EUA treinarão policiais federais no Brasil para rastreamento de armas

Agentes da ATF, dos EUA, irão treinar oficiais brasileiros a reconhecer armas de fogo

Delegados e agentes da Polícia Federal brasileira serão treinados por forças de segurança dos Estados Unidos para identificar a origem de armas de fogo apreendidas em operações em todo o país.

Um acordo bilateral entre os dois países foi assinado pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, e oficiais do Escritório de Armas, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF, na sigla em inglês) do Departamento de Justiça dos EUA, na última terça-feira, em Washington (EUA).

O documento prevê que oficiais americanos venham ao Brasil para ensinar delegados e agentes da Polícia Federal a usar um sistema digital de rastreamento criado pelo governo americano em 2005. As primeiras negociações para este acordo aconteceram em 2010 – mas só nesta semana o martelo foi batido.

Segundo o ministro da Justiça, que ocupa o cargo há pouco mais de dois meses, o governo do presidente Michel Temer quer expandir o intercâmbio de tecnologia com as forças de segurança dos EUA.

“Agentes brasileiros já foram treinados na Flórida para controle de embarcação no mar, em aeroportos. Outros agentes brasileiros já tiveram treinamento no FBI, na CIA, e não é só drogas e armas, estamos treinando gente para reconhecer dinheiro falso ou pirataria de produtos de toda natureza, como medicamentos”, afirmou Torquato Jardim, em entrevista à BBC Brasil.

“É isso que eu quero expandir, esse é o objetivo principal da viagem, essa cooperação”.

Ministro da Justiça, Torquato Jardim, e chefe do Escritório de Armas, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA, Thomas E. Brandon, assinaram acordo bilateral

‘Risco’

Questionado se o compartilhamento de dados sigilosos com a CIA e o FBI poderia colocar em jogo a soberania nacional, o ministro da Justiça afirmou que “isso é risco”, mas que a relação trará “bom custo-benefício para o Brasil”, porque “a segurança nacional depende de colaboração internacional”.

“Não adianta você dar grito de segurança nacional em abstrato, se você não combate o narcotráfico dentro do seu próprio país”, afirmou. “É relação custo-benefício: outras coisas muito mais importantes serão conhecidas.”

Em 2013, a revelação de que aAgência Nacional de Segurança americana (NSA, na sigla em inglês) havia espionado a então presidente Dilma Rousseff, ministros do governo e executivos da Petrobras por meio de gravações telefônicas, causou um conflito diplomático entre Brasil e EUA e levou Dilma a cancelar uma viagem que faria para encontrar o então presidente americano, Barack Obama.

Ao ser lembrado do episódio, Jardim disse que “não precisa nem citar o americano que fez isso ou aquilo com tal ou qual personalidade brasileira, nós fazemos isso lá dentro, qualquer país vigia qualquer um”.

Para o ministro, os EUA são o país com maior “tradição de cooperação” nas Américas. “Isso vem desde a segunda Guerra Mundial. São quem tem a tecnologia mais aplicável ao nosso ambiente. O mercado americano é o mais próximo do nosso”, afirmou Jardim, que fica até a semana que vem nos Estados Unidos para reuniões com autoridades em Washington e Nova York.

Segundo o ministro da Justiça, o Brasil se tornou o segundo maior mercado do mundo para o tráfico de drogas e armas – só atrás dos Estados Unidos.

O Escritório de Armas, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos do governo americano confirmou a assinatura do acordo com o Brasil.

Contrapartida

Os treinamentos não terão custopara o governo brasileiro, segundo o ministério da Justiça, que discute agora com os americanos os detalhes técnicos da parceria, como datas e a quantidade de agentes americanos necessária para o treinamento.

Segundo o governo americano, o sistema, chamado e-trace, atua na identificação da origem de armas de fogo apreendidas em operações policiais, com o mapeamento do caminho feito pelas armas desde a compra original, passando por todos seus os registros até a apreensão, pela Polícia Federal.

Armas apreendidas em operação policial no Rio de Janeiro são destruídas

A ferramenta foi criada para auxiliar investigações criminais nos Estados Unidos e no exterior, seja pela identificação de donos das armas, de possíveis traficantes ou de rotas ilegais.

