Presidente das Filipinas esclarece “separação” dos EUA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse nesta sexta-feira que não estava cortando laços com os Estados Unidos, aliado de longa do seu país, mas meramente buscando uma política externa mais independente ao fortalecer as relações com a China.

Um dia depois de provocar um novo alarme diplomático ao anunciar o que chamou de sua “separação” de Washington, Duterte adotou um tom mais conciliador ao chegar de volta às Filipinas depois de uma visita de quatro dias à China.

“Não é corte de laços. Quando você diz corte de laços, você corta relações diplomáticas. Eu não posso fazer isso”, afirmou o líder filipino à imprensa numa entrevista à meia-noite na sua cidade de origem, Davao, no sul do país.

“É do melhor interesse dos meus compatriotas manter essa relação.”

Na quinta-feira, Duterte havia dito a empresários chineses e filipinos durante um fórum em Pequim que os EUA tinham “perdido agora”, quando ele busca o que chama de uma nova aliança comercial com a China.

“Eu anuncio a minha separação dos EUA”, afirmara ele, aplaudido, acrescentando que também buscaria relações mais próximas com a Rússia.

Comentando nesta sexta a sua fala, ele declarou que o que quis dizer foi que a política externa de Manila não precisava sempre “se encaixar” com Washington.

“Por separação, o que eu estava realmente dizendo era separação de política externa”, afirmou. “No passado, e até o momento em que eu me tornei presidente, nós sempre seguimos o que os EUA davam como deixa.”

Neil Jerome Morales

Foto: Rodrigo Duterte em coletiva com repórteres após sua chegada da China, no Aeroporto Internacional de Davao na cidade de Davao – Filipinas 22 de Outubro de 2016. REUTERS / Magra Daval Jr.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

http://www.planobrazil.com/presidente-filipino-anuncia-em-pequim-separacao-dos-eua/

7 Comentários

  1. Bom dia Senhores!

    O filipino caiu na real…seu discurso ou foi mal interpretado ou ele reavaliou a situação e viu a necessidade de fazer o jogo duplo. Porém isto não vai durar muito tempo, pois os dois protagonistas da equação (China e EUA) jogam de lados opostos e o EUA já está mostrando a China que não está nem aí para as reivindicações chineses na disputa de mar territorial no sul da China. Vale recordar que o USS Decatur “invadiu” as aguas de dito mar e Pequim a classificou como provocativa…

    CM

    • “O USS Decatur invadiu” aguas de dito mar territorial no sul da China?? Rsrsrs. Onde o sr foi buscar essa informaçāo? Pode compartilhar aqui?
      Meu caroo USS Decatur ” perambulou” mt perto a linha dessas aguas de dito mar territorial no Sul da China..numca se quer ter entrado por um minuto.
      Perto significa: a pouca distancia.. proximo..nas vizinhanças.
      Dentro significa: no interior.. adentro. Estar num lugar especifico. Certo?

  2. (…)O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse nesta sexta-feira que não estava cortando laços com os Estados Unidos, aliado de longa do seu país, mas meramente buscando uma política externa mais independente ao fortalecer as relações com a China. (…)
    .
    .
    Cuidado para não ser chamado do bolivariano e ter que ouvir panelaço … será que o Ministério Publico e a polícia federal deles não seguem a cartilha de Washington como os dois cogêneres do brazil ( dois antros da CIA ) fazem ? .. más por vias das dúvidas.. seria muito bom que o Duterte coloque suas barbas de molho … vai que o mal no brazil contaminou as Filipinas também .. vejo golpes nas Filipinas . já ouço sons metálicos .. >:)

    • Caro Lucena. Creio que se o sr Presidente das Filipinas continuar a ” desobedecer” os EUA ..logo logo a temperatura muda para Primavera arabe cheia de Democracia e Liberdade nas Filipinas.

  3. O tal está mais para maluco com certeza, do que maluco beleza. Irrefletido,passional,despreparado não tem as minimas condições para o cargo. Nem sequer para ser vereador ele serve.Em pouco tempo ele consegui a façanha e superou o Chávez.

  4. Shit we’re gonna move our team of specialist in colour revolution from Brazil and send them to the Philippines. It cost money and we are a bit skint at moment, but that son of a bitch, Duarte, must go! Assim deve estar pensando o Governo yanque.Isto me faz pensar que dias atras, o Blue Eyes reincarnado, Garey, elogiou aqui no Plano Brasil, o presidente filipino,por este estar matando traficantes indiscriminadamente nas Filipinas. Isto e coisa que nao se faz, porque entre os traficantes existe uma boa parcela, a maioria que trabalham para a CIA de George Bush,o velho.Duarte desobedeceu Washington e por isso ele deve ser reduzido as condicoes de ex presidente, senao for as condicoes de finado. Estou esperando Garey fazer uma auto critica, dizendo que ele estava errado,e que ele agora descobriu que o presidente duarte e um son of a bitch dictator that must go..

Comentários não permitidos.