaves F-16 C / D / CM e T-38A / C e mais de 500 horas na aeronave da Aviação Geral. Atualmente é um piloto de tests e instrutor da Lockheed Martin Skunkworks.

No artigo em questão Jaros fornece uma revisão detalhada do J-20 e refuta as alegações de vários ” especialistas” de que o  J-20 não é um caça de quinta geração. Nate ressalta que o J -20 por si é um avanço, mas que a China terá muitas outras plataformas 5G e isto é bastante significativo.

No artigo ele recorda que o caça chinês resulta de Tera bytes de dados roubados do F-35, onde a China  reuniu os princípios básicos da tecnologia furtiva e aplicou-os aos seus projetos modernos de aeronaves. 

A aeronave de dois motores Saturn AL-31, produz cerca de 30 mil libras de impulso cada. Num futuro próximo haverá a possibilidade de se adotar motores mais potentes do modelo Xian WS-15 atualmente em desenvolvimento. Segundo já divulgado, estes novos motores desenvolveriam cerca de 44 mil libras de impulso cada. Em comparação, o F-22 tem aproximadamente 35,000 lbs de impulso por motor.

Prevê-se que o J-20 acomode em sua baia interior de quatro a seis mísseis BVR e possivelmente, dois mísseis WVR. Já o F-22 possui espaço para seis mísseis BVR, dois mísseis WVR e opções de ar-terra também. O Raptor possui adicionalmente um canhão enquanto o J -20, ainda não se sabe se ao certo o terá…

Os pesquisadores especulam que o J-20 terá desempenho e agilidade semelhantes ao Raptor, alguns acham que só será um caça / bombardeiro. Nate entretanto acredita que o J-20 será um caça polivalente mais especializado em ataque “noturno”, com a capacidade de penetrar rapidamente nas defesas inimigas, entregar armas e retirar-se com segurança.

Não será um caçador excessivamente capaz” diz ele.

“O caça será o melhor avião da China. Ele será capaz de se esgueirar e entregar alguns golpes incapacitantes para qualquer adversário nas proximidades”…”Armados com mísseis ar-ar capazes e pilotos treinados em táticas LO, ele poderá superar qualquer caça dos EUA na arena BVR ou fornecer ataques  de alta capacidade aos líderes chineses.

Fonte: Next Big Future

shared on wplocker.com