São Bernardo aguarda há quatro anos decisão da SAAB sobre fábrica de caças na cidade

Nesta semana, a Prefeitura de São Bernardo retomou o diálogo com representantes do grupo sueco Saab a respeito do projeto voltado à produção de componentes para 36 aviões militares Gripen em território são-bernardense. O diretor da empresa, Bengt Janér, esteve no gabinete do prefeito Orlando Morando, nesta terça-feira (11/07).

De acordo com nota encaminhada pela administração municipal, nesta quarta (12), a expectativa é que a definição do local para instalação da planta aconteça entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2018. Atualmente, uma equipe da Saab prospecta áreas com potencial para abrigar a unidade.

Ainda em 2013, o então prefeito Luiz Marinho afirmou, à época, em entrevista ao site Valor Econômico, que a operação da fábrica da Saab na cidade começaria em 2015. Ao longo de 2014, executivos da empresa ratificaram a notícia e confirmaram o investimento inicial de 150 milhões de dólares em uma fábrica são-bernardense.

No início de 2015, o portal G1 noticiou que o Ministério Público Federal chegou a abrir um procedimento preparatório para investigar possíveis irregularidades na compra dos caças. Em novembro de 2016, em resposta a um e-mail encaminhado pelo SãoBernardo.INFO, a assessoria de imprensa da Saab colocou o município apenas entre um dos possíveis locais que abrigaria a fábrica.

 Fonte: SãoBernardo.INFO

20 Comentários

  1. Pelo jeito, em algum lugar do caminho São Bernardense, faltou arame, bufunfa, pila, temers, plata para uns regalitos.
    Pero todavía está en tiempo.
    Esta es la querida América Latina.

    Brincadeirinha, rsrsrs!!

  2. Eu se fosse a Saab ficaria longe desse Luis Marinho e São Bernardo, porque pode cair nas teias da lava-jato. Se acerte com a Embraer e as empresas ligadas aos Brigadeiros da Aeronautica e pronto.

  3. Gripen é com Saab e Embraer , além disso e idiotice deste Marinho , quer aparecer para depois dizer que tentou , mas o enrolaram ,etc ,

  4. Qual empresa vai investir numa unidade industrial para produzir 30 unidades de algum produto e depois fechar?

  5. O Melhor Local ainda e Embraer de Gaviao Peixoto – Sp.

    A Menos de 03;00 horas de Voo da Cidade de Natal-RN
    em Velocidade Subsonica.

    A Menos de 01.50 horas de Voo da Cidade de Canoas
    em Velocidade Subsonica.

    A Menos de 01;20 horas de Voo da Cidade de Anapolis-GO
    em Velocidade Subsonica.

    Construir novas Instalacoes para os futuros Gripen-Ng-Br.

    Eu penso desta forma.

    • Estou quase acreditando. Tudo vai se mostrando. minha desconfiança é ainda maior com este projeto que demora a se concretizar falaram em mais de 72 aviões e se chegarmos a trinta e seis em 2025 será muito….até lá à aeronave estará obsoleta. tudo pose acontecer, infelizmente. Não culpemos só os estadunidenses, pois estavam no FX2 e foram excluídos para se dar condições a um projeto que não está ‘voando’. Aeronaves russas foram oferecidas e nós perdemos sempre a oportunidade. Rafales caríssimos, F18, (não sem autorização do congresso americano)) “russos”, nem pensar (não entendo o porquê) sobrou Gripen, por ser mais ‘econômico” dentro da realidade da FAB( avelha lenga lenga). O próprio Ozires Silva em entrevista declarou que a Embraer tinha condições de fabricar um caça supersônico à época. E agora? Grande abraço.

      • Observou: “voando”. Devo ter errado na digitação colocando apóstrofo ao invés de aspas. mesmo assim coloquei no sentido de grifar se é que entende. A ideia foi justamente esta. Se você quisesse que escrevesse submergir também dá para se entender o sentido dúbio da ideia proposta. Abraços.

  6. Errata: mesmo assim…Sei também que o protótipo do Gripen esta voando Sr.igortepe, só não sei se haverá continuidade do projeto tornar-se realidade para termos os trinta e seis caças prometidos. Abraços.

  7. Como o Min. Mangabeira Uger disse na época perdemos a oportunidade de fabricar caças russos pior ainda é saber que os russos nos convidaram para fabricar o SU-35 é ainda ganharíamos o passaporte para a produção do novo caça Pak-Fa, mais por decisão política é para não contrariar os gringos, deixamos 3 vetores a disposição da Fab,o Rafale, Super-Hornet é o Gripen, onde se os caças Typhoon é SU-35 saíram injustamente, no inicio do governo Luladrão não se pensou no país é sim nos bolsos.

    • Fabricar consencionado com direito a agregações o SU35BM/S e termos a engenharia do SU27SM totalmente.
      No final de tudo irão virar o tabuleiro e adquirirem SH ou quem sabe ate o F35 unico mono que presta,segundo entendimento e afirmações de Yankes.
      O Brasil jamais dara um passo adiante enquanto a capachada subserviente persistir em atrofiar.

1 Trackback / Pingback

  1. São Bernardo aguarda há quatro anos decisão da SAAB sobre fábrica de caças na cidade | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.