Modernização da Aviação do Exército Brasileiro considera aquisição de modelos de aeronaves de ataque, manobra e asa fixa.

Segundo informações divulgadas , o Exército Brasileiro planeja aumentar a capacidade de sua aviação e para isso  esta considerando a aquisição algumas aeronaves de ataque e de manobra e, aeronaves de asa fixa e modernização de parte dos meios atuais

O programa para aquisição das aeronaves faz parte do  Programa Estratégico Aviação do Exército (Pg EE Avex). O Programa de Aviação do Exército abrange diversos pontos :

  • construção novas instalações  , construindo, ampliando, reformando e adequando as instalações de modo a concluir o Plano Diretor das Organizações Militares de Aviação.

  •  modernização de aeronaves, para  estender a vida útil da frota HA-1 Fennec e HA-1 Esquilo visando manter as capacidades de reconhecimento, instrução, emprego geral e integração de sistemas de armas como mira montada no capacete, metralhadora .50, mísseis guiados e foguetes, para as aeronaves AS550A2 “Fennec AvEx” permitindo a realização de missões de, reconhecimento armado, vigilância e aquisição de alvos,  aprimorando o atual “Sistema Olhos da Águia – SOA.

  • Instalação de um simulador de voo para o Fennec AvEx na Base de aviação do Exército de Taubaté.  Desenvolvimento de software e hardware de um “FullFlightSimulator” da aeronave AS365K2 “Super Pantera

  • Aquisição de 12 helicópteros de médio porte para a substituição as atuais aeronaves de manobra AS 532UE Cougar e UH-60L Black Hawk; que estão em fase de obsolescência. De acordo com informações os modelos avaliados até o momento são: Leonardo AW139M (Itália); Leonardo AW149 (Itália), Bell UH-1Y “Venon” – (USA); Leonardo AW101 Merlin (Inglaterra) e Mil Mi17 Hip (Rússia).

  • Aquisição de helicópteros de reconhecimento e ataque com dotação completa de sistemas de armas (metralhadoras, canhões, foguetes e mísseis) e optrônicos , simuladores, formação de tripulantes e manutenção. As aeronaves de ataque avaliadas até o presente momento são dos modelos: Leonardo T-129 “Mangusta Modernizado” (Itália); Leonardo A-129D “Mangusta” (Itália); Rostvertol MI-28NE (Rússia); Bell AH-1 “Viper” US Marines (USA)

  • aquisição de aeronaves de asa fixa com o objetivo de cumprir missões de Pronta Resposta Estratégica, Comando e Controle (ligação de comando) e Sustentação Logística, particularmente na faixa de fronteira, apoiando os Pelotões Especiais de Fronteira. Atualmente esta em avaliação os modelos M-28 polonês, Twin Otter canadense eu C-23B Sherpa

O O EB não divulgou o cronograma exato para a definição do projeto e suas aquisições porem acredita-se que seja efetivado o seu inicio a partir 2018.

Com Informações de IDS e  Jane’s

40 Comentários

  1. Asa fixa um lote de Sherpa seria uma boa (falam em 12 .. sera ? ) .. acho q vai ser o primeiro passo
    helicópteros de médio porte provável ir de UH-60”M”’ n teria o pq mudar .. ate pq tanto FAB quanto MB planejam a aquisição de mais meios desse tipo ..(tb seria interessante a aquisição de alguns UH-60 usados no mercado .ao meu ver quantidade tb e importante ) …. padronizar
    Heli de ataque fico com o AH-1 Z “Viper”…. e tb o KA-52 (uso dual junto aos CFN)
    e se der Viper n descarto um pequeno lote de UH-1Y “Venon” a parte (policia do RJ q o diga )
    O EB precisa compra helis pesados .. ao menos 8 .CH-47 Chinook

  2. Acho que o C-295 seria a melhor opção para o AvEx já que a FAB opera poderiam fazer uma parceria no treinamento e logística dividindo os custos de treinamento e no simulador.

