Segundo informações divulgadas , o Exército Brasileiro planeja aumentar a capacidade de sua aviação e para isso esta considerando a aquisição algumas aeronaves de ataque e de manobra e, aeronaves de asa fixa e modernização de parte dos meios atuais
O programa para aquisição das aeronaves faz parte do Programa Estratégico Aviação do Exército (Pg EE Avex). O Programa de Aviação do Exército abrange diversos pontos :
-
construção novas instalações , construindo, ampliando, reformando e adequando as instalações de modo a concluir o Plano Diretor das Organizações Militares de Aviação.
-
modernização de aeronaves, para estender a vida útil da frota HA-1 Fennec e HA-1 Esquilo visando manter as capacidades de reconhecimento, instrução, emprego geral e integração de sistemas de armas como mira montada no capacete, metralhadora .50, mísseis guiados e foguetes, para as aeronaves AS550A2 “Fennec AvEx” permitindo a realização de missões de, reconhecimento armado, vigilância e aquisição de alvos, aprimorando o atual “Sistema Olhos da Águia – SOA.
-
Instalação de um simulador de voo para o Fennec AvEx na Base de aviação do Exército de Taubaté. Desenvolvimento de software e hardware de um “FullFlightSimulator” da aeronave AS365K2 “Super Pantera
-
Aquisição de 12 helicópteros de médio porte para a substituição as atuais aeronaves de manobra AS 532UE Cougar e UH-60L Black Hawk; que estão em fase de obsolescência. De acordo com informações os modelos avaliados até o momento são: Leonardo AW139M (Itália); Leonardo AW149 (Itália), Bell UH-1Y “Venon” – (USA); Leonardo AW101 Merlin (Inglaterra) e Mil Mi–17 Hip (Rússia).
-
Aquisição de helicópteros de reconhecimento e ataque com dotação completa de sistemas de armas (metralhadoras, canhões, foguetes e mísseis) e optrônicos , simuladores, formação de tripulantes e manutenção. As aeronaves de ataque avaliadas até o presente momento são dos modelos: Leonardo T-129 “Mangusta Modernizado” (Itália); Leonardo A-129D “Mangusta” (Itália); Rostvertol MI-28NE (Rússia); Bell AH-1 “Viper” US Marines (USA)
-
A aquisição de aeronaves de asa fixa com o objetivo de cumprir missões de Pronta Resposta Estratégica, Comando e Controle (ligação de comando) e Sustentação Logística, particularmente na faixa de fronteira, apoiando os Pelotões Especiais de Fronteira. Atualmente esta em avaliação os modelos M-28 polonês, Twin Otter canadense eu C-23B Sherpa
O O EB não divulgou o cronograma exato para a definição do projeto e suas aquisições porem acredita-se que seja efetivado o seu inicio a partir 2018.
Com Informações de IDS e Jane’s
Pingback: Modernização da Aviação do Exército Brasileiro considera aquisição de modelos de aeronaves de ataque, manobra e asa fixa. | DFNS.net em Português