De acordo o departamento de Justiça dos EUA, o e-trace permite que oficiais tenham “uma plataforma de informação para desenvolver as melhores estratégias de investigação para reduzir a criminalidade e a violência relacionadas a armas de fogo”.

Em contrapartida, as informações obtidas em operações no Brasil alimentarão o banco de dados do governo americano, que já exportou a ferramenta para mais de 40 países, especialmente no Caribe, América Latina e Europa.

Agenda de visitas

A agenda do ministro da Justiça em Washington incluiu uma palestra sobre independência entre os poderes no Brasil, realizada na quarta-feira pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center.

Além do acordo, assinado com Thomas E. Brandon, chefe do Escritório de Armas, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos do departamento de Justiça americano, a viagem também inclui reuniões com o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, e uma visita à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, onde reunião discutirá a situação dos refugiados no Brasil.

O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, também está na capital americana participando de reuniões com os departamentos de Estado e de Justiça dos Estados Unidos.

Fonte: BBC Brasil

43 Comentários

  1. “a Direita Nacionalista morreu com Vargas. Agora, temos essa turma de Chicago Boys a controlarem novamente nosso povo e economia”

    L.F.

    • Rapaz … nem duvido que eles façam isso .. aliás não tem que me digo o do contrário; … para mim, foram arapongas da PF que fizeram grampo na presidente Dilma e depois entregaram para o tio Sam

  2. Pronto, os integrantes da PF por serem oriundos da Elite Branca – a unica capaz de pagar o ócio estudantil de 3 anos de decorebas necessarios para a aprovação nesse concurso – e por esse motivo, ja terem orgasmos culturais com os EUA, agora essa mesma instituição nem mais esconde seu entreguismo e subservientismo ao se entregar de corpo e alma ao monitoramento de uma potencia estrangeira. É a raposa tomando conta do galinheiro.

    • Você não deve ter nem lido a matéria, pois seu comentário não tem nada a ver com o assunto e você é racista, pois sempre vem com esse mimimi de elite branca, que oprimi e escravisa.

      • NA VERDADE relojoeiro nossa elite PENSA QUE É BRANCA

        mas na verdade são caboclos querendo ser ingleses

        mas agem como se fossem da kkk , ou nazifaci ,mal sabem eles que seriam exterminados junto com os outros brasileiros mais humildes

        de resto relojoeiro concordo com você

  3. Era bom treinar o Correio…

    Semana passada o Correio mandou para o EB avaliar uma encomenda minha, que o EB só liberou para envio esta semana.

  4. foi uma ação coordenada entre gente de setores chaves/estratégicos….do meio político, militar, midiático, judiciário, mpf, e pf….organizada e aparelhada pela inteligência dos eua….o Brasil foi vitima do que chamam de “Guerra Híbrida”… uma mistura de ‘revolução colorida’ com ‘guerra não-convencional’…Guerra híbrida pode ser interpretada essencialmente como uma militarização da teoria do caos……

    as nações emergentes foram alvos desta Guerra Híbrida encabeçada pelos eua…..os motivos por trás disso tudo tem a verem com a disputa pela hegemonia global e a ameaça que emergentes representam potencialmente para os eua …em especial a China PRC e a Rússia…pois disputam/tomam/ameaçam hoje áreas de influencia e mercados do ocidente..representando assim uma ameaça a hegemonia deles …

    é algo inconteste e irreversível…o mundo se encaminha para a multipolaridade…a hegemonia e o status quo dos eua estão perdendo gradualmente força…perdem gradualmente áreas de mercados, influencia e poder…

    os eua se movimentam para proteger e garantir suas áreas de influencia e mercados aonde podem..pois sabem que daqui a algumas décadas o mundo se tornara multipolar e o mercado mundial não mais centrado/baseado no dólar….o que esta por trás de todos os conflitos, distúrbios e golpes que ocorrem no mundo hoje é uma guerra velada dos eua contra emergentes…