  3. Bem,
    não custa sonhar ne!
    30 Boeing CH-47 Chinook
    30 Helicoptero Panther
    36 A-129 Mangusta
    30 Helis Back

    Bem, sonhar não paga pedágio.

  4. O mais interessante desses planos todos das FAAs é que não se vê plano de investimento em desenvolvimento e aquisição de sistemas de armas, EW, optrônicos nacionais , como os sistemas ( M.A.S 5.1 míssil baseado no MSS 1.2 e muito semelhante ao HellFire-1 mas com tecnologias melhores, M.S.A Míssil nacional semelhante ao Igla-s e que serviria para auto defesa dos hélis, olhar VDN X1, óculos de visão noturna nacional, um radar nacional para os hélis etc.).
    A grande diferença entre nossas FAAs e as Norte Americanas ( Tirando o fato das verbas maiores para a segunda), está nesse fato, quando as FAAs norte americanas resolvem adquirir alguma coisa ou encomendam as empresas locais ou investem em P&D, em parceria com empresas, universidades e seus centros de pesquisa.
    Se continuarmos assim, seremos eternos usuários e importadores de tecnologia em diversas áreas, e eternos exportadores de comodityes.

    • Concordo, e para os fã boy que dão preferencia para material do Tio Sam é bom lembrar que qualquer equipamento vendido por eles vem “chipado” e que as munições devem ficar armazenadas em solo Americano e não no Brasileiro, enfim… segue o velório.
      Obs: ainda não dou conta de ver a imagem do “esquilo” com a quelas bolhas atreladas com .50 e não cair na risada, quando dispara deve parecer um terremoto escala 9 na cabine, kkk, e muito amadorismo achar que isso serve pra algo na realidade dos fatos.

      • Mario , remember a Turquia , comprou F 16 novos e descobriu que todos estavam Chipados ,mas os colonizados continuarão com esta de americanos , Uma outra coisa e comprar mais Autopropulsados de 155 M 109 e não produzirmos suas munições , do outro lado do Atlântico a África do Sul, além de desenvolver e produzir Obuseiros e Canhões , produz suas munições , mas mesmo assim , do lado de cá nada .

      • Concordo. Porém se não me engano a Túrquia produz o F16 e conseguiu quebrar os códigos fontes das aeronaves para isto. Li e não recordo a fonte, favor pesquisar e se possível me confirmar. Abraços. sobre as munições de 155mm é uma lástima não produzirmos. Acredito que até o obus também não pode ou não desejam que seja produzido.

      • È o ARCO mas sem Flecha , mas tenho certeza que algum colonizado , aparecerá com uma bela desculpa para isso !

  5. Asas fixas, tem que se criar o comando conjunto de logística e transporte tático estratégico das FAAs, como acontece com FAAs estrangeiras, mais modernas e mais atualizadas com o T.O moderno.
    Nossas FAAs tem que perder esse eterno complexo “Bairrista” e buscar cada ver mais a integração e operação conjunta de meios e instalações.
    O mais triste disso tudo é que após anos de criação do MD, percebe-se que o mesmo não passa de cabide de empregos, sem funcionalidade pratica alguma.
    Pois não possui voz ativa para aquisição de meios conjuntos, integração logística , treinamento conjunto etc..
    Todas as obrigações de um verdadeiro MD!
    Ai ficam esse fantoches de terno denominados Ministros da Defesa, em rádios e televisões alardeando bravatas que não são realistas e planos mirabolantes, retirados da cabeça de algum produtor de tele novelas da plim plim kkkk.
    Transporte é obrigação da FAB, cabe a mesma nesse comando conjunto de transporte coordenar, e realizar o transporte do EB, CFN, MB.
    Com aquisições substâncias de KC-390 e encomenda a empresas de fabricação de aviões local um novo modelo de transporte tático para aquisições conjuntas para as 3 forças !

