A IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, participa do SITDEF (6º International Defense Technology Exhibition & Prevention of Disasters), que acontece de 18 a 21 de maio, em Lima (Peru). Visando expandir a presença na América Latina, a empresa levará as soluções exclusivas de contramedida eletrônica e apresentará a tecnologia empregada no desenvolvimento do primeiro Radar OTH brasileiro. A IACIT estará presente no estande da Israel Aerospace Industries (IAI) – Pavilhão Inka, estande 188.
Com tecnologia 100% nacional, a IACIT é a única empresa brasileira que oferece uma família completa de sistemas de contramedida eletrônica composta pelas soluções DRONEBlocker, COMBlocker e RCIEDBlocker, nas configurações fixa ou móvel.
A solução DRONEBlocker protege contra a ameaça de drones não autorizados e foi utilizada com enorme sucesso pelo Exército Brasileiro durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Totalmente integrada com sensores para detecção, identificação e rastreio através de sensores acústicos, sensores de RF, radares e câmeras capazes de detectar e identificar as ameaças, a solução conta com sistema de Comando, Controle e Inteligência (C2I), que permite a centralização da operação, configuração e gerenciamento de todo o sistema remotamente.
O RCIEDBlocker é um sistema de contramedida eletrônica contra explosivos acionados remotamente por dispositivos eletrônicos (RCIED) e sistemas de comunicação, como rádios, celulares, bluetooth, wireless e controles remotos. O sistema pode ser utilizado em plataformas fixas ou móveis, como viaturas (pick-up/blindados), maletas e mochilas, conforme a versão de configuração de canais e de potências do sistema e tem como objetivo a proteção de comboios e/ou de tropas com capacidade de bloquear ou interferir nas comunicações de RCIED.
Já o COMBlocker promove o bloqueio de comunicações celular e rádio com bastante eficiência, tanto na versão indoor, como salas seguras, quanto outdoor. Com o COMBlocker é possível bloquear uma área sem interferir na vizinhança, utilizando-se de antenas específicas para cada cenário, bem como ajuste de potência e frequências.
SISTEMA DE RADAR ALÉM DO HORIZONTE
A IACIT também apresentará no evento no Peru a tecnologia e os primeiros resultados do Radar Além do Horizonte ou “Over The Horizon” (OTH), em operação no Rio Grande do Sul desde o final de 2016. O sistema único no país, e um dos poucos existentes em todo o mundo, foi desenvolvido em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI) e apoio da Marinha do Brasil, que cedeu a área na costa sul do país.
A tecnologia nacional adota o conceito de “surface wave” (onda de superfície) para a detecção de alvos, tornando-o um sistema exclusivo e diferenciado. O conceito “surface-wave” garante rastreabilidade de uma área maior, já que os sensores fazem uma “varredura” seguindo a curvatura da Terra, sendo mais eficiente que os radares convencionais que têm o alcance limitado pela linha de visada direta. Operando na faixa de HF, o Radar é capaz de monitoração além do horizonte de centenas de quilômetros no ambiente marítimo. O radar emprega tecnologia “phased array” e um sistema específico de técnicas de eliminação de interferências o qual proporciona uma confiável e persistente cobertura de ampla área marítima em todo o tempo, independente das condições meteorológicas ou condição do mar (sea state).
Fonte: IACIT
Olha que interessante conceito de defesa costeira para nosso país e países vizinhos.
O OTH0100 da IACIT, somado aos mísseis Marlin ( MANSUP-01), e MT-300 versão de ataque a navios.
Esse mesmo conceito pode ser empregado no programa de defesa costeira da Colômbia.
Poderíamos oferecer nossas soluções a esse programa colombiano, em contra partida eles nos ofereceriam sistemas, armas e tecnologias que ainda não dominamos; tais como Pay Load,s de drones, Armas de tubo de grosso calibre, tecnologias na construção de navios etc..
Basta força de vontade para concretizar tal parceria.
Só resta saber se a IACIt ainda é brasileira ou foi vendida a empresa Israelense!
Soma-se a esses equipamentos a versão de patrulha marítima do vant nacional Falcão da Avibrás, em sua versão de busca e futura versão Vant-C armado com mísseis Ar/Superfície MAS 5.1 ( Versão aero lançada do Mss 1.2, mas com inúmeras melhorias, levando a novo míssil semelhante ao Hellfire-1).
Sonhar e planejar não é proibido, pena que tudo descrito por mim existe como protótipo ou unidade de lote piloto, mas por incompetência do Des-governo federal, FAA,s e MD está virando tudo pó ou indo parar na mão das multi estrangeiras !