Forças armadas da Rússia em 2035

No Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais americano foi realizada uma discussão sobre que tipo de armas está a Rússia criando e comprando e como serão suas forças armadas em 2035.

Os analistas ocidentais notaram que o aspecto futuro das forças armadas da Rússia vai depender muito do sucesso e da rapidez da transição da Rússia dos anteriores modelos soviéticos para novos, mas já é claro que a Rússia está modernizando seu exército ativamente e com sucesso e não confia apenas na dissuasão nuclear.

Atualmente, segundo os analistas ocidentais, a Rússia continua colhendo frutos dos desenvolvimentos soviéticos. Mesmo os mísseis Kalibr ou Iskander, que são sempre mencionados na imprensa ocidental, são ainda criaturas da URSS.

Mas até 2035 a Rússia já deverá estar equipada com desenvolvimentos modernos de nova geração.

Trata-se, em primeiro lugar, do sistema antiaéreo S-500, do míssil hipersônico Zircon (Zircônio), do complexo perspectivo de aviação de longo alcance e do novo motor para caças de quinta geração T-50.

O diretor-geral do consórcio das forças da defesa aeroespacial da Rússia Almaz-Antey, Yan Novikov, informava anteriormente que no tempo mais próximo o consórcio deve acabar as provas estatais de três mísseis autoguiados antiaéreos com ogivas ativas para equipar os sistemas S-350 Vityaz e sistemas antiaéreos navais e já estão sendo realizados testes do antimíssil guiado para o sistema S-500.

Em abril deste ano, se tornou conhecido que o míssil hipersônico Tsirkon, durante os testes, alcançou uma velocidade que ultrapassa oito vezes a velocidade do som. Com estes mísseis serão provavelmente equipados os submarinos mais modernos da classe Husky e o cruzador nuclear pesado Pyotr Velikiy.

O vice-premiê da Rússia Dmitry Rogozin declarou no dia 20 de maio que a Rússia já começou a desenvolver o complexo perspectivo de aviação de longo alcance e os primeiros voos estão planejados para os anos 2025-2026.

Falando sobre o motor, no outono do ano passado, o diretor-geral da Corporação da Construção de Motores (ODK em russo) Aleksandr Artyukhov assegurou: “Os testes do motor para o complexo de aviação tática começarão no quarto trimestre do ano de 2017.

Com o novo motor, o complexo de aviação pode se tornar uma força séria e moderna. “O relatório analítico que consultei demonstra um sistema bem sofisticado, o que permitirá ao caça russo pelo menos igualar ou, segundo a opinião de alguns especialistas, ultrapassar os caças americanos de quinta geração”, comunicou ao portal National Interest o ex-chefe do serviço de reconhecimento da força aérea dos EUA tenente-general David Deptula.

Não apenas a dissuasão nuclear

Em geral, a Rússia, de acordo com a opinião de especialistas ocidentais, está se afastando da ideia da aplicação de força massiva, e até 2035 está planejando confiar em ataques da alta precisão de longo alcance, mas mantendo a capacidade de bombardeamentos de área. O exemplo da Síria mostrou que as armas de alta precisão ainda não são o cavalo de batalha da Rússia, mas os russos estão aprendendo e introduzem este tipo de arma na sua doutrina.

Atualmente a Rússia possui forças armadas convencionais condignas e agora o país já não está dependente das armas nucleares como único fator de contenção.

Imagem: Colagem Andrey Sedykh

Edição: Plano Brasil

Fonte: Sputnik New

 

3 Comentários

  1. Vamos ver como os russos irão tentar se aproximar dos EUA com sua industria se adaptando ao novo cenário mundial.

    Ao meu ver com novos caças, bombardeiros, taques, submarinos etc eles já estão se aproximando resta saber em quanto tempo eles vão conseguir construir todos estes itens.

    Nos caças de 4º geração, submarinos, corvetas, misseis balísticos e artilharia anti aéria a produção parece acelerada resta saber se eles vão conseguir manter e produzir esses novos sistemas; mas isso só o futuro nos dirá.

  2. Triglodipatas dirão: “isso é lobby dos militares para conseguir mais verbas do governo e contribuinte”

1 Trackback / Pingback

  1. Forças armadas da Rússia em 2035 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.