  6. O exército brasileiro, precisa tbm de helicópteros de transporte pesado como americano CH -47 Chinook, ou Russo MI 26.

  7. ………….não é questão de sonhar mas de falta de verba mesmo….ao que parece o EB já prefere o Sherpa ,um bom aviâo de transporte irlandês,…. poderia comprar para manobra o MI Mi 17 e para ataque o MI 28 NE um concorrente do Apache ao preço de dezesseis milhões de dólares contra o preço do Mangusta que custa 22 milhões de dólares…..o Putin ofereceu armamento ao Brasil .e Argentina….creio que os russos podem vender mais barato….eles tem um bom armamento ……………..

  8. AW101 Merlin e Mi –17 não são da mesma categoria do que EC725…não tem coerência nenhuma…escolham o M-28 e o mangusta..serão menos o onerosos para o EB…chinook dará muita despesa em manutenção e capacitação e outros fatores…para uma força que está implantando nova função para sua organização…

    “pra quem tá dirigindo pela primeira vez não se dá uma ferrari, dá um carro popular”

    só minha opinião..

    abraços

    • Bem a dez anos a FAB tinha dinheiro em Caixa para 3/5 Mi 26 russos novos , mas então vieram com a conversa de Chinooks de segunda mão , que somente teriam capacidade de carga da metade dos novos e 10% do Mi 26 , as FFAA brasileiras são as Rainhas da Sucata , isto em um país que tem quase o dobro do PIB russo !.

  9. – O Exército Brasileiro dá exemplo de planejamento e organização.
    A FAB procura acompanhar o EB.
    O que destoa é a MB, sem planejamento, sem objetivo, muda toda hora as prioridades – oi que gera uma insegurança a seus comandados, e incerteza no futuro do destino dos submarinos e navios.
    Os FN tentam blindar a corporação, para que não tenha o memo fim da MB.
    Até sou favor de no futuro, ela dispor de orçamento e autonomia administrativa própria, como acontece nos USA.

    • O problema da MB é que tem Almirantes demais e planejamento de menos. Uma guarda costeira independente da MB seria providencial também, desonerando a MB de patrulha e policiamento costeiro e a dedicando ao que qualquer marinha moderna deve focar.

      • Policiamento Costeiro , podendo ser usados Dirigíveis que têm uma Visão maior e um custo operacional mais barato, cobrindo áreas bem maiores , podendo chamar navios e aviões para as áreas necessárias rapidamente . E importante trazer para a MB toda a Aviação de Patrulha e Antisubmarina ,o Erro italiano da II Guerra , ainda não foi percebido por nossa Defesa ,e mais, nossos Navios Patrulhas são subarmados , parecem até de Polícia Marítima do que de Marinha !

  10. O programa desenvolvido pelo EB em adquirir sua própria aviação de asas rotativas e fixas são válidas. Há os pelotões de fronteira e ribeirinhas. Os helis serviriam para transporte de tropas e ataque também. não ficar apenas com um fornecedor ou dependendo da FAB para estas missões não está nos planos do Exército. A FAB precisa desenvolver seus meios de ataque , caças e também helicópteros. O KC390 será primeiramente incorporado à FAB para que futuramente seja pelas outras Forças. De Manaus para o interior o EB desenvolverá seus meios. A FAB continuará dando seu apoio. A MB deveria receber a vigilância marítima porém são tantos problemas que a MB quer dar continuidade ao Prosub e tentar resolver o Prosuper. Acredito que será resolvido. O problema é político, pois não existe vontade.

