O Irã está interessado em comprar Ekranoplanos russos Orion-20, um tipo especial de aeronaves que são capazes de se mover em terra, água e gelo, através do efeito solo, ou seja, voando a uma altitude de poucos metros .
Assemelham-se a um “navio” e a um “avião”. São capaz de acelerar a uma velocidade de 180 km / h e transportar uma tonelada de carga e 12 passageiros. Os Ekranoplanos combinam as vantagens de um barco e as vantagens de uma aeronave.
Os iranianos também expressam desejo de produzir essas máquinas.
Fotos: © Sputnik / Sergey Mamontov
Edição: Plano Brasil
Fonte: Sputnik News
………….o mais famoso desses ekranoplanos foi o Lun Ekranoplan apelidado de “monstro do mar Cáspio” …..ele entrou em serviço em 1987 antes da queda da URSS em 1991…..o “efeito solo” é o que permite a esse veículo utilizar menor arrasto dando maior eficiência no impulso pra frente planando sobre a superfície como um hovercraft embora em comparação atinja maiores altitudes……os iranianos já possuem em suas FFAAs pequenos ekranoplanos com motor acima cabina dos pilotos batizados de Bavar 2 ……sua estratégia é planar sobre o mar sem serem detectados para atingir navios inimigos……existem tbm exemplares semelhantes fabricados em outros países à venda….uma boa pros grandes rios da Amazonia…………….
Depende das condições do tempo e de superfície lisa. Tem seus pontos fracos.
Falando em amazônia, e seus grandes rios, veja isto:
https://www.youtube.com/watch?v=q7aVnW9B0wY
an.
Para o Amazonas, o ideal ainda é o helitransporte. O conceito de tiltrotor seria o mais indicado, permitindo operações verticais e a voar na velocidade dos turbo propulsados…
O conceito de ekranoplano é interessantíssimo para os iranianos, atuando nas águas fechadas do Golfo Pérsico, mas não é o mais adequado a países com zonas de mar tão grandes, como é o caso do Brasil.