    na Rússia por ex tudo foi jogado contra ela…desde sanções até a completa demonização… desde um ataque à sua moeda até a uma guerra nos preços do petróleo… incluindo até mesmo tentativas patéticas de iniciar uma revolução colorida nas ruas de Moscou…mas lá o povo é patriota não é como aqui que meia dúzia de vira latas corruptos/entreguistas e uma mídia ainda mais corrupta, venal e traidora conseguem desestabilizar politicamente um país gerando recessão como infelizmente fizeram aqui…

    e não foi à toa que São Paulo foi o epicentro desta Guerra híbrida contra o Brasil….São Paulo o mais rico estado brasileiro também abriga a capital econômica e financeira da América Latina.. trata-se do nó fundamental de uma interligada estrutura de poder nacional e internacional…em junho de 2013 Edward Snowden vazou as práticas notórias de espionagem da NSA pelo o mundo…..no Brasil a NSA estava toda sobre a Petrobras e de repente do nada um juiz regional com base em uma única fonte…um operador de câmbio no mercado negro…passou a ter acesso a um grande documento de despejo da Petrobras…é preciso entender que existe e sempre existiu uma interferência estadunidense no Brasil e atualmente na espionagem da Petrobrás, Governo e consequentemente na Operação Lava Jato….o Judiciário de uma hora para outra começou a atuar com uma série de informações rápidas e a polícia federal passou a atuar com mais insistência na conclusão dos inquéritos….isso quer dizer que melhorou muito esses organismos de uma hora para outra?!…após a eleição e os mais 12 anos de PT no Governo?!… claro que não…algo não condiz com a realidade brasileira….supostamente “alguém do além” está de olho no Brasil… passando informações e alimentando o Judiciário e a Polícia Federal utilizando os mesmos meios que usou para desestabilizar o Brasil…..

    Coletiva Paulo Pimenta e Wadih Damous sobre relação da PF e filme da Lava Jato :

    https://www.youtube.com/watch?v=NEXkO6S47qw

    • Meu Deus!! Quanta besteira condensada em um só comentário. São Paulo, teve sim, a infelicidade de batizar um certo Foro que prega a idiotização e a subserviência a certos “projetos” de governo. Usar Paulo Pimenta e Wadih Damous como referências já mostra total falta de inteligência.

      • Sou insignificante mas te incomodei. A esquerda sempre foi muito boa em apontar os erros, e quando finalmente chegou ao poder protagonizou O MAIOR ESCANDALO DE CORRUPÇÂO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. É com este portfólio que o PT e seus satélites se credenciam às próximas eleições. Não se esqueça que você, esquerdista de carteirinha, votou em Michel Temer e no PMDB nas ultimas eleições. Eu não. Preferi perder com Levy Fidélix.

      • País de desgraçados….para aceitar o que criaram vivem citando o PT….medíocres…garanto que não terão o que merecem pois devem viver à sombra de alguém…mas cuidado!…a lagoa está secando em todo lugar e pode ser que quem dê sombra perca os galhos também….

      • shuashuashua a Máquina Troll está em pane!!! Se aqui é um País de desgraçados, se manda para um de seus paraísos democráticos comunistas e seja feliz. Quem vive à sombra de partidecos corruptos de esquerda são vocês. Aceite, Máquina Troll, que o sr. Michel Temer é criação de vocês petistas, que tinham tanto interesse de ter a outra quadrilha chamada PMDB ao seu lado que lhe ofereceram não só a vice presidência da república como algumas das diretorias mais polpuda$$$$ da Petrobrás. Deu no que Deus.

    • todas as canalhices atribuídas aos governos petistas são agora descaradamente praticadas pelos quadrilheiros que estão no poder e criminosamente sem nenhuma vergonha na cara dizem que querem “salvar” o país!…Canalhas!…..