  11. Amigos,
    .
    O substituto do UH-60 e do ‘Cougar’ poderia muito bem ser uma sub-variante atualizada do S-70A, que é atual variante de exportação do ‘Blackhawk’.
    .
    Outros substituto provável: H175 ( oferecido pela Helibrás ), que também poderia vir a substituir o ‘Panther’ mais a frente. Aliás, creio que esse seria mais interessante ao EB, oferecendo um substituto digno e certamente a custo mais acessível que um S-70A.
    .
    Muito embora ainda acredite que a capacidade de sobrevivência do helicóptero deva ser o fator a ser considerado prioritariamente na escolha, não há como negar que o ‘Blackhawk’ custa mais… E helicóptero que cumpre missão é aquele que voa, no final das contas… Dessa lista para os médios, apostaria fichas no AW139M…
    .
    No mais, se pensarmos em um substituto para o ‘Esquilo’, poderia haver algo na forma do H120 ( também oferecido pela Helibrás ) ou similar, muito embora não veja uma necessidade especifica de substituir a plataforma em si…
    .
    Quanto a helicóptero de reconhecimento e ataque, podem considerar AH-1 dos estoques americanos, e olhe lá… É isso ou nada… E caso o ‘Viper’ seja escolhido, poderia haver uma interessante padronização com a escolha do ‘Venon’…

    • AH-1W Super Cobra ? .. abaixo disso melhor ir de MI-35 então .. tb existem AH-64D em estoque .. se for usadão acho q rola

    • Bom a França modernizou seus Cougar instalando os mesmos motores, painéis e avionica do Super Cougar, apenas por 1/3 do preço de um helicóptero novo, esse deve ser o nosso caminho, E vamos lembrar que os americanos disponibilizaram 30 Blackhawks H 60 usados com 3000 horas de vôo para o Brasil, O custo disso sairá por volta de 200 milhões de dólares, vale apena dar uma olhada.

      • Também, acho, que “upadate” seja o caminho dos atuais modelos de helicópteros pertencentes ao EB, inclusive os americanos UH-60L Black Hawk, que sai mais em conta.
        Afinal, quantas décadas operamos o UH-1, e nem por isso o descartamos. Só agora.
        Temos manter o que temos e agregar, mais, senão seremos sempre uma força minúscula.

    • No primeiro ano de desgoverno , Dona Dilma esteve na Turquia , lá assinou intenções de desenvolvermos um Heli de Ataque conjuntamente , no dia seguinte , nada mais se ouviu sobre o assunto ,sempre com o Brasil isto acontece , depois afirmam que nós temos o Soft Power ( tradução ) Papo Furado , Conversa Fiada , etc ,uma país que Nasceu para Liderar e foi Locomotiva , passa a reboque de terceira a partir de 1889 , é TRISTE !!

      • Lembro bem desse acontecimento,Brasil e Turquia adotaram Plano de Ação para Parceria Estratégica, que envolvia iniciativas nas áreas de energia, defesa, cooperação agrícola, ciência e tecnologia e promoção cultural, entre outras.

        o governo brasileiro partiu em busca de acordos estratégicos para a coprodução de jatos de guerra e aviões não tripulados.

        O Brasil e a Turquia tem boas relações comerciais,as principais exportações brasileiras para a Turquia são minérios de ferro, soja, trigo, algodão e café.

  12. de boa ! isso são planos que estão sendo divulgados a alguns anos e ate agora esta a passos de tartaruga .
    então é chover no molhado esperar sair alguma coisa agora com o governo falando em não pagar o funcionalismo publico

    foi aquilo que falei entrou esses entreguistas no poder e o que vamos ver são apenas intenções
    intenção existe mas precisaria de um governo forte para obter isso e com esse ai não vai acontecer nada

  13. Ja foram acordados via FMS , 22 Vipers ,16 Hanks , estao aguardando apenas alguns tramites legais e esperando apenas o aval da pasta economica e as tratativas sobre o Libanes , ateh fevereiro sai a noticia !

1 Trackback / Pingback

  1. Modernização da Aviação do Exército Brasileiro considera aquisição de modelos de aeronaves de ataque, manobra e asa fixa. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.