Ataques contra a Síria arrefecem com acordo russo fazendo efeito

A luta entre rebeldes sírios e forças do governo diminuiu neste sábado, quando um esforço liderado pela Rússia para fortalecer um cessar-fogo entrou em vigor, embora as batalhas continuassem em uma linha de frente importante perto de Hama, disse um comandante rebelde e monitor de guerra.

O acordo para criar zonas de “desescalada” nas principais áreas de conflito no oeste da Síria teve efeito à meia-noite. A iniciativa foi proposta pela Rússia, o aliado mais poderoso do presidente Bashar al-Assad, com o apoio da Turquia, que apoia a oposição. O Irã, outro grande aliado de Assad, também o apoiou.

Grupos políticos e armados de oposição rejeitaram a proposta, dizendo que a Rússia não quis ou não conseguiu que Assad e seus aliados da milícia apoiados pelo Irã respeitassem o cessar-fogo passado. O governo sírio disse que apoiou a proposta, mas que continuará a lutar contra o que chamou de grupos terroristas em todo o país.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que houve uma redução nos combates na Síria desde que o acordo entrou em vigor, mas advertiu que era muito cedo para dizer se isso duraria.

“A redução da violência deve ser clara e duradoura”, disse o diretor do Observatório, Rami Abdulrahman, à Reuters.

O comandante rebelde disse que o nível geral de violência foi reduzido, mas acrescentou: “tentativas do regime (para avançar) no campo Hama continuam.”

Lisa Barrington

Foto: Reuters

Fonte: Reuters

 

3 Comentários

  1. Os russos aos poucos estão fazendo aquilo que os americanos não foram capazes …quebrar o espinhaço do Estado Islâmico .. ( como se os americanos lutasse contra tais terroristas ) …e de quebra, está mantendo o seu fantoche( Assad ) no poder e as suas pretensões geopolítica também _ FATO
    .
    .
    Aliás .. analisando por esse angulo … os russos se quisessem ..bem que poderiam fazer outra coisa que os americanos não consegue fazer a anos .. colocar os pingos nos Is na questão da Palestina … eu não tenho nenhuma dúvida ! … que os russos tem condições de convencer o Jacozinho a dançar como um cossaco .. isso eu não tenho dúvida alguma! …como diria o imperador romano Tito .. a porta da rua é a serventia da casa .. RUA ! … rsrsr … pois é… escreveu e não leu,o pau comeu .

  2. Pois é, finalmente a Guerra da Síria está chegando ao fim. Engraçado como pessoas como o S-88 não comentam isso, não é mesmo?

    A Rússia foi, viu e venceu!!!

    Parabéns à Rússia; claro que o Mundo inteiro nunca será grato a ela, mas o mais importante, o povo sírio, esse jamais se esquecerá. Esse não pode ser manipulado pela mídia e esse povo ganhou experiência, assim como o Irã.

  3. Professor e Lucena, não acredito na vitória que vocês estão dizendo. Para que a luta termine mesmo o governo atual terá que ceder mais nas negociações com os rebeldes e os jihadistas terão que largar as armas. Tudo muito difícil.

    Apesar da iniciativa ser boa como os outros cessar-fogos, temos que lembrar que a guerra sempre volta em várias frentes.

    Além do mais, há apenas dois interessados no fim da luta: Russia e Síria, todos os outros parecem não ter este desejo neste momento. Nominalmente: EUA, Israel, Turquia, Arábia, Jordania, rebeldes, jihadistas, ISIS e até mesmo o Irã.

    Notícia de última hora: uma grande concentração de veículos blindados jordanianos e americanos estariam na fronteira Sudoeste da Síria. Objetivo: Deir-er-zur?

Comentários não permitidos.