  5. Normal vão la pra serem recrutados como o tal Sergio Moro foi pra depois vim aqui para detonar a economia e soberania do pais e o famoso cavalo de troia o Brasil ta sendo implodido de dentro pra fora esses malditos lesa-pátrias deveriam ser enforçados em praça pública por auta traição a pátria uma pergunta cade as porcarias das Forças Armadas elas não deveria zelar pela soberania do Brasil porque Não fazem nada esses entreguistas fasados estão acabando com o nosso pais e ninguém faz nada parece que o destino do Brasil e si tornar um imenso porto Rico ou seja uma sub colônia dos EUA triste fim pra uma nação que um dia sonhou ser livre próspera e Forte no conceito das Nações

    • O pior não é isso .. essa turma de curváveis que deram o golpe … estão cobrando um preço altíssimo pelo o seu serviço sujo … veja só os números da conta, além de entregarem o pré-sal a preço de banana para os gringos e quererem vender terras para os gringos … os golpistas e sonegadores .. estão deixando os moradores do braZil de mãos na frente e outra à trás .
      .
      *********
      .
      VALE-TUDO: SALVAÇÃO DE TEMER CUSTARÁ R$ 300 BILHÕES AOS BRASILEIROS
      .
      “A salvação de Temer, acusado de corrupção, além dos prejuízos políticos para o país, tem um custo econômico altíssimo. Os R$ 11 bilhões em aumento de impostos anunciados essa semana já são reflexos do uso indevido e irresponsável da máquina pública que Temer faz para comprar votos na Câmara e tentar se salvar. A estimativa inicial que se faz, por baixo, é que o valor que está em jogo chega próximo aos R$ 300 bilhões. Isso mesmo, R$ 300 bilhões! E essa quantia pode ser ainda maior até o dia 2 de agosto, data da votação”, escreve o deputado Paulo Pimenta (PT-RS); “A democracia brasileira foi comprada pela turma de Temer sob o silêncio do sistema de Justiça do país. Será que eles irão calar novamente?”, questiona o parlamentar
      .
      *Brasil247
      .

      • BRASIL 247. Site altamente respeitável por suas “opiniões”. Nunca recebeu um tostão de dinheiro público. shuashuashua parece que a fonte secou

  6. O EUA não tem controle nenhum sobre o tráfico de armamentos dentro do próprio país e acha estar apto para treinar os outros? Piada né? Mais piada ainda é o Brasil procura-los para esse tipo de instrução…

    • Mais piada ainda é dar dinheiro a Cuba através do “mais médicos”. Mais piada ainda é financiar o porto de Mariel quando nossas rodovias não tem condições de escoar nossas exportações. Mais piada ainda é perdoar dívidas de “democráticos” governos africanos de esquerda. Seu conceito de piada é altamente discutível.

  7. Já algum tempo defendo que o Brasil deve ter no mínimo mais 2 agencias
    federais independentes para ajudar a equilibrar as investigações a nível federal.
    A PF tem mostrado muita eficiência ao longo do tempo, porém , fica-se refém de
    apenas um modelo de atuação e investigação. O Brasil é muito preso ao modelo americano em tudo. Outros países também poderiam aplicar treinamento em diferentes áreas. Isso inclusive aliviaria a PF para atuar em áreas mais específicas
    melhorando em muito seu desempenho.

  8. ………………..isso é uma vergonha….o Brasil jamais será um país sério caindo nestes “contos do vigário”………”instruções” com essa curriola só nos atrasam porque seu único propósito é nos eternizarem como seus lacaios . …o país não deve de ter essa de ser “muito preso ao modelo americano em tudo” ..isso é conversa pra boi dormir ….são eles que nos enviam armas, assim como enviam pra Bolívia,Perú e Paraguai e ainda vem com essa lorota, quando lá mesmo nos EU se vende fuzil a preço de banana a qualquer um livremente…nos próprios é quem temos de cuidar de nossa política de armas sem dar satisfação a qualquer país……assim tá danado…..que humilhação subserviente!!……..

  9. o governo dos estados unidos tem que treinar é os policias americanos , pois foi de MIAMI que vieram os fuzis que foram de container para o rio de janeiro

    vejam no mexico eles americanos yankes armaram os carteis mexicanos la desaparecem 20 , 30 pessoas de uma vez so , armaram os paramilitares e os carteis os dois são e mexem com narcóticos

    aqui os gringos vao armar o pcc e o comando vermelho que podem fingir que estão em guerra mas os bonde de droga vao de são Paulo por intermédio pcc para o rio de janeiro nas mãos do comando vermelho

    e todos sabem a situação das duas maiores capitais do brasil , o rio de janeiro esta so por deus e são Paulo os meliantes de outros estados apelidaram o paulistano de cobam ,ladroa de banco

