A China apresentou uma nova variante do helicópteros de ataque Harbin Z-19. A aeronave foi apresentada durante a Feira China Helicopter Expo. A nova versão do Z-19 é equipada com um radar de ondas milimétricas montado no topo do rotor principal em uma configuração semelhante a utilizada nos helicópteros Mil Mi-28N Havoc e AH–64D Apache Longbow.
O modelo pode realizar missões de reconhecimento armado e missões antitanque graças a sua variada gama de armas que são transportados em dois pontos de fixação sob cada asa. Seu projeto faz uso de parte da estrutura, sistemas e a propulsão do helicóptero Harbin Z-9 ( Z-9 (cópia licenciada do Eurocopa AS 365/AS565 Dauphin II/Panther ) e sua motorização fica a cargo de dois motores Zhuzhou WZ-8 ( cópia licenciada do Turbomeca Arriel ) de fabricação chinesa.
Com Informações de Defence Blog
O conteúdo deste artigo é de total responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do site.
É aí seria interessante pro EB? E teria como ocidentalizar os sistemas? E de chinês ficar só a estrutura? E tal empreitada Valéria a pena?
Ainda existe muito preconceito, mais se colocar o motor Turbomeca Ariel, e avionica nacional seria bem interessante.
Melhor comprar o Tiger original. Esse Tiger Paraguaio pode soltar peçitas.
O Tiger é uma porcaria! Periga o aparelho chinês ser melhor viu!?
A Austrália que diga sobre o Tiger hehe
A Austrália jogou por terra a credibilidade da Airbus Helicopters ao reclamar do pós-venda e ao revelar que o Tiger é um vetor que se mostrou problemático e caríssimo de operar.
……………esse helicóptero de combate pra Pindorama? e a verba pra comprar??……..
achei estanho, mas não tem canhão de 20 ou 30mm??
Configuração comum aos Eurocopter Tiger da Alemanha
BELÍSSIMA NAVE… parece que não solta pecinhas… rsrsrsss… falando sério… os chinas estão num nível de aceleração tecnológico sem precedentes… até parece o tio Sam quando o assunto é investimento bélico… parabéns a eles…
Depois de ver um MBT chines soltar “pecinha”..fico a imaginar o que pode soltar esse heli…rsrs
Falando a serio…Se a China não tivesse se acagado toda na Siria tinha demonstrado as reais capacidades e fiabilidade do seu armamento e quem sabe esse heli terias muitos clientes inclusive o Brasil.
bolivianos correu atrás do brasil fazer manutenção seu pateras chineses por que tava dando problema
Na Segunda Guerra os armamentos dos EUA e da URSS também eram menosprezados como de 2º qualidade diante dos Europeus.
Acredito que a China ira superar esse conceito, interessante é que o PIB por Paridade do Poder de Compra da China já superou o dos EUA e UE e em breve daqui a uns 8 anos no máximo ira superar o PIB nominal também.
O F 35 foi vendido para Israel e a China com quem a China já comprou os planos do J 10 por exemplo, alem de outros países que irão operar o F 35, fora que a China já tem uma copia física do F 35, o que quero dizer é que é só uma questão de tempo para a China ter um F 35 (copia) completo.
Já é o segundo maior produtor de navios militares do mundo.
Com os planos de tecnologia reversa em pleno vapor acredito que não vai demorar muito (como alguns analistas preveem ) para a China superar os EUA em PIB e colar na área militar também.
O PIB chinês em termos reais, ou seja em Paridade de Poder de Compra, superou o dos EUA em 2014.
Diga-se de passagem o critério Paridade de Poder de Compra é altamente discutível pois coloca a Índia e sua legião de miseráveis à frente de Japão e Alemanha.
Pois é, montamos localmente há anos o Pantera ( Dolphin) e os motores Ariel e nunca tivemos a autonomia de produzir um equipamento desses na tal Montabrás ( Helibras).
Ainda há pessoas que acham que essas aquisições de empresas nacionais, “transferência de tecnologias” com aquisições de equipamentos estrangeiros ( principalmente europeus e americanos) etc funciona ( só para o lado de quem vende né ?).
Sou da opinião de pegarmos esses equipamentos que temos disponíveis, abrir para engenharia reversa e P&D nas diversas faculdades e centros de P&D civis e militares e através destas pesquisas encomendar das start ups geradas equipamentos produtos e serviços.
Ao invés de ficar correndo aos pés dos senhores europeus e ou norte americanos, toda vez que precisamos de alguma coisa.
A Argentina tem um projeto de helicóptero de ataque denominado Cicaré, mas que se encontra em estágio muito embrionário, quem sabe não seria outra oportunidade para nós ?
Usando a fuselagem Argentina, cabeça de rotor e alguns componentes dos mesmos que deram excelentes resultados, incluímos nossas tecnologias, tais como
( turbina TAPP-5000, Blindagem MARIMBA, furtividade MARE, Aviônicos, Assentos blindados com cock pit de titânio, míssil ar-solo baseado no MSS 1.2, Foguetes Guiados etc..).
Mas aqui não há visão de nada, apenas de comprar sucatas super faturadas a preços exorbitantes e que gere muito lucro para ambas as partes .
Lamentável !!