Defesa & Geopolítica

Pá de cal? :Secretário de Defesa americano ordena uma revisão do programa do F-35 e avaliação comparativa ao F-18E/F

Posted by

E.M.Pinto

 

O secretário de defesa dos Estados Unidos James Mattis, ordenou uma completa revisão do programa do caça de quinta Geração F-35.

A medida segundo nota do Departamento de Defesa visa reavaliar completamente o programa de modo a reduzir custos.

Em paralelo o secretário ordenou um estudo comparativo para avaliar as capacidades operacionais dos caças F-18 EF em relação às do F 35, além disso, sugeriu um estudo para dimensionar as possibilidades de melhorias no programa F-18 Super Hornet e avaliá-lo como alternativa competitiva em capacidades e custos.

A notícia caiu como uma bomba no Pentágono, pois claramente sinaliza um posicionamento duro da administração Trump em relação ao programa que vem sofrendo críticas ao longo da gestão de três outros presidentes.

Trump tem marcado os primeiros dias do seu mandato com decisões indigestas e a reavaliação do programa parece não ter escapado à regra.

Os analistas veem assim que este é um duro golpe no programa alvo de críticas inclusive internas, o F-35 surgiu como a promessa da garantia da manutenção da superioridade aérea dos Estados Unidos porém tem se tornado uma dor de cabeça para as autoridades americanas.

O caça oriundo do programa JSF de 1993, sofreu ao longo das décadas diversas alterações de modo a provê-lo das capacidades de combate superiores aos adversários atuais e futuros, entretanto, o programa multibilionário teve seus custos elevados demasiadamente por problemas surgiram, especialmente na versão Bravo, STOVL destinada aos Marines.

estudo comparativo entre o F-35C e o F-18E/F

7 Comments

shared on wplocker.com