    quem confia nos estados unidos e essa elite lixo que briga por passaportes para poderem fugirem como ratos depois da palhaçada que fizeram

    bringam por passaportes mas educação ,saúde ,bem estar social para eles é coisa de comunismo

    por isso eu acho que as coisas vao piorar e muito o estado já era os ingênuos queriam menos estado vao transformar o brasil em uma síria libia ucrania que hoje tem muito menos estado rsrs

    e ainda o temer aquele hipócrita falando que quer mediar a Venezuela , rsrs

    a Venezuela morreram 100 pessoas em 6 meses
    no BRASIL morreram 100 pessoas em menos de um mês APENAS NO ESPIRITO SANTO

    E vem aquele boneco de ventrilogo que vocês chamam de presidente falar que vai mediar a Venezuela e o Brasil a bola de neve so aumenta .

    • eo Brasil é o que ??? acorda!! somos um pais socialista desde FHC passando por luladrão e continuando com dilma e chegando no nefasto do temer,, vivemos no meio de mentira com relatorios de inflação furado. enquetes politica manipuladas(data folha), os cara roubando a doidado…
      por um ESTADO MINIMO.

      • voce leu eu ou o nascimento falar de esquerda ou direita nesse nosso dois textos
        não
        voce apenas resumiu o pais em ideologia de esquerda e direita

        mas não percebe que os politicos surfam entre essas ideologia

        não existe nessa nossa democracia esquerda nem direita
        o que existe uma republica de ratazanas
        o que sobrou seria escolher o menos pior

        mas por ideologia furada o brasileiro escolhe o pior e fala que o outro e comunista rsr

        o problema e confundir direita com entreguismo capacho de americano ,

        o politico entrega o brasil ai os coitados que pensam ser de direita aplaudem

        isso e entreguismo menos estado e outra mentira

        resumo um tipo de brasileiro quer acabar com bem estar social de outro brasileiro e acha que isso nao vai terminar em guerra

        o direito de um termina quando começa o do outro

        para favorecer os entreguistas de esquerda ou direita alias que fingem ser

        se retira direitos adquiridos
        para vender doar empresas brasileiras que foi paga com impostos de entes da sua familia na epoca passaram aperto pois o governo dizia que era pra melhorar a vida das novas gerações
        agora vem esse bando de ladrao entreguistas vender a preço de laranja para gringos e seus laranjitos

        e acham que o povao vai se iludir em esquerda e direita

        nao ele vai votar em quem faz o brasil crescer pois eles querem ver o estado brasileiro grande e nao um estado so para cobrar imposto ou ter sua casta igual juizes e promotores e politicos recebendo rios de dinheiro

        ai sim menos estado por que a lei do teto salarial nao esta funcionando
        pois quem era para cuidar da lei e o que mais se beneficia com ela .

        menos estado uma utopia que lançaram para ludibriar as pessoas

    • É a velha política de dividir para enfraquecer. Os yankes fazem, isso há séculos. Armam os criminosas fomentando brigas internas para enfraquecer o país. Enquanto a mídia comprada vende a ideologia da submissão a “elites” que não passa de joguete a serviço dos interesses deles.
      A direita brasileiras adota plenamente a “teoria do destino manifesto” dos USA e se conformam em serem meros cucarachas.

  10. NOSSA!! Quanta ignorância ,Vargas e Peron serem de direita,kkkk , aliás não é ignorância é esperteza de esquerdista , manipulando e desinformando ( infelizmente nossos professores de história esquerdistas ..pobre Brasil>>), se mortos pudessem escutar certamente estariam rolando no caixão, entre eles Ivete vargas (PTB) e leonel brizola (PDT). ambos partidos do projeto comuno-socialista-bolivariano. Abaixo o pós modernismo da pauliceia desvairada. chega de complexo de vira-lata o tal socialismo moreno cantado em verso e prosa por chico buarque( alias enriqueceu com a lei rouanet, inverso de robin hood, pois pegou dos pobres artistas para enriquecer ), PARA CRESCERMOS COMO NAÇÃO precisamos nos modernizar e isso passa por esquecer do socialismo pois já nos prejudicou demais

Comentários não permitidos.